DIAS DE TEMPESTADE.
*
*
*
*
*
Lucas 8:22 
Aconteceu que, num daqueles dias, entrou ele num barco em companhia dos seus discípulos e disse-lhes: Passemos para a outra margem do lago; e partiram. 
23
 Enquanto navegavam, ele adormeceu. E sobreveio uma tempestade de vento no lago, correndo eles o perigo de soçobrar. 
24
 Chegando-se a ele, despertaram-no dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo! Despertando-se Jesus, repreendeu o vento e a fúria da água. Tudo cessou, e veio a bonança. 
25
 Então, lhes disse: Onde está a vossa fé? Eles, possuídos de temor e admiração, diziam uns aos outros: Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?
 

QUE FAZER QUANDO EM UM BARCO A NAUFRAGAR?


ALERTA.

Quando o barco começa a afundar?

Quando o espaço interno do navio que antes era preenchido com ar passa a ser preenchido com água, a densidade do navio começa a aumentar e o navio começa a afundar.

ATENÇÃO;

O cristão tem duas condições;

O que ele tem que fazer e o que Deus tem que fazer!
Muitos são salvos pela experiência da navegação outros dependem da fé.
Nesse episódio de Jesus e os discípulos a tempestade era de origem sobrenatural, a experiência de pescador falhou só o Mestre poderia controlar a força da natureza.  


Palavra de pescador..

Se o navio já começou a afundar e você não conseguiu um lugar nos botes, nade rápido para longe, evitando ser puxado para o fundo junto com a embarcação...ou comece a rezar!


A SITUAÇÃO DO PROFETA JONAS.

Jonas 1:1 
Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 
2 Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. 
3 Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor................CONTINUA,

Jonas 1:4 Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar. 
5
 Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente. 
6
 Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos. 
7
 E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. 
8
 Então, lhe disseram: Declara-nos, agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual a tua terra? E de que povo és tu? 
9
 Ele lhes respondeu: Sou hebreu e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra. 13 Entretanto, os homens remavam, esforçando-se por alcançar a terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso contra eles. 
15
 E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria.
 
MORAL DA SITUAÇÃO.......................

A tempestade aqui é de origem sobrenatural, mas, é o próprio Deus que cria a situação para Jonas se tocar e se arrepender, daí você pergunta; O que a tripulação tem a ver com o castigo? Eu diria que, Deus não permitiria o naufrágio, mas, aproveita para mostrar ao pecador sua soberania, ao jogar Jonas na água tudo voltou ao normal.
Deus poderia ter jogado Jonas diretamente na boca do grande peixe, mas houve um propósito naquela tempestade.


UMA OUTRA SITUAÇÃO......................

Atos dos Apóstolos 27:14 
Entretanto, não muito depois, desencadeou-se, do lado da ilha, um tufão de vento, chamado Euroaquilão; 
15 
e, sendo o navio arrastado com violência, sem poder resistir ao vento, cessamos a manobra e nos fomos deixando levar. 
18
 Açoitados severamente pela tormenta, no dia seguinte, já aliviavam o navio. 
19
 E, ao terceiro dia, nós mesmos, com as próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio. 
20
 E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento. 
22
 Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. 
23
 Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, 
24
 dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. 
29
 E, receosos de que fôssemos atirados contra lugares rochosos, lançaram da popa quatro âncoras e oravam para que rompesse o dia. 37 
Estávamos no navio duzentas e setenta e seis pessoas ao todo. 
38
 Refeitos com a comida, aliviaram o navio, lançando o trigo ao mar. 
40
 Levantando as âncoras, deixaram-no ir ao mar, largando também as amarras do leme; e, alçando a vela de proa ao vento, dirigiram-se para a praia. 
41
 Dando, porém, num lugar onde duas correntes se encontravam, encalharam ali o navio; a proa encravou-se e ficou imóvel, mas a popa se abria pela violência do mar. 
44
 Quanto aos demais, que se salvassem, uns, em tábuas, e outros, em destroços do navio. E foi assim que todos se salvaram em terra.

(Para melhor compreensão leia todo o capítulo 27 de Atos.)

Não importa a tempestade que está te assustando, Deus permite situações perigosas para trabalhar em sua fé, se ficar sempre na sua zona de conforto terá sempre uma fé inoperante .

Perceba o que Jesus disse;

João 2:4 
Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

E TAMBÉM.....

João 12:23 
Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.

ESSE TAMBÉM.....

Eclesiastes 3:1 
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: 
2
 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 
3
 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;
 

MEDITAÇÃO...........

A tempestade chegou?
O barco está quebrando?
Não acha a saída?

Lembra dessa mensagem...
Com barco ou a nado, dentro do peixe ou mesmo com Jesus dormindo, jamais os planos de Deus são frustrados.

Jó 42:2 
Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.