S O N H A R





OS SONHOS

SONHAR! Acordado ou dormindo? Movimentar um mundo, mix de realidade e fantasia, ou um aviso do Além? Quais os mistérios da comunicação através dos sonhos?

Não vamos ter um entendimento perfeito, mas tentar aproximar esse tema da realidade com ajuda de alguns amigos na internet.

Há...sim..um detalhe! Usamos falar em realizar nossos sonhos, aqui estamos descobrindo sobre viver estórias (Irreal) viver uma estória dormindo, não sonhar como planejar um desejo para realizar no futuro, entendidos? Então vamos em frente!

sonho

Aprenda a pronunciar

substantivo masculino

  1. 1.

ato ou efeito de sonhar.

  1. 2.

conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono.

No entanto, na maioria dos casos, seus sonhos são classificados da seguinte forma:

  • SONHOS CRIATIVOS. ...
  • SONHOS LÚCIDOS. ...
  • SONHOS MÍSTICOS. ...
  • SONHOS PREVISÍVEIS. ...
  • SONHOS REPETITIVOS. ...
  • SONHOS COM NÚMERO

 

Definir o que é um sonho não é tarefa fácil. Simplificando, é aquilo que você vê e escuta enquanto dorme. No livro "A Interpretação dos Sonhos", o criador da psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939), argumentou que os sonhos são mensagens do inconsciente sobre os desejos reprimidos. Já Carl Jung (1875-1961), colega de Freud que contestou muitas de suas ideias, sugeriu que os sonhos tinham uma finalidade: seriam uma tentativa da própria consciência para regular e compensar situações vividas.

Os sonhos ficaram no imaginário de diversos pensadores por muito tempo, mas foi somente nos anos 1950 que o processo onírico ganhou mais análises científicas, impulsionadas pela descoberta do sono REM (sigla para rapid eye movement, ou movimento rápido dos olhos) por pesquisadores da Universidade de Chicago. É nessa fase que a atividade cerebral está mais agitada, ocasionando os sonhos mais vívidos.

A partir desse avanço, surgiram mais hipóteses para a função dos sonhos. A mais difundida é que eles servem para a consolidação de memórias. “No sono, revivemos o que aconteceu no dia, associando com experiências passadas”, diz Gabriel Pires, médico e pesquisador do Instituto do Sono. “Mas há uma discussão teórica sobre o que é exatamente o sonho: o evento fisiológico do processamento de memória ou a percepção dele?”

Para o neurocientista Sidarta Ribeiro, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, autor do recém-lançado "O Oráculo da Noite" (Companhia das Letras), os sonhos são um aprendizado “lento e gradual que provavelmente começa no útero materno, com a formação das primeiras representações sensoriais na fronteira do corpo com o mundo exterior”.

A história do sonho
Acredita-se que a história do sonho seja paralela à da presença de vida na Terra. “Os sonhos evoluíram depois de um longo processo de desenvolvimento do sono, ainda no início da vida multicelular”, aponta Sidarta Ribeiro.

Registros históricos mostram que as civilizações mais antigas já os interpretavam como ensinamentos de antepassados ou profecias. É o caso da história que envolve a morte do imperador romano Júlio César: sua esposa, Calpúrnia, teria relatado um sonho com o assassinato do marido um dia antes do acontecido, no ano de 44 a.C. “Essa era a ferramenta que os humanos tinham para tentar prever o futuro”, comenta Ribeiro. “Sonhos são reflexo do passado, mas, ao mesmo tempo, aquilo que de fato poderia acontecer no futuro.”

Mas a ciência não consegue dizer o porquê de cada elemento, como preza o conhecimento popular [confira lista abaixo]. “Não existe nenhum diagnóstico clínico que pode atribuir significado ao sonho”, destaca Gabriel Pires.

 

Sonhos com animais
Conheça os bichos mais associados com buscas de sonhos na internet brasileira

 

1.    Cobra
Levantamento da SEMrush, empresa de marketing digital, aponta que entender o significado de sonhos com serpentes é a principal busca online dos brasileiros no segmento. Foram 1,4 milhão de pesquisas de janeiro de 2018 a julho de 2019.

 

2.    Rato
A diferença entre o primeiro lugar e o segundo é gritante: no mesmo período, foram 335 mil buscas para saber o que representa sonhar com roedores. Na sabedoria popular, a presença do animal poderia indicar algo negativo.

 

3.     

3. Sapo
No período da pesquisa, cerca de 292 mil buscas foram realizadas para tentar entender o significado de sonhos com o anfíbio. Assim como no caso do rato, o conhecimento popular interpreta a presença do animal como algo negativo.

 

4.    Peixe
Espécies de água salgada e doce também têm seu espaço no imaginário dos brasileiros: foram 236 mil buscas detectadas pelo estudo da SEMrush. Já nesse caso, a teoria popular sugere que o bicho simboliza boas notícias.

 

5. Aranha
Os aracnídeos ficaram na quinta posição no levantamento, com um total de 235 mil pesquisas. Outros animais, como cachorro, escorpião, gato e até piolho, entram no ranking, nesta ordem, respectivamente.

 

As explicações parte aqui informadas foram colhidas na famosa revista digital Galileu, mais informações ver;

 

O SONHO DE NABUCODONOSOR INTERPRETADO POR DANIEL.

Vamos lá, deixa a preguiça de lado e veja o que diz a Palavra de Deus:

 

E no segundo ano do reinado de Nabucodonosor, Nabucodonosor teve sonhos; e o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono. Daniel 2:1

Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu. Daniel 2:19

Então Arioque depressa introduziu a Daniel na presença do rei, e disse-lhe assim: Achei um homem dentre os cativos de Judá, o qual fará saber ao rei a interpretação. Daniel 2:25

Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível.
A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre;
As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro.
Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.
Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra.
Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei.
Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória.
E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro.
E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra.
E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços.
E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois viste o ferro misturado com barro de lodo.
E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil.
Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.
Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,
Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.
Então o rei Nabucodonosor caiu sobre a sua face, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe oferecessem uma oblação e perfumes suaves.
Daniel 2:31-46

 

O PROFETA JOEL

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Joel 2:28

A profecia de Joel que se refere ao sonho deu-se o cumprimento na descida do Espírito Santo, entendemos que o Espírito Santo é o instrumento para interpretação quando Deus nos traz revelações através dos sonhos.

Há diferença entre visão e sonho, não vamos ser específicos em visões porque nosso assunto é SONHOS, note que Deus se comunica conosco agindo diretamente no cérebro independente de nossos sentidos, o cristão que não acredita em revelação não aprendeu nada da Palavra de Deus, está tudo muito claro no Antigo e no Novo Testamento.

A episódios na Bíblia que nos chama a atenção;

BALAÃO.

Então o anjo do Senhor passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda.
E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão.
Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?
E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria.
E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.
Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face.
Números 22:26-31

Muitas são referencias que alicerçam essa possibilidade, imagine o que acontecia na cabeça dos profetas, principalmente Daniel, Ezequiel, Isaías, o Apostolo João no Apocalipse.

O que vemos aqui?

Deus colocou recursos no cérebro da jumenta fazendo-a raciocinar e falar, depois colocou sua imagem diretamente no cérebro de Balaão, há situações que a pessoa contemplava a visão e as pessoas ao seu redor não viam nada. Paulo a caminho de Damasco via e ouvia Jesus Cristo, mas os soldados que o seguia não viram nada, noutra situação Deus queria Paulo evangelizando e passando a Macedônia, e a revelação foi; se apresentou em visão diante dele um homem com trajes macedônio, e Paulo entendeu!

 Outra passagem interessante foi a revelação com Ananias;

E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
Atos 9:8,9    E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
Atos 9:10,11

 

Vamos sair dessa sequência e voltar ao nosso tema.

 

Somos tão incrédulos que precisamos estar dormindo para ouvir Deus falar, mas, é mesmo a bondade e misericórdia que Deus tem conosco.

Os cinco primeiros livros da Bíblia são conhecidos como Pentateuco, os cinco livros escritos por Moisés, porém, vamos pedir para você ler com atenção o capítulo 11 de LEVÍTICO, são apenas 47 versículos.

Temos em mente o seguinte; quando eu sonho com um animal que a Bíblia diz que é impuro, devo associar as fontes espirituais malignas, quando sonhar com animais puros devo associar as fontes do bem.

Exemplo: No sonho eu estava sonhando com cobras, ela está associada ao diabo, um porco ou um corvo.

No sonho estava vivendo uma situação que via muitas pombinhas, ovelhas branquinhas e inocentes, é claro que algo bom vai acontecer! E assim vai.

 

INTERPRETAÇÃO .

A interpretação deve ser correta, pois, posso tomar decisões importantes e se arrepender depois! Que fazer?

Ora! Como já vimos na primeira parte dessa conversa relata sobre os SONHOS NATURAIS, na segunda parte SONHOS ESPIRITUAIS, não podemos espiritualizar sonhos sem primeiro orar e esperar que Deus dê a resposta, os homens e mulheres de Deus não falavam de si mesmo, mas convictos porque já tinham a resposta do céu.

 

 

RESUMO.

Eu acredito nos sonhos espirituais, tenho 70 anos de idade, 40 no meu ministério, sou batizado no Espirito Santo, pedi a Deus o dom para interpretar sua Palavra e já tive várias experiências com o sobrenatural, amo a Palavra de Deus mais que minha vida e não vou desistir por causa do “No mundo tereis aflições”  O Senhor é MARAVILHOSO.





























Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.