C O N V E R S Ã O




 


C O N V E R S Ã O.

*

*

*

*

*

*

*


João 3:1 

Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 

2

 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. 

3

 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 

4

 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? 

5

 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. 

6

 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. 

7

 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. 

8

 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. 9 

Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: 

10

 Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? 

11

 Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. 

12

 Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? 

13

 Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem [que está no céu]. 

14

 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 

15 

para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

************************



O que significa conversão ?


A conversão é um processo, não um acontecimento isolado. Convertemo-nos como resultado de nossa retidão e nosso empenho em seguir o Salvador. Esse empenho inclui ter fé em Jesus Cristo, arrepender–se dos pecados, ser batizados, receber o dom do Espírito Santo e perseverar na fé até o fim.




O que Jesus fala sobre conversão?


(É necessário nascer de novo)

Só há conversão verdadeira quando nos abrimos à reflexão, à serenidade, para deixar que caiam as escamas dos nossos olhos e, assim, vermos o que não conseguimos. A luz de Deus quer entrar no nosso interior, para nos dar convicções que, muitas vezes, não temos.




Qual é o significado de se converter?



Quando uma coisa passa a ser outra; transformação. Ação de alterar e/ou modificar um sentido, caminho e direção. Aqui você percebe que o próprio dicionário diz bem claro que é mudar de direção, mudar de caminho, é se transformar.



Qual a diferença entre salvação e conversão?


Entendemos que existe uma diferença entre salvação e conversão. Salvação é quando eu creio na obra de Cristo na Cruz e me entrego a mensagem do evangelho. Conversão é quando eu desenvolvo a salvação todos os dias, através da obediência a Palavra de Deus.




Qual o papel do Espírito Santo na conversão?


Obedeço aos sussurros espirituais e às ideias que vêm a minha mente e ao meu coração, enquanto ensino. Meus pesquisadores entendem o papel do Espírito Santo em sua conversão. Sigo os sussurros do Espírito Santo, para ajudar o próximo a aceitar o convite de ser batizado.



Porque precisamos nos converter?


Precisamos nos converter para que o mal não recaia sobre nós, assim como recaiu sobre aquela cidade. Foi ela que puxou o mal sobre ela, Nínive estava vivendo uma vida totalmente errada, pecaminosa e, assim é conosco, tudo o que vivemos de mal, o atrai para nós e sobre nossa vida.



O Que é Ser Nova Criatura em Cristo? 


A nova criatura possui uma nova capacidade de servir a Deus. Essa nova capacidade é dada misericordiosamente por Deus ao pecador na regeneração. Então a nova ...



O Que Significa "Se Alguém Está em Cristo Nova Criatura é"? 


A Bíblia diz que aquele que está em Cristo, nova criatura é. Isso diz respeito à regeneração que ocorre na vida do pecador e às bênçãos resultantes de sua conduta.


As pessoas também perguntam


Quando nos tornamos nova criatura temos?


"Quem está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.




O que é ser nascido de novo?


Nascer de novo significa ter a oportunidade de recomeçar a vida, ter uma nova chance. O termo é muito utilizado na Bíblia, e também na Igreja Evangélica, já que nascer de novo é sinônimo de aceitar o sacrifício de Jesus.



O que é criatura na Bíblia?


Todo o ser criado. 2. Pessoa; indivíduo.


Quem está em Cristo nova criatura é?



A Bíblia diz que aquele que está em Cristo, nova criatura é. Isso diz respeito à regeneração que ocorre na vida do pecador e às bênçãos resultantes de sua união com Cristo. É impossível alguém permanecer o mesmo estando em Cristo, porque sua vida é transformada radicalmente por Ele.




O que é ser justo aos olhos de Deus?


Ao tomar uma decisão acerca das "interrogações" da vida, o justo busca em Deus sabedoria para resolver o que é preciso. Tudo na vida é uma questão de escolha, e você pode escolher não viver mais nas trevas, se aceitar Jesus como Senhor e Salvador.


Jesus disse que era necessário nascer de novo.


Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. da parte de Deus


  


“Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”


Estas são as conhecidas palavras de Jesus a Nicodemos em João 3.5. Mas, o que o mestre está nos dizendo? Embora a Bíblia não explique claramente o que Cristo queria dizer, surgiram diferentes interpretações ao longo dos anos. Uma dessas interpretações é que o termo “nascer da água” se refere ao parto natural, e a alusão ao nascimento do Espírito nos fala da necessidade de um novo nascimento em Cristo. 


Algum tempo atrás, ouvi novamente um sermão sobre a mulher samaritana, e o Senhor começou a inquietar minha mente sobre a conexão entre a água que Jesus fala com ela e a que fala com Nicodemos. Quando a mulher samaritana pergunta a Jesus por que ele pede que ela lhe dê água para beber, ele responde: 

“Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva” 

(Jo 4.10). Nos versículos 13 e 14, ele completa: “Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”.

No original, a palavra grega usada para “água” nesta passagem é “hydor”, que significa água que vem de qualquer um dos reservatórios da terra; e a palavra usada para “vivo” é “zao”, proveniente da raiz “zoe”, que se refere não apenas à vida temporal, mas também à vida eterna. Existem outras passagens que usam as mesmas palavras e podem nos ajudar a entender melhor o que Jesus estava dizendo a Nicodemos e à mulher samaritana.


 Apocalipse 7.17 nos diz: “pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água (hydor) da vida (zoe) …”. 

Apocalipse 22.1 é ainda mais específico: “Então, me mostrou o rio da água (hydor) da vida (zoe), brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro”.

A analogia da água para a salvação não era nova para os judeus. 


Em Isaías 12.2-3, encontramos o seguinte: “Eis que Deus é a minha salvação confiarei e não temerei; porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação”. 


E Jeremias 2.13 nos diz: “Porque dois males cometeu o meu povo a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”.


Nascer do Espírito é mais fácil de entender. Jesus enviou o Espírito (Jo 16.7), o Espírito da verdade (Jo 14.16), e é este Espírito que nos convence de nossa culpa e precisamos reconhecer a Cristo: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim” (Jo 16.8-9). Nicodemos era um fariseu, um estudioso da Palavra, e a mulher samaritana era inimiga dos judeus. 

Embora os dois casos sejam diferentes, ambos têm algo em comum: eles não entendiam que Jesus era o Messias. É interessante ver como Jesus trata cada um de maneira diferente.


Ele não estimulou a mulher, que possuía um conhecimento limitado da Palavra, a esquadrinhar seu conhecimento como fez com Nicodemos, mas procurou o que ela sabia e depois foi mais direto.


 ”Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus” (Jo 4.22). 


Nos versículos 25 e 26, a mulher disse a ele: “Eu sei … que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.”. 

A resposta da mulher foi ir à cidade para levar as pessoas para onde Ele estava; quem ela cria ser o Messias.


A abordagem a Nicodemos foi diferente. Jesus o encorajou a pesquisar as Escrituras, que ele já havia estudado. Nicodemos respondeu: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.”, João 3.2. 

Jesus explica a ele que ele deve nascer de novo, e quando Nicodemos não entende isso, Jesus diz a ele no versículo 5: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”. E quando Nicodemos continua perguntando a ele, porque ele ainda não havia entendido, ele responde no versículo 10: “Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?” 

O capítulo termina sem nos informar o que aconteceu com ele, dando-nos a impressão de que sua reação não foi tão imediata quanto a da mulher samaritana.

Mas em João 19, no funeral de Jesus, podemos ver que Nicodemos trouxe cem libras de uma mistura de mirra e aloés para cuidar do corpo de Jesus. Esta é a quantia usada para enterrar um rei! Deus, o onisciente, sabia exatamente o que cada um necessitava, e ainda hoje sabe o que cada um de nós necessita. Sua abordagem é individual e pessoal! Como não há nada novo sob o sol (Eclesiastes 1.9), para nós isso também não é novo.


De fato, temos mais conhecimento do que os dois tinham. Sabemos que a água nos limpa e também sabemos que todos pecamos e que precisamos buscar perdão de nosso Deus.

 Hebreus 10.22 nos diz: “aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura”. Esta água pura é o próprio Verbo, Jesus Cristo; e Ele deixou Seu coração refletido em Sua Palavra, e Ele nos deixou o Espírito Santo para nos guiar. 


Efésios 5.26 nos fala do sacrifício de Jesus pela igreja “… para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra”. Ele pagou o preço de cada um de nossos pecados: “… Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. ”(Apocalipse 21.6)

Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre (Hebreus 13.8), e quando o buscamos, encontramos um fio comum que começou em Gênesis e não tem fim. Sua palavra tem profundezas e riquezas que só podem ser encontradas quando a examinamos. 


*******************

















PERMISSÕES


Copyright © 2023 The Gospel Coalition, INC. Todos os Direitos Reservados


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.