EDIFICANDO



 EDIFICANDO.




Romanos 15:1-4

Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos.
Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação.
Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim.
Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

 



Prezados! Grande é a nossa alegria quando participamos da comunidade cristã, nos cultos, nos eventos sociais, quando nos ajudamos levando as cargas uns dos outros.


É tudo muito claro que ainda vivemos neste corpo onde reside o pecado causando rivalidade para que haja satisfação, é notório para quem lê a Bíblia sobre a administração de Paulo na Igreja que estava em Corinto, uma igreja completa nos dons espirituais, porém, a mais completa em problemas doutrinários, exatamente, o comportamento cristão. Lembrando que os romanos a edificação deveria ser a santificação, e pelo que você vê também nas sete igrejas da Ásia os problemas eram diferentes entre elas.


O nosso propósito aqui é te levar ao patamar do comportamento na comunidade, COMO DEVO CONTRIBUIR PARA A EDIFICAÇÃO!

 



A SABER, em uma comunidade selecionamos três características;


1-SINCERO – 2-BAJULADOR – 3-CRÍTICO.



1 - SINCERO.

O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade;
o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho;
o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao Senhor; o que jura com dano próprio e não se retrata;             
Salmos 15:2-4



FALAR A VERDADE;

Qual verdade? A sua ou a de Deus? Precisamos de entendimento ao dirigir qualquer palavra, se vamos pecar devemos escolher entre a mentira e a omissão da verdade, muitas vezes pecamos por omissão para proteger a verdade, em outras palavras; Para não ferir o meu irmão é melhor ficar calado e esperar uma oportunidade. (Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. Provérbios 25:11)

A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Provérbios 15:1



A fórmula para edificar uma pessoa é primeiro conhecer as reações da pessoa que deseja ajudar, lembrando que não posso ferir, não posso mentir, omitir se for preciso, há verdades que podem esperar ou a precipitação irá ruir a casa e não edificar.


O ESTADO EMOCIONAL, do ouvinte está escondido, nossas mentes estão aparelhadas por um forte escudo que rebate a palavra em forma de resposta em defesa do EGO, por isso é necessário escolher o melhor momento e ganhar a simpatia do ouvinte, depois disso a palavra da verdade causa efeitos importantes.

 

 

2 – BAJULADOR.

Significado de Bajulador

substantivo masculino Adulador; aquele que elogia as qualidades de outra pessoa com algum tipo de interesse pessoal: o bajulador da empresa não consegue sua promoção. Puxa-saco; quem bajula, adula, enaltece exageradamente alguém.

 

 

 

Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos:
Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus.
Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.
Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas.
Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens.
Mateus 23:1-7

 

 

É MUITO BOM OUVIR ELOGIOS, mas, no seio da Igreja tem a ala dos BAJULADORES, há um grande perigo fazer falsos elogios para ganhar a atenção, muitas vezes sem perceber um falso elogio terá fortes efeitos, pois, o receptor passa a acreditar que sua área que precisa de disciplina em vez disso é elogiado, essa atitude vai corromper seu aprendizado trocando um defeito por uma boa qualidade. Todos os departamentos de uma comunidade existem defeitos a serem corrigidos, por isso a ajuda deve vir na ordem correta, se não tem coragem de apontar o que deve ser corrigido, também não faça elogios, essa será uma atitude nobre. Mas....sempre haverá BAJULADORES.

 

(Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Efésios 4:25)

 

 

 

3 – CRÍTICO.

 

A CRÍTICA, está colocada em duas posições; CONSTRUTIVA e DESTRUTIVA. Vamos comparar a crítica definida em uma palavra de Jesus:

 

(Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;
e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
Mateus 7:24-27)

 

 

Edificação sobre a rocha e edificação sobre areia.


Vamos classificar:

 

CRÍTICA CONSTRUTIVA = A casa edificada sobre a rocha.

CRÍTICA DESTRUTIVA= A casa edificada sobre a areia.

 

A maioria das pessoas que estão na construção civil sabem que toda edificação tem uma base sólida, alicerce, fundamento, cada edificação deve ser planejada no padrão de segurança. Vamos tentar reunir um entendimento das consequências de uma crítica construtiva ou destrutiva, fique conosco.

 

CONSTRUTIVA. (Rocha)

Bem sabemos que não podemos misturar ou generalizar uma única coisa, a crítica construtiva é aquela que irá me ajudar a corrigir as falhas, na pregação, no louvor, ou qualquer setor que estive sob meu domínio. Devemos aceitar uma correção quando vem de alguém que domina bem aquilo que faço com defeitos.

Todo pregador, músico, cantor devem ter a humildade e reconhecer que precisa de ajuda, sempre haverá alguém mais experiente pronto a ensinar através da crítica.

 

 

DESTRUTIVA. (Areia)

 

A palavra já diz; DESTRUTIVA. Assim como as correntes de águas derrubam a casa edificada na areia, essa crítica corrompe o ânimo, a alegria, a esperança daquele que está no caminho do sucesso. Normalmente pessoas são tomadas pelo espírito da inveja e acreditam assim; “EU NÃO POSSO ELE TAMBÉM NÃO PODE” a crítica destrutiva sempre vem de pessoas feridas, amarguradas, desprovidas da razão, sempre procurando falhas nas pessoas para condenar, espalhar conversas maldosas, não ouvem a verdade e desinteressadas em uma conversão genuína.

 

 

RESUMO.

 

Entre muitas coisas em uma comunidade deparamos com muitos problemas, dizia um certo pastor; “Onde tem gente, tem problemas” já imaginou os pastores que administram pessoas? Lidar com temperamentos, comportamento entre todos os desafios para manter uma Igreja ativa?

...........DEUS TE ABENÇOE.....PODE ME CRITICAR....NÃO LIGO.

.

.

.

.

.

.

.

.

.









Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.