VACAS GORDAS E MAGRAS Como sobrar dinheiro no final do mês(Leia até o final)

 








VACAS GORDAS E MAGRAS

Como sobrar dinheiro no final do mês(Leia até o final)

Um grande homem da história de Israel ficou famoso por estar na Bíblia também pelas suas obras, é a grande inspiração para as famílias cristãs em relação as economias do lar, uma boa administração é a base do sucesso.

Não vamos aqui dar aula de economia ou administração de uma empresa, não temos capacidade para tal, mas podemos achar recursos na Bíblia, pois, ela foi inspirada por Deus, seu conteúdo tem resposta para qualquer situação na vida humana.

(Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12)

 

VACAS GORDAS E MAGRAS.

 

O SONHO DE FARAÓ:

Então disse Faraó a José: Eis que em meu sonho estava eu em pé na margem do rio,
E eis que subiam do rio sete vacas gordas de carne e formosas à vista, e pastavam no prado.
E eis que outras sete vacas subiam após estas, muito feias à vista e magras de carne; não tenho visto outras tais, quanto à fealdade, em toda a terra do Egito.
E as vacas magras e feias comiam as primeiras sete vacas gordas;
E entravam em suas entranhas, mas não se conhecia que houvessem entrado; porque o seu parecer era feio como no princípio. Então acordei.
Gênesis 41:17-21.

 

A EXPLICAÇÃO DO SONHO.

E eis que vêm sete anos, e haverá grande fartura em toda a terra do Egito. (As vacas gordas)
E depois deles levantar-se-ão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra; (As vacas magras)
E não será conhecida a abundância na terra, por causa daquela fome que haverá depois; porquanto será gravíssima.
Gênesis 41:29-31

 

O CONSELHO DE JOSÉ:

Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito.
Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura,
E ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem o trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem.
Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome.
E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos.
Gênesis 41:33-37.

 

A DECISÃO DE FARAÓ:

E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?
Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.
Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.

E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.
E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito.
E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito.
Gênesis 41:38-44.

 

A FARTURA CHEGOU:

E José era da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito.
E nos sete anos de fartura a terra produziu abundantemente.
E ele ajuntou todo o mantimento dos sete anos, que houve na terra do Egito; e guardou o mantimento nas cidades, pondo nas mesmas o mantimento do campo que estava ao redor de cada cidade.

Assim ajuntou José muitíssimo trigo, como a areia do mar, até que cessou de contar; porquanto não havia numeração.. Gênesis 41:45-52

 

O TEMPO DA ESCASSEZ CHEGOU!

Então acabaram-se os sete anos de fartura que havia na terra do Egito.
E começaram a vir os sete anos de fome, como José tinha dito; e havia fome em todas as terras, mas em toda a terra do Egito havia pão.
E tendo toda a terra do Egito fome, clamou o povo a Faraó por pão; e Faraó disse a todos os egípcios: Ide a José; o que ele vos disser, fazei.
Havendo, pois, fome sobre toda a terra, abriu José tudo em que havia mantimento, e vendeu aos egípcios; porque a fome prevaleceu na terra do Egito.

E de todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José; porquanto a fome prevaleceu em todas as terras.
Gênesis 41:53-57

 

Se você,

prestou atenção na leitura deve ter notado a mensagem, vemos falta dessa administração em muitas famílias brasileiras.

Há uma palavrinha chamada” CRISE” qual muitos desprezam essa realidade. Há outra palavra conhecida como ESSENCIAL, são coisas que não deve faltar ou despesas inevitáveis, alimento, contas de água e luz e até mesmo algumas prestações de compras que você julgou necessário. Tem uma outra palavra conhecida como “OSTENTAÇÃO” ;

(A ostentação é o ato de, com muito excesso e orgulho, exibir realizações, posses ou habilidades de si próprio. com vaidade e pompa, bens, direitos ou outra propriedade, normalmente fazendo referência à necessidade de mostrar luxo ou riqueza. Wikipédia )

Em outras palavras, pessoas adquirem coisas para mostrar riqueza, que são adquiridas sem nenhum planejamento, estourando limites de cartões e usando recursos destinados a outra área de maior carência. A consequência é drástica, cruel para pessoas voltadas para ostentação

Como percebeu “A BOA ADMINISTRAÇÃO É A BASE DO SUCESSO”

 

Como percebeu, as vacas tem algumas interpretações em sua mensagem figurativa, por exemplo no Livro de Amós 4.1 as vacas simbolizam as mulheres ricas da alta sociedade;

Ouvi esta palavra vós, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, que oprimis aos pobres, que esmagais os necessitados, que dizeis a vossos senhores: Dai cá, e bebamos. Amós 4:1

Em Genesis 41 (Nosso estudo) no sonho de Faraó a VACA GORDA representou fartura, muita comida, já a VACA MAGRA simbolizou fome, escassez, na revelação á José Deus revela o futuro, a crise que iria afetar toda a terra naquela época.

 

VIDA PRÁTICA.

 

COMO FAZER SOBRAR DINHEIRO NO FINAL DO MÊS?


Como diz: “Cada caso é um caso”


Se sua renda familiar arrecada 4.000 é claro e evidente que as despesas não podem ultrapassar, veja esse exemplo:


O COFRE TEM DUAS PORTAS, UMA DE ENTRADA E OUTRA DE SAÍDA, QUANDO PAROU DE ENTRAR FECHA-SE A PORTA DE SAÍDA, e não é fácil! O racionamento é doloroso, todos participam.

 

RACIONAMENTO COLETIVO.

 

Coletivo porque todos os membros da família devem cooperar, uma família deve ter o hábito de fazer reuniões, colocar na mesa a contabilidade, entradas e saídas e as sobras, qualquer investimento será aberto ás sugestões e convencer a mesa que minhas despesas são essenciais. Todos os gastos tem data marcada, tal como viagens de férias, trocar o carro, reformar a casa, no decorrer do ano há períodos (Vaquinhas gordinhas) que entra uma grana extra, então aí é o momento de pensar no investimento, despesas fora de época é um grande risco, dividas com cartões, prestações, nada mais que um LOBO FAMINTO, seguido de preocupação, falta de paz, e outros problemas que são causados. (A VACA MAGRICELA)

 

O EXEMPLO DE JOSÉ:

 

Trabalhar bastante e adquirir ganhos extras e guardar as sobras, porque o dia da crise irá chegar e quando chegar você vai superar e ajudar as pessoas do seu meio. (Não esqueça do cofre)

 

VAMOS ASSOCIAR UMA PARÁBOLA DE JESUS.

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Lucas 12:16-20

 

CUIDADO! NÃO HÁ CONTEXTO com essa passagem, Jesus está ensinando aqui sobre pessoas que só pensam nesta vida.

(E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
Lucas 12:15)

Nosso raciocínio aponta a necessidade de uma boa administração qual faz parte dessa vida e cada membro da família tem responsabilidade com o sucesso financeiro.

.

.

.

.

 

 






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.