A DOR-PAIN
A DOR-PAIN
Por que a dor acontece? A dor chega ao nosso cérebro através dos neurônios que são células especializadas em transmitir impulsos nervosos no nosso corpo. Além de transmitir os impulsos nervosos, eles têm aparelhos especializados para sentir estímulos
🇧🇷
Why does pain occur? Pain reaches our brain through neurons, which are cells specialized in transmitting nerve impulses throughout our body. In addition to transmitting nerve impulses, they have specialized mechanisms for sensing stimuli.
Como funciona o processo de sentir dor?
Esse impulso é conduzido pelas fibras nervosas através da medula espinhal até chegar ao cérebro. É neste momento que, finalmente, sentimos que algo está nos causando dor. Por ativar várias regiões cerebrais, a dor desencadeia uma série de reações no organismo, entre elas o desconforto no local afetado.
Como funciona a percepção da dor?
A percepção da dor:
Uma vez que os sinais nociceptivos são transmitidos e modulados, a percepção da dorocorre no cérebro. Regiões cerebrais, como o córtex somatossensorial, o tálamo e o sistema límbico, estão envolvidas na interpretação e atribuição de significado à experiência dolorosa.
COMO FUNCIONA A ANESTEDIA?
A anestesia funciona bloqueando temporariamente os sinais de dor e sensoriais dos nervos para o cérebro, usando medicamentos que agem no sistema nervoso central ou periférico, dependendo do tipo, para causar analgesia (ausência de dor), amnésia (perda de memória) e relaxamento muscular, garantindo que o paciente fique imóvel e inconsciente (anestesia geral) ou apenas adormecido em uma área específica (local/regional), tudo sob o controle e monitoramento constante do anestesista.
Como funciona por tipo:
Anestesia Geral:
Atua no cérebro, induzindo um sono profundo e inconsciência controlada, com relaxamento muscular e ausência de dor.
Utiliza medicamentos venosos (como propofol) ou gases inalatórios, que afetam o sistema nervoso central, e pode envolver intubação para controlar a respiração.
Anestesia Regional (Raqui/Peridural):
Bloqueia os nervos em uma região específica (ex: da cintura para baixo), impedindo a dor de subir.
O paciente pode ficar acordado ou sedado, mas a área fica dormente e sem movimento, sem afetar a consciência geral.
Anestesia Local:
Aplica-se diretamente no local da cirurgia, bloqueando os nervos periféricos daquela área.
Não causa perda de consciência, mas impede a dor local.
Você sente pressão, mas não dor, e permanece alerta.
Sedação:
Uma forma mais leve de anestesia geral, usando medicamentos venosos para reduzir a ansiedade, causar sonolência e amnésia, sem necessariamente levar à inconsciência total, mantendo a respiração espontânea.
O papel do Anestesista:
- O anestesista é o "piloto" do processo, monitorando sinais vitais (pressão, oxigênio, batimentos cardíacos) e ajustando as doses continuamente para manter o paciente seguro e confortável durante todo o procedimento, que tem fases de indução, manutenção e recuperação.
NIGUEM SENTIU A DOR COMO ELE....
Isaías 53: 2.
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
3. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Seu cumprimento...
Lucas 23: 33.
E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
44. E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol;
45. E rasgou-se ao meio o véu do templo.
46. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.

Nenhum comentário: