A FÉ E AS OBRAS. A FÉ E O GALARDÃO .


 A FÉ e as OBRAS.A salvação e o galardão.

🏘

🏘

🏘

.

A FÉ e as OBRAS.


TEXTO ÁUREO.


Tiago 2:14 

Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? 

15

 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, 

16

 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? 

17

 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.

 

***********************


2 Coríntios 5:17 

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

 

A CONSTRUÇÃO DE NICODEMOS.🏘


João 3:1 

Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 

2

 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. 

3

 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

 -------------------------


Deixa-nos aqui o entendimento que Nicodemos era mestre na lei, tinha uma vida espelhada na lei de Moisés ,estava, nesse encontro com Jesus recebendo instruções para uma conversão genuína, deletando toda uma lei que não podia salvar e inserindo a Graça de Deus para começar a construir sua salvação.

Nascer de novo significa "Começar do Zero".

A base da Igreja é Jesus Cristo, as colunas são os Apóstolos, e os tijolos são os Salvos, os crentes.

Há.....e a massa de cimento é o conhecimento para edificação da igreja.


Efésios 2:19 

Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, 

20

 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; 

21

 no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,

 

RELEMBRANDO.............


João 3:3 

A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 

7

 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.

 

UM CONSELHO PRA QUEM ESTÁ CONSTRUINDO..........................


Mateus 7:24 

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 

25

 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 

26

 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 

27

 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

 

A SALVAÇÃO e o GALARDÃO.


Epa!....Não é nome de dupla sertaneja!


São duas coisas distintas uma da outra, Salvação trata-se propriamente, escapar da condenação e Galardão é uma escala de premiações mediante as obras dos crentes.


A SALVAÇÃO SEM AS OBRAS.


Romanos 3:20 

visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. 

21

 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; 

22

 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, 

23

 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 

24

 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,



OS SALVOS SERÃO PREMIADOS PELAS OBRAS.


1 Coríntios 3:10 

Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 

11

 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 

12

 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 

13

 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 

14

 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15 

se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.

 ------------------


AINDA ESTA EM DÚVIDAS?


O QUE É GALARDÃO?


Pesquisa;

Qual o verdadeiro significado da palavra galardão?


Glória, honra. Origem etimológica:origem controversa


UMA FIGURA DE QUEM RECEBE O GALARDÃO.


Segundo o livro de Ester, Mardoqueu foi o primeiro a descobrir um complô para destruir os judeus, planejado por Hamã. Ele revelou o plano a Ester, que o denunciou ao rei Assuero. Com a ajuda de Ester, o rei foi convencido a salvar o povo judeu e condenar Hamã à morte.


 Então Hamã apanhou o cavalo, vestiu Mardoqueu com o manto e o conduziu sobre o cavalo pelas ruas da cidade, proclamando à frente dele: Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar!


Mardoqueu desfilou pelas ruas da cidade com toda pompa, sendo conduzido por Hamã, que puxava as rédeas do animal e gritava: “Assim se fará ao homem a quem o rei deseja honrar!”

--------------------


OUTROS EXEMPLOS...............


Apocalipse 3:21 

Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

 


João 14:1 

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 

3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.

 


Mateus 25:20 

Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 

21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

 


Resumo;


FÉ..Acreditar não é somente o saber da existência de Deus, mas sim, a fé define acreditar na Palavra de Deus e obedecer os seus ensinamentos até o fim sem desistir.


GALARDÃO.....Não basta fazer caridade aos necessitados, mas contribuir para o crescimento da obra de Deus, isso envolve trabalho e contribuição financeira, sem essas ações até a fé fica comprometida, lembrando..

A FÉ SEM OBRAS É MORTA, e é preciso dar frutos para que a árvore não seja cortada.

*************************


🤔

Achou legal esse tema?


Entra aí e faça seu comentário, precisamos da sua ajuda para seguir em frente.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.