A PEDRA DE ESQUINA.

 

PEDRA DE ESQUINA.-אבן זוויתית

Efésios 2:18
porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.
19
Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,
20
edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;
21
no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,
22
no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

Atos dos Apóstolos 4:10
tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós. 11
Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.

1 Pedro 2:4
Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
5
também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
6
Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.
7
Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular
8
e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.
9
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

***********************

PEDRA ANGULAR-

A pedra angular era a pedra fundamental utilizada nas antigas construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. A partir da pedra angular, eram definidas as colocações das outras pedras, alinhando toda a construção.

Qual é o significado da pedra fundamental?

A Pedra Fundamental (ou Pedra angular, em português europeu) é o nome que se dá ao primeiro bloco de pedra ou alvenaria acima de uma fundação de uma construção. Durante uma cerimônia simbólica, a colocação da pedra fundamental significa o início efetivo de uma edificação.

Mateus 16:18
Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Jesus apontando para si, a pedra angular, disse a Pedro tu és "petrols" (Fagulha de pedra) tornando Pedro o primeiro pastor da igreja que ali começava.
(João 21:15
Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros.)

Atos dos Apóstolos 16:5
Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número.

AS COLUNAS DA CONSTRUÇÃO DA IGREJA;
Marcos 3:16
Eis os doze que designou: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro;
17
Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão;
18
André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Zelote, 19
e Judas Iscariotes,

O ALICERCE DA IGREJA.
(Afirma o Apostolo Paulo)

1 Coríntios 3:10
Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.
11
Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.

CRISTÃOS...os tijolos da construção.

Atos dos Apóstolos 11:26
tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os crentes, pela primeira vez, chamados cristãos. (Pequenos Cristos)

TEMPLO DO ESPÍRITO SANTOS.

1 Coríntios 6:19
Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20
Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

NABUCODONOSOR viu uma estátua gigante.

Daniel 2:31
Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta, que era imensa e de extraordinário esplendor, estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível.
32
A cabeça era de fino ouro, o peito e os braços, de prata, o ventre e os quadris, de bronze;
33
as pernas, de ferro, os pés, em parte, de ferro, em parte, de barro.
34
Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua
nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou.
35
Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra.
38
a cujas mãos foram entregues os filhos dos homens, onde quer que eles habitem, e os animais do campo e as aves do céu, para que dominasses sobre todos eles, tu és a cabeça de ouro.

Interpretando a estátua.

O sonho de Nabucodonosor tem uma importância muito especial para nós porque profetiza o estabelecimento do reino de Deus nos últimos dias.

CABEÇA DE OURO- Império Babilônico.

PEITO E BRAÇOS DE PRATA- Império Medo/Persa.

VENTRE E COXAS DE BRONZE- Império da Grécia.

PERNAS DE FERRO- Império Romano.

PÉS DE BARRO E FERRO- Europa na situação de Roma dividida.

A PEDRA LANÇADA NA ESTÁTUA.

35
Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra.

A PEDRA-O REINO DE CRISTO
Daniel 2:42
Como os artelhos dos pés eram, em parte, de ferro e, em parte, de barro, assim, por uma parte, o reino será forte e, por outra, será frágil.
43
Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão mediante casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.
44
Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,
45
como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O Grande Deus fez saber ao rei o que há de ser futuramente. Certo é o sonho, e fiel, a sua interpretação.

JESUS- A PEDRA ANGULAR.
MARANATA!........................

Achou importante essas informações?
Tem mais de 200 temas neste Blogue.
pastorantonio.com.br   Acesse👍





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.