ANGEOLOGIA.
ANGEOLOGIA.
Angiologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata clinicamente as doenças do sistema circulatório, que inclui as artérias, veias e vasos linfáticos.
Ela atua principalmente com tratamentos não cirúrgicos, como medicação e orientação de hábitos de vida, mas trabalha em conjunto com a cirurgia vascular, que é responsável pelos procedimentos cirúrgicos necessários para corrigir problemas vasculares.
O que a angiologia estuda e trata
Sistema circulatório:
Acompanha e trata doenças que afetam as artérias e veias, responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio e nutrientes por todo o corpo.
Sistema linfático:
Cuida dos vasos linfáticos, que desempenham um papel crucial na defesa do organismo contra doenças e infecções, ajudando também a manter o equilíbrio de fluidos.
Principais doenças:
Inclui o tratamento de condições como varizes, aneurismas, insuficiência venosa e obstruções arteriais.
Como a angiologia funciona
Diagnóstico:
O diagnóstico começa com a conversa sobre o histórico do paciente e seus hábitos, um exame físico detalhado e, se necessário, a solicitação de exames complementares como o eco Doppler, angiografia, ressonância magnética, entre outros.
Tratamento clínico:
O foco do tratamento é clínico, podendo envolver prescrição de medicamentos, uso de meias de compressão e a correção de hábitos de vida, como alimentação, atividade física e tabagismo.
Tratamento cirúrgico:
Se o tratamento clínico não for suficiente, o angiologista encaminha o paciente para um cirurgião vascular, especialista responsável pelos procedimentos cirúrgicos.
Quando procurar um angiologista
- É recomendado procurar um angiologista para exames de rotina e prevenção de doenças vasculares.
- Busque ajuda médica ao apresentar sintomas como: dor, inchaço, sensação de peso, cãibra, dormência ou formigamento nas pernas, varizes visíveis ou veias com coloração mais azulada/roxa.
https://hsmcidadeocidental.com.br
Cerca de 38% da população brasileira sofre com varize
Conheça mais sobre os tratamentos, e a importância de ir ao médico angiologista fazer o check-up anual
Está ficando difícil permanecer parado em pé, sentado ou deitado por algum tempo sem sentir dor?
Esse é um sintoma comum de que a saúde do sistema circulatório precisa de atenção com urgência.
Dores nas pernas, cãibras, formigamento, dormência, inchaço, sensação de peso e feridas que nunca cicatrizam são sintomas de doenças vasculares e motivos para procurar atendimento.
E aqui, no Hospital Santa Maria Cidade Ocidental, tem especialista para cuidar de você.
Saiba mais sobre essa especialidade médica que surgiu da necessidade de distinguir as doenças vasculares das doenças do coração e que vai muito além do tratamento de varizes pelo corpo.
O que é angiologia?
Angiologia é a especialidade médica dedicada ao estudo, prevenção e tratamento de doenças que afetam o sistema circulatório, que é composto por vasos linfáticos e vasos sanguíneos, que são as artérias e veias.
Surgiu a partir de uma reformulação acerca das patologias cardiocirculatórias, quando estudiosos da área concluíram que seria melhor separar as doenças cardiovasculares, que ficaram subordinadas à cardiologia, das enfermidades circulatórias, que deu origem à angiologia.
E aqui no Brasil, além da graduação em Medicina, são necessários dois anos de Residência Médica em Angiologia e a aprovação na SBACV – Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular para a obtenção do título de médico angiologista ou ainda médico vascular.
Como funciona?
O diagnóstico das doenças vasculares começa pela escuta das queixas do paciente durante o atendimento. Histórico familiar, rotina e estilo de vida também são considerados para avaliar as enfermidades visíveis e também na prevenção das doenças silenciosas.
Também envolve um exame físico detalhado, como medição da pressão arterial e frequência cardíaca, e exames complementares, como hemograma completo, colesterol e glicemia. Também para identificar possíveis bloqueios no sistema circulatório pelo corpo, a consulta pode incluir a palpação, principalmente dos membros inferiores e região da virilha.
Homens e mulheres podem sofrer de varizes, inchaços e feridas que demoram para cicatrizar
E dependendo de cada caso, o médico angiologista avalia a necessidade do uso de medicamentos, realização de cirurgia e envolvimento de equipe médica multidisciplinar para o tratamento de doenças, como cardiologista, neurologista, endocrinologista e outros especialistas.
Quais os benefícios?
De acordo com dados de agosto do ano passado da SBACV, cerca de 38% da população brasileira sofre com varizes. Mulheres, pessoas obesas e idosos têm mais predisposição à doença, mas, homens de diferentes faixas etárias também podem desenvolver o problema. O principal ponto é que, sem tratamento adequado, as varizes podem evoluir para complicações mais severas.
E tem mais.
As doenças vasculares muitas vezes são silenciosas e surgem sem apresentar quaisquer sintomas. Portanto, ao realizar check-up regularmente é possível diagnosticar as enfermidades em estágio inicial ou ainda identificar doenças pré-existentes, o que contribui para uma recuperação saudável.
Além da questão estética em razão das varizes, a consulta com o médico angiologista pode ajudar a prevenir a tempo um aneurisma, trombose, embolia, aterosclerose ou mesmo um AVC – acidente vascular cerebral.
Quando procurar o angiologista?
Muitos pacientes buscam o médico angiologista ou cirurgião vascular para tratar varizes, mas esse especialista é capaz de fazer bem mais pela saúde do sistema circulatório. Em geral, dores nas pernas, cãibras, formigamento, dormência, inchaço, sensação de peso e feridas que nunca cicatrizam são sintomas de doenças vasculares e motivos para procurar atendimento.
LEITURA DIÁRIA..........
Mateus 4: 12.
Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galileia;
13. E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali;
14. Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz:
15. A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galileia das nações;
16. O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; e, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou.
17. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
18. E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores;
19. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
20. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.
21. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;
22. E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.
23. E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
24. E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, oprimidos por várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava.
25. E seguia-o uma grande multidão da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judeia, e de além do Jordão.
👩🦱👦🏻👨🏽🦱👨🏽🦱🧑🏽👨🏽🦳👩🏽🦳🧔🏼👨🏽🦱👳🏻♂️👩🦲12.

Nenhum comentário: