DINHEIRO LIBERADO.


DINHEIRO LIBERADO.


Visão geral criada por IA

A história do dinheiro começa com o sistema de trocas e escambo, evoluindo para o uso de objetos valiosos como conchas e sementes, e depois metais.


O QUE É ESCAMBO?

Escambo é uma troca direta de bens e serviços sem envolver dinheiro, funcionando como um sistema antigo de comércio onde as pessoas trocavam o que tinham por algo que precisavam. 


Origem do Dinheiro

A história da civilização nos conta que o homem primitivo procurava defender-se do frio e da fome, abrigando-se em cavernas e alimentando-se de frutos silvestres, ou do que conseguia obter da caça e da pesca. Ao longo dos séculos, com o desenvolvimento da inteligência, passou a espécie humana a sentir a necessidade de maior conforto e a reparar no seu semelhante. 


Assim, como decorrência das necessidades individuais, surgiram as trocas.

Esse sistema de troca direta, que durou por vários séculos, deu origem ao surgimento de vocábulos como “salário”, o pagamento feito através de certa quantidade de sal; “pecúnia”, do latim “pecus”, que significa rebanho (gado) ou “peculium”, relativo ao gado miúdo (ovelha ou cabrito).


As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C


As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos. 

Foi o surgimento da cunhagem a martelo, onde os signos monetários eram valorizados também pela nobreza dos metais empregados, como o ouro e a prata.

Embora a evolução dos tempos tenha levado à substituição do ouro e da prata por metais menos raros ou suas ligas, preservou-se, com o passar dos séculos, a associação dos atributos de beleza e expressão cultural ao valor monetário das moedas, que quase sempre, na atualidade, apresentam figuras representativas da história, da cultura, das riquezas e do poder das sociedades.


A necessidade de guardar as moedas em segurança deu surgimento aos bancos. 

Os negociantes de ouro e prata, por terem cofres e guardas a seu serviço, passaram a aceitar a responsabilidade de cuidar do dinheiro de seus clientes e a dar recibos escritos das quantias guardadas. Esses recibos (então conhecidos como “goldsmith´s notes”) passaram, com o tempo, a servir como meio de pagamento por seus possuidores, por serem mais seguros de portar do que o dinheiro vivo. 


Assim surgiram as primeiras cédulas de “papel moeda”, ou cédulas de banco, ao mesmo tempo em que a guarda dos valores em espécie dava origem a instituições bancárias.


Os primeiros bancos reconhecidos oficialmente surgiram, respectivamente, na Suécia, em 1656; na Inglaterra, em 1694; na França, em 1700 e no Brasil, em 1808 e a palavra “bank” veio da italiana “banco”, peça de madeira que os comerciantes de valores oriundos da Itália e estabelecidos em Londres usavam para operar seus negócios no mercado público londrino.


Fonte: Livro “Casa da Moeda do Brasil: 290 anos de História, 1694/1984”



A BÍBLIA. E O DINHEIRO.


 Gênesis 13: 1. 

SUBIU, pois, Abrão do Egito para o lado do sul, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele Ló. 

2. E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro. 


 Jó 1: 1. 

HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. 

3. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente. 


 2 Crônicas 9: 21. 

Porque, indo os navios do rei com os servos de Hirão, a Társis, voltavam os navios de Társis, uma vez em três anos, e traziam ouro e prata, marfim, macacos e pavões. 

22. Assim excedeu o rei Salomão a todos os reis da terra, em riquezas e sabedoria. 


NOVO TESTAMENTO.....


 Mateus 19: 21.

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. 

22. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. 

23. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. 

24. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 


 Marcos 12: 41. 

E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. 

42. Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. 

43. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; 44. Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento. 


 Atos dos Apóstolos 3: 3. 

O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. 

4. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. 

5. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. 

6. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. 

7. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. 


 1 Timóteo 6: 9. 

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. 

10. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 


 Mateus 26: 14. 

Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os principais sacerdotes, 

15. E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe estipularam trinta moedas de prata, 

16. E desde então buscava oportunidade para o entregar. 


 1 Timóteo 

6: 10. 

Outra vez digo...Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 


 Atos dos Apóstolos 5: 1. 

MAS um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, 

2. E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 

3. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? 

4. Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 


Vamos falar de 6 personagens ricos no novo testamento, que foram usados por Deus para ser canal de bençãos na vida de outras pessoas.


Estes personagens viveram vidas cristãs retas, a Bíblia diz que eles foram salvos e pelo que tudo indica também usufruíram na terra, das bençãos materiais que Deus colocou em suas mãos:


1) José, chamado Barnabé (Atos 4:31-37)

Barnabé era um levita de muitas posses que vendia parte de seus bens para doar aos necessitados:

“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.

E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre,

Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.”


2) Dorcas (Atos 9:36)

Dorcas era uma discípula que cheia de boas obras que tinha o  hábito de dar esmolas:


“E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.”

 

3) Cornélio (Atos 10:1-4)

Cornélio era um centurião que tinha muita comunhão com Deus e dava esmolas com frequência:

“Havia em Cesaréia um homem chamado Cornélio, centurião do regimento conhecido como Italiano.

Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus.

Certo dia, por volta das três horas da tarde, ele teve uma visão. Viu claramente um anjo de Deus que se aproximava dele e dizia: “Cornélio! “

Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou: “Que é, Senhor? ” O anjo respondeu: “Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus.”

 

4) Lídia (Atos 16:14-15)

Lídia era vendedora de púrpura e cedeu sua casa para honrar a obra de Deus:

“E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.

E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.”


 

5) Filemom (Filemom 1)

Filemom era financiador da obra de Deus e teve uma carta na Bíblia endereçada em seu nome pelo apóstolo Paulo:

“Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador“

 

6) José de Arimatéia (Mateus 27:57-60).

Era um homem dedicado ao comércio, muito rico, se tornou notável no novo testamento pelo papel que desempenhou no sepultamento do corpo do Senhor Jesus, tanto assim que é mencionado nos quatro Evangelhos (Mateus 27:57-60, Marcos 15:42-46, Lucas 23:50-55, João 19:38-42).

“Ao cair da tarde chegou um homem rico, de Arimateia, chamado José, que se tornara discípulo de Jesus. 

Dirigindo-se a Pilatos, pediu o corpo de Jesus, e Pilatos ordenou que lhe fosse entregue.

José tomou o corpo, envolveu-o num lençol limpo de linho

e o colocou num sepulcro novo, que ele havia mandado cavar na rocha. E, fazendo rolar uma grande pedra sobre a entrada do sepulcro, retirou-se.” Mateus 27:57-60

O Evangelho de João o cita como discípulo e seguidor de Cristo.

💴💵💰💸🧐,,,,,,,,,

 

 

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.