FERIDAS EMOCIONAIS..
FERIDAS EMOCIONAIS..
Feridas emocionais são dores psicológicas profundas e duradouras, como traumas e sofrimentos, resultantes de experiências negativas não processadas na infância que afetam a saúde mental, os relacionamentos e o comportamento na vida adulta.
Quais são os sinais de feridas emocionais?
Quais são os sinais de feridas emocionais? Um dos sinais mais comuns de feridas emocionais é o isolamento social. Se uma pessoa costumava ser sociável e extrovertida e se torna reclusa, evitando interações sociais, pode ser um sinal de transtornos emocionais
As sete feridas emocionais, baseadas no livro de Lise Bourbeau e abordadas em diversas outras fontes, são a rejeição, abandono, humilhação, traição, injustiça, medo do desconhecido (ou desconhecido) e fracasso, cada uma com origens na infância e que moldam a personalidade e os comportamentos na vida adulta.
Essas feridas são cicatrizes invisíveis que impactam a autoconfiança, os relacionamentos e o bem-estar, mas podem ser curadas com autoconhecimento, terapia e autoaceitação.
As Sete Feridas Emocionais.
Ferida da Rejeição:
Surgida quando a criança não é aceita como é, gerando um sentimento de invisibilidade e a necessidade de ser aprovado.
Ferida do Abandono:
Ocorre na ausência de apoio e atenção dos pais, resultando em solidão, dependência e medo de ficar só.
Ferida da Humilhação:
Gerada por situações de chacota ou exposição, tornando o adulto inseguro em relação à sua aparência e prone a comportamentos autodestrutivos.
Ferida da Traição:
Originada por promessas quebradas, que ensinam a criança a desconfiar das pessoas e buscam controlar tudo.
Ferida da Injustiça:
Desenvolvida quando a criança é punida ou tratada de forma injusta, levando o adulto a ser frio, perfeccionista e a ver o afeto como fraqueza.
Ferida do Medo do Desconhecido:
Sente o medo de não ser acolhido em situações novas ou assustadoras, desenvolvendo-se em adultos que se sentem incapazes de lidar com o incerto.
Ferida do Fracasso:
Nasce da frustração, da sabotagem e da falta de reconhecimento, transformando-se em adultos que se sentem incapazes e com grande medo de errar.
Como Curar as Feridas Emocionais
Autoconhecimento:
Reconhecer a existência das feridas é o primeiro passo para a cura.
Autoaceitação:
Trabalhar o valor próprio e compreender suas qualidades é essencial para virar a página.
Busca por apoio profissional:
Um terapeuta ou psicólogo pode ajudar a entender as dores e aplicar o tratamento adequado.
Práticas de bem-estar:
Atividades como meditação, exercícios físicos e escrita terapêutica podem acalmar a mente e promover a cura.
Desenvolver resiliência:
Fortalecer a capacidade de lidar com as adversidades e promover o perdão também são importantes.
Outra forma de cuidar de feridas emocionais é por meio da prática de atividades que promovem o bem-estar mental, como meditação, exercícios físicos e escrita terapêutica. Elas ajudam a acalmar a mente, reduzir o estresse e promover a cura emocional. A leitura da Bíblia tem auxiliado a muitos cristãos , aprovado pela comunidade evangélica.
Qual a pior ferida emocional?
Ferida de Rejeição: “Eu Nunca Sou Bom o Suficiente”
A Rejeição, por sua vez, é uma das feridas emocionais mais profundas. Portanto, quem sofre com essa ferida tende a sentir que nunca é bom o suficiente, além de buscar constantemente a aprovação dos outros.
Para curar a ferida do abandono, é preciso reconhecer a dor e a dor que ela causa, fortalecer a autoestima, desenvolver a autonomia emocional e buscar apoio profissional, como a terapia, que pode auxiliar na ressignificação do trauma e na construção de relações saudáveis.
Isaías 53: 1.
QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
2. Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
3. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
😒🙏🏽
Lucas 23: 44.
E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol;
45. E rasgou-se ao meio o véu do templo.
46. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.
47. E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo.
48. E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos.
49. E todos os seus conhecidos, e as mulheres que juntamente o haviam seguido desde a Galileia, estavam de longe vendo estas coisas.
😊🙏🏽
Nenhum comentário: