AMOR ÁGAPE.


 AMOR ÁGAPE🥰

;

;

;

;

;

;

;

 1 João 4:20 

Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 

21

 Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.

************************

.

Mateus 22:36 

Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 

38

 Este é o grande e primeiro mandamento. 

39

 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

*************************


Resumo...............


O que a Bíblia fala sobre amar o seu irmão?


Sua vida se manifesta em amor. Por isso diz o apóstolo que aquele que odeia a seu irmão não pode ter a vida eterna em si mesmo. 

1Jo 2:9 Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. 

1Jo 2:10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.



ÁGAPE.


Ágape (em grego "αγάπη", transliterado para o latim "agape") é uma das diversas palavras gregas para o amor fraternal.

Os filósofos gregos nos tempos de Platão e outros autores antigos usaram o termo para denotar o amor a membros da família, de um grupo com afinidades ou uma afeição para uma atividade particular em grupo, em contraste com Philia, uma afeição que poderia ser encontrada entre amigos que praticavam tarefas assim, em conjunto e de forma assexuada, 

diferente do amor romântico eros, uma afeição de natureza sexual e romântica.


A palavra foi usada de maneiras diferentes por uma variedade de fontes contemporâneas e antigas, incluindo uma apropriação incluída na Bíblia. 

Muitos pensavam que essa palavra representava o amor divino, incondicional, com autossacrifício ativo, pela vontade e pelo pensamento, embora esse amor ágape, também possa ser praticado por humanos inspirados por esse sentimento, mas em grau bem inferior, obviamente, em função da imperfeição e limitações humanos.


AMOR FRATERNAL.


Amor fraternal é um sentimento de carinho muito forte, de dedicação, de interesse pela figura do outro, gerando sentimentos positivos e construtivos, podendo até em certos momentos, levar o indivíduo a fazer grandes sacrifícios, que só sería capaz de fazer por ele mesmo.



O amor fraternal é literalmente o amor experimentado por irmãos. Mas na Bíblia o amor fraternal significa um sentimento de bondade e afeição que vai além ...


O que é o amor fraternal na Bíblia?


O amor fraternal é o amor que une irmãos e amigos. Quando amamos uns aos outros, revelamos o amor de Deus. Jesus chama seus seguidores de seus amigos e ele nos mostrou o tamanho de seu amor fraternal ao morrer por nós. O amor fraternal se expressa em ações.



Qual a importância do amor fraternal?


Dessa forma, o amor fraternal pode ser entendido como um sentimento forte de afeição e amizade, algo que une as pessoas e as aproxima como se tivessem uma relação de irmãs. O amor fraternal gera ações de caridade com relação a outras pessoas, inspira atos construtivos e positivos.


Como demonstrar o amor fraternal?

(Dica)

Seja gentil: é preciso oferecer ajuda e dar atenção para os demais, mesmo que eles não peçam.


Aceite a diversidade: é preciso reconhecer que cada pessoa é diferente e possui sua própria personalidade. ...


Mostre sua gratidão: o agradecimento é uma forma poderosa do amor fraternal.


AMOR PATERNAL/MATERNAL.


A relação dos pais com o filho afeta, de forma direta ou indiretamente, no desenvolvimento da criança. Muitos estudos recentemente têm mostrado que o amor paterno e materno pode deixar as crianças menos inseguras e ansiosas, além de evitar que os filhos se tornem hostis ou agressivos.


O que significa o amor materno?


Assim sendo, é o amor materno um sentimento construído socialmente, com relações históricas, mas também na esfera individual a partir de experiências de cuidado que unem mãe e filho e permitem uma troca genuína física e emocionalmente.


O amor de pai é um amor que pode e tem que ser aperfeiçoado. É amor que nasce espontâneo, consistente e condensado, mas que espera, sempre, o conhecimento necessário para torná-lo perfeito.


AMOR INCONDICIONAL. 


Amor incondicional significa amor pleno, completo, absoluto, que não impõe condições ou limites para se amar. Quem ama de forma incondicional não espera nada em troca. O amor está em primeiro lugar. O amor incondicional é generoso, altruísta e infinito.


O que é o amor platônico:


Amor platônico é qualquer tipo de relação afetuosa idealizada em que não há a realização de uma relação amorosa, por diferentes motivos, como em um caso de amizade entre duas pessoas em que pelo menos uma deseja outro tipo de relação.


O AMOR VERDADEIRO.


João 3:16 

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.



AÇÕES FALAM MAIS QUE PALAVRAS.......


Sou um observador nato. Gosto de gastar meu tempo observando o que acontece ao meu redor, a forma como as pessoas agem, o jeito com que olham os outros, a maneira como falam e também como ouvem. O comportamento diz muito sobre o ser humano.


Segundo pesquisa da Universidade da Califórnia – Los Angeles (UCLA), apenas 7% da comunicação é baseada nas palavras, enquanto 38% vem do tom de voz e 55% da linguagem corporal. Antes mesmo de pensarmos em falar, nossas atitudes já compartilharão algum valor e a clareza da mensagem está relacionada ao movimento corporal coerente com o texto falado.


E se o nosso corpo é capaz de transmitir mensagens além do que dizemos em alto e bom som, imagine a importância que tem a forma como vivemos e agimos. Apenas para exemplificar, imagine um pai dizendo ao filho que não deve gritar ou agredir, no entanto, invariavelmente, grita e agride a esposa, os filhos, os empregados.


O que você acha que vai ficar gravado na mente da criança: a palavra ou a atitude? Não dá para negar que o exemplo vale mais que frases inteiras ditas e repetidas. E se isso vale para a educação em todos os níveis, também é aplicável à vida cristã.


Invariavelmente, o cristão e os líderes têm o ímpeto de falar e não desperdiçam oportunidades para falar do amor e da misericórdia do Senhor. Isso é fundamental para a propagação do Evangelho. 

Todavia, não podemos esquecer que as palavras pronunciadas precisam estar diretamente conectadas as atitudes de quem as proferiu.


Você confiaria em alguém que te fala para manter-se fiel ao cônjuge sabendo que ele costuma ter relacionamentos extraconjugais? Decerto que não. Por isso, precisamos estar atentos à nossa conduta diária para que nosso testemunho corrobore aquilo que dizemos.


“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco” (Fp 4:9). 

Jesus, durante seu ministério, gastou tempo ensinando a palavra.

Mas não se limitou a isso. Jesus também disseminou sua mensagem por meio de atitudes: tocou nos olhos –

 “Então, Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram” (Mt 20:34); andou sobre as águas 

– “E os discípulos, vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma.

E gritaram, com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu; não temais. (…) Então, aproximaram-se os que estavam no barco e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus” (Mt 14:26-29 e 33).


Jesus é a prova concreta de que a mensagem deve ser divulgada por palavras e por ações e seus atos nos ajudam a entender o que ele carregava no coração. Viver o que se prega é mil vezes mais eficaz do que simplesmente pregar. O Evangelho vivenciado tem o poder de convencer e esse deve ser o foco de todo cristão.

Pois, assim como disse João: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (I Jo 3:18).

 

______________

 


Copyright ₢ 2019 | Missão Vida | Todos os Direitos Reservados


Meditar.........................


Você está acostumado a ouvir aquilo que você fala?


Quando falamos uma palavra maravilhosa da boca pra fora transmite ao ouvinte uma sensação de alegria, mas, quando descoberto que foi uma mentira a pessoa que recebeu o elogio poderá desenvolver um sentimento de raiva e ódio e achar que você é mentiroso.


Como ser sincero sem usar a mentira?


Muitas pessoas mentem para ganhar tempo até achar um argumento convincente, em todas as nossas atividades devemos pensar antes de falar, pois, uma palavra falsa vai afastar as boas pessoas que são sinceras.



Provérbios 18:20 

Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. 

21

 A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.

**************************


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.