LENDO A BÍBLIA.

 


LENDO A BÍBLIA.

 

PREFÁCIO  Prefácio significa; texto preliminar no princípio de uma obra, escrito pelo autor (para explicar as motivações da escrita, a forma como o texto está organizado, etc., ) ou por outrem, que geralmente faz uma apreciação da obra; introdução; preâmbulo; prefação. 

A BÍBLIA= O LIVRO DOS LIVROS, Bíblia corresponde á BIBLIOTECA, sua origem na cultura dos judeus, nessa sequência 66 livros.

·       Antigo Testamento – com 39 livros

·       Novo Testamento – com 27 livros

 

Línguas. Hebraico- Aramaico- Grego.

 

Apesar de tudo, a Bíblia pode ser e continua a ser traduzida. O texto completo já foi traduzido para umas 700 línguas, de um total de mais de sete mil línguas que ainda existem. O Novo Testamento já está disponível em mais de 1500 línguas. A Bíblia sempre foi e continua como o livro mais traduzido em todo o mundo. É líder absoluta em publicação.

 

Deus é o autor da Bíblia, ela é conhecida como PALAVRA DE DEUS, é Deus falando através da escritura, ou escrita. A Bíblia é para ser aceita como regra de fé e prática, a PALAVRA é o próprio Jesus Cristo, confira;

 

No princípio era o Verbo (PALAVRA), e o Verbo (PALAVRA) estava com Deus, e o Verbo (PALAVRA) era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
João 1:1-3

 

Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem. Hebreus 11:3

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
Hebreus 4:12

 

Uma pergunta que muitos fazem;

“Já li a bíblia toda e Não consigo entender sua mensagem”.

 

Uma resposta provável;

Como já percebeu a Bíblia é uma biblioteca, são livros de época e culturas diferentes, há duas interpretações; através dos recursos naturais ou com ajuda sobrenatural, preferindo todos os recursos. A teologia;

Qual é o significado da teologia?

Logos λóγος é palavra, estudo; disso deriva Teologia como estudo sistemático da palavra, análise, discurso sobre algo. Teologia é o estudo sistemático sobre a divindade, sua essência, atributos e existência.

 

 Quanto ao recurso sobrenatural requer uma busca incansável pela fé, oração e santificação a favor da interpretação da Sagrada Escritura, estando envolvido no sobrenatural empenha-se a ler a Bíblia.

 

BÍBLIA, UM LIVRO FECHADO.

 

Um dos grandes inimigos da aprendizagem é a PREGUIÇA, esse sintoma abrange a maioria que se defendem afirmando que aprende do Espírito Santo, prefere uma etiqueta religiosa obedecendo tradições criadas por uma interpretação humana, chamado FARISAÍSMO.

Outro detalhe é a falta do interesse pela aprendizagem, para alguns a bíblia sai da estante para a igreja, volta da igreja para a estante, e outros usam a bíblia para guardar lembretes, contas a pagar, dinheiro de oferta, entre outras coisas, e nada mais além disso.

 

 

UMA BOA IDÉIA PARA QUEM DESEJA LER.

 

1-   Na primeira vez devo ler toda a bíblia como um livro comum de Gênesis ao Apocalipse, provavelmente de 2 á 3 capítulos diários

2-   Depois de ler como um livro comum irei ler no mínimo três vezes o Evangelho segundo escreveu Lucas.

3-   Estando familiarizado com o Evangelho de Lucas darei sequência lendo Atos dos Apóstolos para conhecer os fundamentos da Igreja de Cristo.

4-   Já embalado na leitura irá até o livro de Judas (Não leia Apocalipse por enquanto) por que não? O Apocalipse é um livro que deve ser estudado depois de um panorama do Antigo Testamento, por ser um livro escatológico deverá ser estudado em conjunto com os profetas maiores.

5-   Mateus, Marcos e João a princípio comparar sua mensagem principal entre eles, para posteriormente se agregado a leitura no geral

 

A LEI E OS PROFETAS.

 

Assim é chamado o Antigo Testamento, o AT para compreensão do aprendiz deverá ser estudado a luz de alguns livros do Novo Testamento.

Exemplo;

Carta aos Hebreus fala sobre a lei, iremos ler o livro de Levítico e Deuteronômio.

Nos Evangelhos aprendemos sobre o ministério terreno de Jesus, iremos ler o Profeta Isaias.

Apocalipse vamos ler Ezequiel e Daniel.

A princípio aparenta impossível, mas não deve deixar desanimar pela impressão da impossibilidade, quando perceber já estará ensinando outros.

 

HERMENÊUTICA –

ORIGEM

ETIM gr. hermēneutikḗ (sc. tékhnē) 'arte de interpretar' < hermēneutikós,ḗ,ón 'relativo a interpretação, próprio para fazer compreender', prov. por infl. do fr. herméneutique (subst.) 'arte de descobrir o sentido exato de um texto; interpretação, em sentido teológico; interpretação do que é simbólico'

A Hermenêutica reúne regras para interpretação do texto bíblico e ser aplicado como doutrina em relação a nossa vida com Deus.

 

HOMILÉTICA –

 

Homilética é considerada a arte de pregar, ou seja, utilizar os princípios da retórica com a finalidade específica de falar sobre o conteúdo da bíblia sagrada cristã. Etimologicamente, homilética se originou a partir do grego Homiletikos, que por sua vez derivou de homilos, que significa “multidão” ou “assembleia do povo”.

 

ESCATOLOGIA.

 

Escatologia, no sentido de "teoria acerca das últimas coisas que vão acontecer no fim da humanidade", surgiu a partir do grego éskhatos, que significa "extremo" ou "último", que agregado ao sufixo logia (estudo), forma o significado literal de "estudo das últimas coisas". (As profecias da bíblia estão na linha do tempo, uma parte se cumpriu, outra está se cumprindo e outras vão se cumprir)

 

 

ÉTICA CRISTÃ –

 

Ética cristã são os princípios estabelecidos e considerados pela Igreja, com o objetivo de tornar os ensinamentos da Igreja como padrões para agir na sociedade, nos relacionamentos interpessoais, na pregação e deve fazer parte na vida prática.

 

TESTEMUNHO.

 

 é a declaração ou depoimento de alguém comprovando totalmente alguma coisa. A testemunha cristã dá sinais ou evidências da sua experiência pessoal, vivenciada pela fé em Cristo. De modo geral, testemunho cristão é o relato da vida ou da conversão da pessoa que confessa crer em Jesus Cristo. Testemunho sem palavras, significa a impressão causada para as pessoas que estão próximas, seus atos, palavras, caráter. A aparência declara nossos princípios morais e a fé que professamos.

 

NUNCA DEIXE DE LER A BÍBLIA, A PALAVRA DE DEUS SE RENOVA A CADA DIA.

 

Assim, também vós: quando virdes acontecer estas coisas, sabei que está próximo, às portas.
Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.
Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai.
Estai de sobreaviso, vigiai [e orai]; porque não sabeis quando será o tempo.
Marcos 13:29-33

.

.

.

.

.

.

.




























2 comentários:

Tecnologia do Blogger.