ABSAALÃO, MEU FILHO


 ABSALÃO, MEU FILHO!


2 Samuel 19.

 

1 E disseram a Joabe: Eis que o rei anda chorando, e lastima-se por Absalão.

2 Então a vitória se tornou naquele mesmo dia em tristeza por todo o povo; porque naquele mesmo dia o povo ouvira dizer: Mui triste está o rei por causa de seu filho.

3 E naquele mesmo dia o povo entrou às furtadelas na cidade, como o faz quando, envergonhado, foge da peleja.

4 Estava, pois, o rei com o rosto coberto; e o rei gritava a alta voz: Meu filho Absalão, Absalão meu filho, meu filho!

5 Então entrou Joabe na casa do rei, e disse: Hoje envergonhaste o rosto de todos os teus servos, que livraram hoje a tua vida, e a vida de teus filhos, e de tuas filhas, e a vida de tuas mulheres, e a vida de tuas concubinas;

6 Amando tu aos teus inimigos, e odiando aos teus amigos. Porque hoje dás a entender que nada valem para contigo príncipes e servos; porque entendo hoje que se Absalão vivesse, e todos nós hoje fôssemos mortos, estarias bem contente.

7 Levanta-te, pois, agora; sai, e fala conforme ao coração de teus servos; porque pelo Senhor te juro que, se não saíres, nem um só homem ficará contigo esta noite; e maior mal te será isto do que todo o mal que tem vindo sobre ti desde a tua mocidade até agora.

8 Então o rei se levantou, e se assentou à porta; e fizeram saber a todo o povo dizendo: Eis que o rei está assentado à porta. Então todo o povo veio apresentar-se diante do rei; porém Israel havia fugido cada um para a sua tenda.

 

 

Como todo leitor da Bíblia conhece a história do Rei Davi, homem escolhido e protegido por Deus, era um homem dividido entre humano e espiritual, tinha uma consciência extraordinária para reconhecer seus erros e adorar a Deus, esse rei é venerado em Israel até os dias de hoje qual tem um memorial eterno.

Tá...o foco aqui é Absalão e a princípio vamos conhecer uma parte da história e resumida.

 

Quem Foi Absalão?

 

Absalão foi o terceiro filho do rei Davi. A mãe de Absalão era Maaca, a filha de Talmai, rei de Gesur. A história de Absalão está registrada na Bíblia no livro de 2 Samuel no Antigo Testamento (2 Samuel 13-19). A Bíblia diz que Absalão era um homem muito bonito. Ele teve três filhos e uma filha, que herdou sua beleza (2 Samuel 14:25-27).

O nome Absalão significa “pai é de paz”, mas a paz não foi algo notável em sua biografia. Absalão ficou conhecido na narrativa bíblica de uma forma muito negativa. Dois eventos principais marcaram sua vida: o assassinato de seu meio-irmão Amnom por vingança; e a conspiração e rebelião contra seu próprio pai, o rei Davi.

Esses conhecidos eventos da vida de Absalão também estavam relacionados ao castigo do Senhor a Davi por causa de seu adultério com Bate-Seba e o assassinato de Urias. Através do profeta Natã, Deus anunciou três punições ao monarca: 1) seu filho com Bate-Seba iria morrer (2 Samuel 11:27; 12:14); 2) a espada não se apartaria de sua casa (2 Samuel 12:10); e 3) alguém de sua própria família iria possuir suas concubinas e esse escândalo se tornaria público em Israel (2 Samuel 12:11,12). Os dois últimos castigos tiveram participação direta de Absalão.

Absalão manda matar Amnom

Absalão era irmão de Tamar, uma mulher muito bonita. A beleza de Tamar chamou a atenção de Amnom, seu meio-irmão por parte de pai. Amnom ficou obcecado por Tamar que naquele tempo era uma moça virgem. Então aconselhado por Jonadabe, Amnom colocou em prática um plano para possuir Tamar (2 Samuel 13:1-5).

Amnom fez conforme o conselho de Jonadabe e violentou Tamar. Depois disso ele a expulsou de sua casa, tornando seu comportamento ainda mais detestável (2 Samuel 13:8-17). Nesse contexto Tamar se encontrou com Absalão e ficou abrigada em sua casa.

À época do acontecimento Davi ficou muito irado pelo que Amnom, seu filho primogênito, havia feito (2 Samuel 13:21). Mas depois de dois anos, Absalão planejou se vingar de Amnom pelo que fizera com Tamar. Então, num dado momento, Absalão ordenou que seus servos matassem Amnom (2 Samuel 13:28,29).

Toda essa história deixou Davi muito abalado (2 Samuel 13:31-36). Absalão acabou fugindo para Gesur, a terra de seu avô materno. Ele ficou por ali durante três anos, mas com o tempo Davi começou a sentir saudades de Absalão (2 Samuel 13:37-39).

Por intermédio de Joabe, tão logo Davi permitiu que Absalão voltasse a Jerusalém. Mas durante dois anos Davi não recebeu Absalão. Depois desse tempo, Absalão ordenou que seus servos pusessem fogo numa propriedade de Joabe para forçar-lhe a pedir que Davi o recebesse. Seu plano deu certo e ele foi recebido pelo rei (2 Samuel 14:28-33).

A revolta de Absalão

Após ter reconquistado o favor de Davi, Absalão conspirou contra ele. Absalão se ocupou de ganhar a confiança dos israelitas pouco a pouco. Com isso o número de seus apoiadores aumentou grandemente.

Nesse tempo Absalão alegou que precisava ir até Hebrom para cumprir um voto ao Senhor. Tudo isso fazia parte de seu plano e a conspiração contra o trono de Davi ganhou força. Como resultado, Absalão enviou mensageiros às tribos de Israel para anunciar que ele já reinava em Hebrom. Inclusive, Absalão passou a contar com os conselhos de Aitofel, que era conselheiro de Davi (2 Samuel 15:1-12).

Diante da revolta de Absalão Davi precisou fugir de Jerusalém. O sacerdote Zadoque e os levitas tentaram levar a Arca da Aliança na fuga, mas Davi ordenou que a Arca fosse levada de volta à cidade. Nesse momento Davi mostrou grande confiança em Deus. Ele considerou que se fosse da vontade do Senhor, um dia a benevolência de Deus lhe permitiria contemplar a Arca em seu devido lugar (2 Samuel 15:24,25). Enquanto fugia de Absalão, Davi escreveu o Salmo 3, cujo tema é justamente a confiança em Deus na adversidade.

No contexto da revolta de Absalão mais uma parte da profecia de Natã se cumpriu. Aconselhado por Aitofel, Absalão possuiu as concubinas de Davi numa tenda no terraço perante os olhos de todo o Israel (2 Samuel 16:22). Esse ato abominável perante Deus também deixou clara a reivindicação de Absalão pelo trono de Israel.

 

A morte de Absalão

Com o auxílio de Husai, que ficou em Jerusalém a pedido de Davi, e dos comandantes Joabe, Absai e Itai, o exército de Davi conseguiu derrotar o exército de Absalão. Davi pessoalmente não foi à batalha, mas deu ordem para que seus capitães tratassem com brandura o jovem dissidente Absalão (2 Samuel 18:5).

Todavia, quando Absalão foi perseguido pelos homens de Davi, seus longos cabelos se enroscaram nos ramos de carvalho e ele ficou preso pela cabeça. Então um homem que viu o que aconteceu com Absalão tratou de avisar Joabe sobre o que tinha visto.

Então Joabe contrariou a ordem de Davi e com três dardos transpassou o coração de Absalão. Depois os homens que levavam as armas de Joabe feriram também a Absalão e o mataram. O corpo de Absalão foi enterrado numa grande cova no bosque. A Bíblia diz que Davi lamentou profundamente a morte de Absalão (2 Samuel 18:19-33).

https://estiloadoracao.com/quem-foi-absalao/

Conclusão.

Começando a agradecer este homem de Deus, Daniel Conegero, do estiloadoração por publicar um dos seus trabalhos especificamente sobre este tema, e como este blogger circula em nossa comunidade encontrei a possibilidade de acrescentar um tema de inigualável importância.

A BIBLIA E A FAMILIA.

O rei Davi possuía diversas mulheres e destas nasceram vários filhos, com isso foi instalado ali muitas situações de comportamento, todo bom estudante da bíblia sabe que Davi foi o homem segundo o coração de Deus, o melhor rei, músico, entre muitas outras virtudes, Mas, UM PÉSSIMO PAI, governou uma nação, foi homem que vencia guerras, e não foi capaz de administrar sua família. Quando Salomão um dos filhos de Davi se preparava para ser rei foi avisado; “Não se misture com mulheres estrangeiras” isso porque essas estrangeiras carregavam uma cultura abominável, uma afronta a santidade do Senhor, e era terminantemente proibido um judeu se misturar com culturas pagãs. Não foi exatamente o caso do rei Davi, mas essa misturanga em famílias não é uma coisa boa.

 

A FAMILIA MODERNA.

A cultura do mundo com o passar dos anos vem sendo modificada, a família tem sido o principal alvo de satanás em seu propósito de confrontar Deus, tentar destruir a originalidade da criação, na verdade, bagunçando para desmoronar uma tão perfeita criação do Divino

No Velho Testamento encontramos várias situações de homens que tinham várias mulheres, ou concubinas, e para que não conhece a origem desses casamentos isso foi integrado na cultura em Israel por permissão de Deus, essas uniões vieram de culturas muito antigas por povos pagãos, saiba você que Deus tem duas vontades, a PERMISSIVA e a DIRETIVA, a permissiva são coisas acrescentadas na vida para o homem de Deus não fracassar, mas pela bíblia não deu bom resultado. A vontade diretiva são coisas na vida que estão debaixo da direção de Deus, por isso necessitamos estar sempre renunciando coisas que nos afastam de Deus e sempre esperar a direção de Deus para tomar decisões.

Meus irmãos! O assunto vai longe, mas acredito que este tema ajudou a dar partida no interesse de viver mais dentro da vontade de Deus.

Se quiser pode dar sua opinião, criticar, dar sugestões.

.

.

.

.

prantoniocorban@gmail.com

.

.

.

 

 

 

2 comentários:

  1. Cuidemos da nossa família. Ela é o nosso maior patrimônio. Gratidão pastor Antônio pela edificante reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Que o Senhor nos ajude a estar debaixo da vontade diretiva dEle pra nossas vidas 🙌🏻❤️

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.