A FOME.
A FOME.
Fome pode referir-se tanto a um mecanismo fisiológico de sobrevivência do corpo, um sinal de que o organismo precisa de alimentos, quanto a uma condição social de escassez grave e generalizada de alimentos, que leva à desnutrição e pode ser fatal.
O que é a fome no corpo humano?
Sem acesso à fonte energética que vem da alimentação, a curto prazo o corpo busca retirar energia armazenada na gordura corporal ou dos músculos. O estado no qual o organismo sente carência de nutrientes e vitaminas, comprometendo o bem-estar e saúde de um indivíduoé denominado fome.
A definição de fome
A fome é a forma mais grave e catastrófica de crise de fome, resultante da escassez extrema de alimentos. É muito rara, mas quando ocorre, significa que há uma escassez extrema de alimentos e que várias crianças e adultos em uma determinada área morrem de fome diariamente.
O que falar sobre fome?
A fome implica graves consequências para os indivíduos, afetando diretamente a sua qualidade de vida e a saúde física e mental. Uma dessas consequências é subnutrição, descrita como a falta de nutrientes, como vitaminas e proteínas, importantes para a manutenção do organismo.
A fome no mundo atinge mais de 700 milhões de pessoas, afetando especialmente a África e a Ásia, com causas complexas como conflitos, desigualdade social, pobreza e mudanças climáticas que criam um acesso desigual a alimentos.
Os resultados são a desnutrição e suas graves consequências para a saúde, o desenvolvimento socioeconômico e a vulnerabilidade social, com a necessidade de políticas públicas para combater o problema e garantir o acesso à alimentação como um direito humano.
O que é a fome
- A fome é a condição fisiológica em que o corpo não recebe nutrientes suficientes para funcionar, levando a problemas como desnutrição, enfraquecimento do sistema imunológico e até a morte.
Causas da fome
Conflitos e instabilidade política:
Guerras e disputas militares prejudicam a produção e a distribuição de alimentos, um dos principais impulsionadores da fome no mundo, de acordo com o Brasil Escola.
Pobreza e desigualdade social:
A desigualdade na distribuição de renda e de recursos impede que a população tenha acesso a alimentos nutritivos, sendo a pobreza uma causa persistente da fome.
Crise climática:
Fenômenos como secas e inundações intensificam a fome, afetando a produção agrícola e a segurança alimentar.
Causas estruturais:
A concentração de terras nas mãos de poucos e a má distribuição dos alimentos e do acesso a eles também são fatores relevantes.
Consequências da fome
Problemas de saúde:
A falta de nutrientes leva à desnutrição, a doenças e à redução da capacidade do corpo de se defender de patologias.
Impacto socioeconômico:
A fome prejudica o desenvolvimento social e econômico, aumenta a vulnerabilidade e a desigualdade.
Como combater a fome
Políticas públicas:
Ações governamentais como transferência de renda, programas de alimentação escolar e o incentivo à agricultura familiar são essenciais para garantir o acesso aos alimentos.
Reforma agrária:
É fundamental uma reforma que distribua melhor as terras, especialmente para aqueles que vivem da produção de alimentos.
Mudança na matriz tributária:
As nações precisam de um sistema tributário que reduza as desigualdades econômicas, taxando grandes fortunas para combater a fome.
A fome, na Bíblia..
Houve fomenaquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fomeera rigorosa. Os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor de nada têm falta. A fomecontinuava rigorosa na terra.
Amós 8:11-12
“Eis que vêm dias”, diz o Senhor DEUS, “em que enviarei sobre a terra fome — não de pão, e sede — não de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. Andarão de mar a mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, mas não a acharão.
A fome é uma das necessidades primordiais do ser humano e, na linguagem bíblica, não significa apenas necessidade urgente de alimento diário, mas de tudo o que o ser humano precisa para viver com dignidade.
O que é ter fome e sede de Deus?
Sentir fome e sede é uma experiência inevitável. Quando ficamos muito tempo sem alimento, nosso corpo começa a queimar reservas de gordura para obter energia. Essa fase afeta nosso humor e clareza mental. Da mesma forma, há sinais evidentes quando nossa alma sente fome e sede de Deus
A Bíbliadiz que “haverá fomes em vários lugares”, conforme Mateus 24 e, no livro de Apocalipse, diz que haverá um tempo de escassez extrema de alimentos, em todo o mundo, de acordo com Apocalipse 6, onde é descrito de forma simbólica, a passagem do “cavalo preto”, por ocasião da abertura do terceiro selo
Como Deus explica a fome?
Diante da multidão, Jesus diz aos discípulos para darem comida à multidão. A fomeé uma das necessidades primordiais do ser humano e, na linguagem bíblica, não significa apenas necessidade urgente de alimento diário, mas de tudo o que o ser humano precisa para viver com dignidade.
Quantas vezes Jesus teve fome na Bíblia?
Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se façam pães
Nos dias de José, no Egito...
Não havia alimento em toda a terra, porque a fome era muito grande. Assim, o povo do Egito e o povo de Canaã desfaleciam por causa da fome. Então José arrecadou todo o dinheiro que havia na terra do Egito e na terra de Canaã, pelo cereal que compravam, e o recolheu à casa de Faraó.
A maior fome em Israel .....
Durante o reinado de Davi, houve uma fome que durou três anos. Davi consultou o Senhor, que lhe disse: "A fome veio por causa de Saul e de sua família sanguinária, por terem matado os gibeonitas".
O rei então mandou chamar os gibeonitas e falou com eles.
Depois da II guerra mundial.....
A última grande fome a atingir a União Soviéticacomeçou em julho de 1946, atingiu seu auge em fevereiro-agosto de 1947 e depois diminuiu rapidamente em intensidade, embora ainda houvesse algumas mortes por fome em 1948.
FOME.
As informações não param de chegar, a fome parece algo que faz parte da humanidade ..
Para recordar...
Gênesis 2: 1.
ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
2. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. 3. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
4. Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus, 5. E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
6. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
7. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
8. E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
9. E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. 10. E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
11. O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
12. E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
13. E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. 14. E o nome do terceiro rio é Hidequel; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.
15. E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
.
.
.
AQUELE que acredita nas Escrituras Sagradas tem sempre viva a esperança de morar em um lugar perfeito onde não há fome e suas consequências.
————-
Nenhum comentário: