TECNOLOBIBLIA


 

TECNOLOBIBLIA



Entrada;

O avanço da tecnologia vem acelerando a cada dia que passa, tudo nesse mundo passo a passo vem modificando o mundo que conhecemos, isso também se chama “Evolução”, eu Antonio tenho 71 anos, nasci no ano de 1950 e posso afirmar que presenciei muitas mudanças, o rádio, a televisão, o telefone, o computador, a medicina a religião, e muitas outras.


Porque Tecnolobíblia? A bíblia não ficou isenta da evolução natural, não estou afirmando que seus escritos são ultrapassados e muito menos precisa de atualização! Está havendo uma oposição forte contra a bíblia virtual.


Significado de Virtual

adj.
1. Diz-se daquilo que é possível realizar; que poderá vir a acontecer; que é praticável ou exequível;
2. Diz-se do que não é real ou concreto, mas existe em potência; potencial ou latente;
3. (Informática) Que é realizado, imitado ou simulado através de programas informáticos ou meios tecnológicos; cibernético;
4. Diz-se daquilo que é semelhante a outra coisa; parecido ou analógico;
5. (Física) Referente às imagens refletidas ou obtidas por refração, que são compostas pelos seus prolongamentos e não pelos raios refletidos ou refratados, não podendo, por esse motivo, ter uma projeção direta.
(Etm. do latim: virtuāle)

 

Vamos aqui fazer um raciocínio.

Não desista! Leia o texto que segue:

 

 


A EVOLUÇÃO DA BÍBLIA

 

Os autores da Bíblia empregaram os mesmos materiais para a escrita, que estavam em uso no mundo antigo.

O papiro foi usado na antiga Gebal (Biblos) e no Egito, por volta de 2100 a.C. Eram folhas de uma planta, cuja popa era cortada em tiras que eram colocadas superpostas umas às outras de forma cruzada, coladas, prensadas e depois polidas. Eram escritas de um lado apenas. A cor era amarelada. Foi o material que o apóstolo João usou para escrever o Apocalipse (Ap 5:1) e suas cartas (2 Jo 12).
A antiga Gebal é atualmente a cidade de Jubayl (nome árabe) e fica a 42 km de Beirute. É considerada a cidade mais antiga do mundo. Seu nome em Grego é Biblos, pois de lá vinham os papiros (biblos).
O velino, o pergaminho e o couro são palavras que designam os vários estágios de produção de um material de escrita feito de peles de animais curtida e preparada para a escrita. Seu uso generalizado vem dos primórdios do Cristianismo, mas já era conhecido em tempos remotos, pois temos uma menção de Isaías 34:4 sobre um livro que era enrolado.


O velino era a pele de bezerros e antílopes. O pergaminho era a pele de ovelhas e cabras.


Tudo indica que o termo pergaminho derivou o seu nome da cidade Pérgamo, na Ásia menor, cujo Rei, Eumenes II (159 – 197 d.C.), fez uma grande biblioteca para rivalizar com a de Alexandria no Egito, haja vista que o Rei do Egito havia cortado o suprimento de papiro. O Novo Testamento menciona este material gráfico em 2 Tm 4:13 e Ap 6:14. O velino era desconhecido até 200 a.C., pelo que Jeremias teria tido em mente o couro (Jr 36:23).


O A.T. foi escrito basicamente no couro, pois o Talmude assim o exigia. O N.T. foi escrito basicamente em papiro. No século IV A.D., foi utilizado o velino para os manuscritos.


Outros materiais para a escrita eram o metal (Êx 28:36), a tábua recoberta de cera (Is 30:8; Hc 2:2; Lc 1:63), as pedras preciosas (Êx 39:6-14) e os cacos de louça (óstracos), como mostra Jó 2:8. O linho era usado no Egito, na Grécia e na Itália, embora não tenhamos indícios de que tenha sido usado no registro da Bíblia.


13.1. A Tinta e os Instrumentos de Escrita


A tinta utilizada pelos escribas era uma mistura de carvão em pó com uma substância líquida parecida com a goma arábica (Jr 36:18; Ez 9:2; 2 Co 3:3; 2 Jo 12; 3 Jo 13).


Para a escrita em papiro e pergaminho, os escribas usavam penas de aves, pincéis finos e um tipo de caneta feita de madeira porosa e absorvente. Para uso em cera, utilizavam um estilete de metal (Is 30:8).


13.2. Os Tipos da Escrita dos Manuscritos


Alguns tipos de escrita utilizados nos manuscritos são:


A. Uncial: os mais antigos manuscritos gregos só usavam letras maiúsculas desenhadas e sem separação entre palavras. Datam do IV século A.D.


B. Cursivo: Era o tipo de escrita onde letras minúsculas eram conectadas com espaço entre palavras, pois, naquela época (séc. VI a X d.C.), havia maior necessidade de cópias dos manuscritos.


C. Sinais Vocálicos: Mais ou menos ao redor dos anos 500 a 900 d.C., eruditos judeus chamados Massoretas introduziram um sistema de pontos colocado acima, abaixo e entre o texto consonantal do Velho Testamento, de forma a marcar a vocalização do texto. Além disto, eles cercaram o texto de uma série de anotações chamadas Massorah que garantiam a imutabilidade do texto. Estes pontos, chamados pontos vocálicos, exerceriam a função de vogais, mas tinham a vantagem de nada acrescentar ou tirar do texto consonantal inspirado. Este sistema preservou a pronúncia do Hebraico que, nesta época, era a língua dos eruditos judeus. Foi o texto hebraico preservado por este grupo de eruditos judeus que chegou aos dias de hoje.


IMPORTANTE: É conveniente lembrarmos que, nos manuscritos mais antigos, não era usado um sistema de pontuação. E, também, é bom lembrarmos que não há nenhum manuscrito original preservado nos dias de hoje (para se evitar a idolatria!!!).
13.3. O Formato dos Manuscritos


Os manuscritos do Antigo Testamento tinham os formatos de livros (códices) e rolos. Os códices eram feitos de pergaminho cujas folhas tinham normalmente 65 cm de altura por 55 cm de largura. Os rolos podiam ser de papiro ou pergaminho. Eram presos a um cabo de madeira para facilitar o manuseio durante a leitura. Eram enrolados da direita para a esquerda. Sua extensão dependia da escrita a ser feita.

 

 

Parabéns! Continue comigo,

 

Em reposta a um questionamento de um pastor popular, qual em seu canal condenou o uso da Bíblia eletrônica, a Bíblia no computador, no Tablet e no celular que com alguns dias depois descobri que este irmão é um empresário dono de uma editora qual tem grande lucro vendendo Bíblias.


Certa vez em uma aula no seminário houve um debate sobre; A Bíblia é a Palavra de Deus, ou contém a Palavra de Deus?


Para iniciar, Bíblia quer dizer, Biblioteca, são 66 livros inspirados reunidos em apenas um livro. Em toda história qual o santo livro registra está presente Deus, o Homem e o Diabo, esta mesma Bíblia pode e deve ser reproduzida e divulgada sem alterar seu conteúdo, esta é a palavra chave “CONTEÚDO” a Palavra de Deus não é a pedra, papiro, pele ou papel, a Palavra de Deus é o CONTEÚDO, alguém se expressou dizendo a Bíblia fechada é um livro, mas aberta é Deus falando conosco, então aí está a resposta; A Bíblia (Livro) seu conteúdo é Palavra de Deus.

 

 

O CONTEÚDO DA BÍBLIA.

 

 

Agora posso perguntar; Se a Bíblia é o conteúdo, qual é o problema da bíblia no Tablet, no Celular? Muito elegante estar vestido socialmente e uma linda Bíblia junto ao peito desfilando pela avenida, o pastor, o padre, isso também vai passar com a evolução. O estilo dos cristãos está mudando, vi no passar de 50 anos essa evolução e como observador não quis ficar no passado e sua lentidão nos resultados.

 

 

ESTUDANDO A PALAVRA DE DEUS.

 

 

Ao ganhar de meus filhos um notebook, fiquei feliz porque eu estava prestes a experimentar a velocidade da tecnologia, em poucas horas está pronto um estudo bíblico e vou dizer o que houve;


Baixando o Word e também a Bíblia Offline, depois com a internet instalada estava pronto os recursos para um estudo superveloz. A velocidade contribuiu para o conhecimento de coisas fascinantes da história e para minha edificação espiritual. Faço perguntas e as respostas são imediatas.

 

 

 

INDO Á IGREJA.

 

 

Observei os pregadores, levam a Bíblia (Livro) na mão e colocam em cima do púlpito e ao lado seu Tablet já preparado o sermão, e muitos deles nem abrem o livro, terminam a pregação e todos ficam felizes, qual foi seu instrumento de base para pregar? A Palavra de Deus!

 

 

ALGUNS CONSELHOS.

 

 

Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.
Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.
Mateus 9:16,17

 

Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
Hebreus 8:13

 

 

E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. Gálatas 1:14

 

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
2 Coríntios 5:17

 

 

CONCLUINDO.

 

Note este versículo;

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. 1 Coríntios 2:9

 


A nova vida, o Apostolo Paulo se refere ao futuro, não há compreensão humana para entender o novo mundo, será uma dimensão além de nosso entendimento, vamos pensar:


Alguns profetas do Velho Testamento foram levados para outra dimensão e escreveram o que viram, só que relataram coisas de outro mundo, por quê? Porque é um mundo evoluído, veja;


Se sobrevoasse um Helicóptero sobre o acampamento de Abraão qual seria a reação daquelas pessoas, uns iriam se esconder ou outros se curvariam para adorar. Se aparecesse um soldado americano com uma metralhadora para atacar Ninrode construindo a torre de babel, ou um de nós chegasse aos muros de Israel no tempo do Rei Davi com um Camaro amarelo acelerado querendo entrar, com certeza haveria uma chuva de flexas em nossa direção.


Cada coisa a seu tempo, mas, já está provado, o mundo evolui e cada vez mais rápido e que seja para o conforto da humanidade.


É. Vou continuar usando meu tablet é mais fácil e prático.😄😁🙂

.

.

.

.

Aguardo seus comentários, pode criticar a vontade!

prantoniocorban@gmail.com





Um comentário:

Tecnologia do Blogger.