I N O C E N T E S





     INOCENTES

Morre o inocente pelos pecados dos ímpios?

O inocente sofre pelos erros dos pecadores?

Estas e muitas outras perguntas fazemos todos os dias e principalmente quando estamos em aflição sem entender a causa.

Vamos tentar aqui compreender, pois o assunto é extenso e muito difícil de explicar.

Vamos ao texto básico:


Texto


Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém Abraão permaneceu ainda na presença do Senhor.
E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio?
Se houver, porventura, cinquenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram?
Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra?
Então, disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles.
Disse mais Abraão: Eis que me atrevo a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza.
Na hipótese de faltarem cinco para cinquenta justos, destruirás por isso toda a cidade? Ele respondeu: Não a destruirei se eu achar ali quarenta e cinco.
Disse-lhe ainda mais Abraão: E se, porventura, houver ali quarenta? Respondeu: Não o farei por amor dos quarenta.
Insistiu: Não se ire o Senhor, falarei ainda: Se houver, porventura, ali trinta? Respondeu o Senhor: Não o farei se eu encontrar ali trinta.
Continuou Abraão: Eis que me atrevi a falar ao Senhor: Se, porventura, houver ali vinte? Respondeu o Senhor: Não a destruirei por amor dos vinte.
Disse ainda Abraão: Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o Senhor: Não a destruirei por amor dos dez.
Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o Senhor; e Abraão voltou para o seu lugar.
Gênesis 18:22-33

 

Vamos retroceder para o Capítulo 13 de Gênesis.

Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados.
Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda.
Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem-regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar.
Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro.
Gênesis 13:8-11


Pelo visto aqui LÓ ambicioso escolheu Sodoma que depois foi cercado pelos pecados de Sodoma, LÓ fez o investimento da sua vida naquela região vantajosa, houve muita resistência para abandonar Sodoma, a destruição já vai começar LÓ e a família se demorava, mas saíram a tempo, exceto a sua mulher que petrificou e morreu. Abraão já havia livrado LÓ, sua família e seus bens da guerra, assim Abraão novamente negocia com Deus outro livramento para seu sobrinho LÓ. Quando Abraão saiu de sua terra Deus lhe disse que não levasse nenhum parente e isso contribuiu para tantos problemas. Lendo sobre LÓ vemos muitos erros, ao safar-se de Sodoma ficou bêbado e teve relações íntimas com suas duas filhas gerando os Amonitas e Moabitas inimigos de Israel.

 



 

POR QUE JUDÁ E ISRAEL QUANDO RECEBIAM O CASTIGO INDO PARA O CATIVEIRO OS INOCENTES TAMBÉM SOFRIAM A PENA? NÃO HÁ AQUI UMA MENSAGEM DE INJUSTIÇA?                                           

 

Davi unificou o reino, Salomão administrou o reino, depois de Salomão seus filhos Roboão e Jeroboão dividiram o reino, a saber; duas tribos para Roboão e dez tribos para Jeroboão seguindo depois uma sequência de erros, o povo começou a ir para os cativeiros e arrepender-se.


A justiça de Deus é plena, visto que a maioria seriam levados cativos, no cativeiro Deus cuidava dos fiéis, em todo cativeiro estava presente um ou mais profetas do Senhor, os profetas eram santos homens de Deus e também padeciam por estar longe de casa.

Um exemplo interessante foi a maneira que Nabucodonosor permitiu uma vida confortável aos judeus, o cativeiro babilônico durou 70 anos seguindo após pelo governo de outros reinos que vieram após o reino babilônico.

Daniel era homem justo e foi parar na cova com os leões e Deus o livrou na cova e não da cova.

Os três amigos de Daniel foram salvos na fornalha e não da fornalha.

Tudo que Deus faz tem um propósito lógico, sua sabedoria é tão grande que não compreendemos e muita gente fica procurando falhas no Todo Poderoso, ainda bem que ele é misericordioso!

 

Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor,
porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
Isaías 55:7-9

 

 

Coisas que precisamos entender.

 

ADÃO PECOU A HUMANIDADE PAGOU!

Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.
Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.
1 Coríntios 15:21,22   

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

QUAL A CONDIÇÃO PARA NÃO LEVAR A CULPA?

 

Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus,
dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
Marcos 1:14,15

.

Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.
Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.
Romanos 10:8-11

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.


 

 

 

 

 

 


 

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.