S E N T I M ENT O S.

SENTIMENTOS.

Em nossa linha de raciocínio somos convencidos que o ser humano está composto da tricotomia e não dicotomia, a tricotomia declara CORPO. ALMA. ESPÍRITO, a dicotomia afirma somente corpo e espírito.



A alma é o centro das emoções, está associado a região do corpo tal como o coração, cremos nós. Estaremos limitados a descobrir todas as informações da anatomia humana, não será aqui nosso tema, mas descobrir algo sobre SENTIMENTOS.

 

DEFINIÇÃO.

 

Significado de Sentimentos

O que são os Sentimentos:

Os sentimentos podem ser definidos como os estados e as reações que o corpo humano são capazes de expressar diante dos acontecimentos que os indivíduos vivenciam.

Estas reações ou estados do corpo humano são coisas comuns a todos os seres humanos e podem ser manifestados tanto para acontecimentos recentes quanto para algo que seja revivido por meio de lembranças ativadas pela memória.

Este processo que ativa a memória é realizado pela parte do cérebro que processa os sentimentos e é chamada de sistema límbico.

A dinâmica dos sentimentos é algo que vem sendo estudado pelas correntes psicológicas, tendo diferentes teorias em relação ao complexo objeto de estudo. Por exemplo, o medo é um tipo de sentimento onde supõe-se que há riscos, ameaças ou perigos diretos ou indiretos para a pessoa.

Desta forma, os sentimentos incorporam muitas caracterizações e diversos modos de se apresentar, pois ora podem indicar algo bom e positivo, ora podem demonstrar coisas ruins.

Os sentimentos também podem ser reconhecidos de uma pessoa para outra. É a chamada empatia. Ela não precisa necessariamente que a outra pessoa tenha a mesma reação ou tenha o mesmo estado e pode variar dependendo da competência em lidar com a situação.

Saiba mais sobre Empatia.

Um dos termos mais utilizados como sinônimo dos sentimentos, dentro nas tradições filosóficas é o da paixão, pois ele se refere a um sentimento de dor que deriva de um desejo intenso por outra pessoa ou objeto. Mas também podem ser utilizados sinônimos como afeto, emoção, carinho, afeição, entre outros.

Tipos de sentimentos

De acordo com Abraham Maslow, professor de Harvard, os seres humanos nascem já com um senso de valores pessoais positivos e negativos. E este senso afeta inclusive na maneira de reagir dos sentimentos.

Os positivos são: honestidade, justiça, verdade, beleza, vigor, poder, ordem, inteligência e o humor.

Os negativos são: tristeza, pena, morbidez, feiura, falsidade, caos, engano, fraqueza e etc.

Sentimentos x Emoções

Embora sejam vistos como sinônimos, os sentimentos e as emoções são considerados movimentos diferentes do ponto de vista psíquico e do psicológico.

A emoção pode ser caracterizada como um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, que surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo. Já o sentimento seria então uma resposta à este conjunto de respostas da emoção e diz respeito a como uma pessoa se sente diante destas respostas. Portanto, são dois tipos de reação totalmente relacionados entre si.

 

Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana. Jó 12:10

 

Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. Atos 17:28.

 

Na minha opinião, o conhecimento secular para o cristão é necessário para associar ao espiritual que com certeza damos forma ao caráter e personalidade nesta vida. Vamos fazer uma comparação:

 

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são:

 adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.



Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Gálatas 5:19-26

 

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
2 Coríntios 5:17

 

 


O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.

Provérbios 14:30

Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado;

Filipenses 2:20

Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.

Efésios 4:19

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

Filipenses 2:5

E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.

1 Pedro 3:8

Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,

Romanos 15:5

Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.

 


CONCLUSÃO.

 

Em relação a este tema descobrimos na Bíblia a presença do bem e do mal, inclusive, teve início no ato do primeiro casal desobedecendo a orientação do Criador, a Santa Escritura revela as causas do sentimento mau e o sentimento bom, isso significa que ao ser humano foi concedido a capacidade de trabalhar com seus sentimentos e buscar uma vida confortável enquanto palmilhar essa terra.

Vamos terminar assim:

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

.

.

.

.

.

.

.

.

prantoniocorban@gmail.com

.

.

.

.

.

.

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.