DOAÇÕES.




DOAÇÕES.


Doação é um ato de transferir bens ou vantagens do seu patrimônio para outra pessoa ou instituição, sem a expectativa de receber algo em troca, sendo um contrato gratuito e consensual. 


Juridicamente, é um acordo onde o doador transfere bens ou vantagens para o donatário, que os recebe. 

Essa transferência pode ser de dinheiro, bens imóveis ou outros itens, e é comum em campanhas beneficentes, entre familiares e em apoio a empresas. 


Características principais da doação 

Gratuidade: 

O ato é feito por liberalidade, sem que o doador receba qualquer tipo de compensação financeira em contrapartida. 


Consensual: 

A doação é um contrato que se aperfeiçoa com o simples encontro da vontade entre o doador e o donatário, ou seja, basta que o doador ofereça e o donatário aceite. 


Unilateral: 

Uma vez que o donatário aceita a doação, ele não tem nenhuma obrigação a cumprir, sendo o doador a única parte com obrigações. 


Animus donandi: 

Refere-se à intenção de doar, ao desejo de beneficiar o donatário sem esperar nada em troca. 

Tipos comuns de doação 


Doação de bens: 

Transferência de itens como roupas, alimentos ou equipamentos para ajudar pessoas ou instituições. 


Doação de imóveis: 

Transfere a propriedade de um bem imóvel, sendo uma estratégia para adiantar heranças. 


Doação de sangue: 

Um ato de doação de tecido humano, muito comum e essencial para a saúde. 


Doação com encargo: 

O donatário recebe o bem, mas precisa cumprir alguma obrigação específica, como utilizar o recurso recebido para comprar um bem determinado.


Doações as Igrejas...


Na Bíblia, encontramos várias referências que nos ensinam a importância da oferta como parte da adoração. Em 2 Coríntios 9:7, lemos: "Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria."


A doação é mais que um gesto material, é espiritual, é fé em ação. Seja com dízimo, a oferta, o trabalho voluntário ou serviço pastoral, o importante é participar com amor. A sua presença e a sua partilha sustentam a igreja e transformam vidas.


A pessoa solidária, ou o ser altruísta, é aquele que ajuda o próximo sem esperar um retorno financeiro. Sabemos que hoje em dia muitas empresas possuem o setor de responsabilidade social e há incentivos fiscais que abatem parte do imposto de renda para aqueles que fazem doações.


Doação é um sentimento?


Em português, podemos dizer que esse sentimento se equivale a um sentimento de gratidão por ter a chance de impactar positivamente a vida de pessoas e instituições que precisam de cuidados. O ato de doar, de forma geral, produz um sentimento de satisfação e de felicidade, como é comprovado por pesquisas.


Mensagem da Bíblia.....


 2 Coríntios 9: 6. 

E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. 

7. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 

8. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; 

9. Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. 

10. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; 

11. Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se deem graças a Deus. 


DOAÇÕES UM ATO DE AMOR

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.