ANATOMIA.

 






ANATOMIA.


Anatomiaé o campo da biologia que estuda a estrutura do corpo humano. Seu nome vem do grego "ana," significando "parte", e "tomnei," que significa "cortar", indicando o estudo de estruturas físicas isoladas. O curso de Anatomia é direcionado aos profissionais que desejam seguir carreira na área da saúde.(IA)


Como se chama a matéria que estuda o corpo humano?


anatomiaé a ciência que estuda a estrutura do corpo. O vocábulo é derivado, indiretamente, do grego anatome, termo formado de ana, significando neste caso, “em partes”, e tome, significando “corte”.


A anatomia humana é a ciência que estuda a estrutura e a forma do corpo humano, desde o nível microscópico (células e tecidos) até o macroscópico (órgãos e sistemas).






A anatomia humana é a ciência que estuda a estrutura e a forma do corpo humano, desde o nível microscópico (células e tecidos) até o macroscópico (órgãos e sistemas)


Ela se divide em diferentes abordagens, como a anatomia sistêmica, que estuda o corpo dividido em sistemas (esquelético, muscular, circulatório, nervoso, etc.), a anatomia topográfica, que se concentra em regiões específicas, e a anatomia de superfície, que analisa as estruturas visíveis do corpo. 


O conhecimento anatómico é fundamental para a medicina e áreas da saúde, permitindo diagnósticos precisos, tratamentos eficazes e a compreensão do funcionamento do organismo. 


Como é estudada? 

  • Dissecação:A separação e análise das partes do corpo para o estudo da sua forma e estrutura. 
  • Observação:Estudo das estruturas sem necessidade de ampliação. 
  • Tecnologia:Utilização de métodos como ressonância magnética e tomografia para obter visões detalhadas do corpo humano. 

Divisões da Anatomia 

Anatomia Microscópica: 

Estudo de estruturas pequenas demais para serem vistas a olho nu, necessitando de microscópio. 

Anatomia Macroscópica: 

Estudo das estruturas visíveis sem o auxílio de instrumentos de ampliação. 


Anatomia Sistêmica: 

Organização do corpo em sistemas (como o esquelético, muscular, circulatório, nervoso) que trabalham em conjunto para manter as funções vitais. 


Anatomia Topográfica: 

Foco em regiões específicas do corpo, descrevendo as estruturas encontradas em cada área. 


Anatomia de Superfície: 

Análise das características externas e visíveis do corpo humano. 

Importância 


Medicina e Saúde: 

É a base para o entendimento do funcionamento do corpo e dos processos fisiológicos. 


Diagnósticos e Tratamentos: 

O conhecimento anatómico é essencial para a realização de diagnósticos precisos e o desenvolvimento de tratamentos eficazes. 

Desenvolvimento de Profissionais: 

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde necessitam de um conhecimento profundo da anatomia para a sua prática diária


Biologia

Biologia é uma ciência que se preocupa com o estudo da vida nas suas mais variadas formas e níveis. O profissional dessa área é denominado biólogo.


Conteúdos 


Citologia

A citologia é a ciência que estuda as células e as suas particularidades. A partir do desenvolvimento da citologia, muitos mistérios científicos foram resolvidos.

A. citologia, ou biologia celular, é um ramo da Biologia que estuda as células, suas estruturas e funções. É uma disciplina fundamental para compreender a complexidade dos seres vivos, pois as células são as unidades básicas que formam todos eles. Foi por meio da citologia que os cientistas descobriram que todas as formas de vida são compostas por células, que podem variar em tamanho, forma e função.


Citologia

A citologia é a ciência que estuda as células e as suas particularidades. A partir do desenvolvimento da citologia, muitos mistérios científicos foram resolvidos.

A citologia, ou biologia celular, é um ramo da Biologia que estuda as células, suas estruturas e funções. É uma disciplina fundamental para compreender a complexidade dos seres vivos, pois as células são as unidades básicas que formam todos eles. Foi por meio da citologia que os cientistas descobriram que todas as formas de vida são compostas por células, que podem variar em tamanho, forma e função.


Fisiologia

A Fisiologia é a parte da Biologia voltada para o estudo das funções e das atividades exercidas por cada estrutura que compõe um ser vivo.

A Fisiologia é o ramo da Biologia dedicado à compreensão do funcionamento de um organismo, sendo responsável por desvendar todos os processos físicos e químicos envolvidos na manutenção da vida. Estudar a fisiologia dos seres vivos é extremamente importante, pois não basta saber, por exemplo, quais são os órgãos que compõem um organismo, é fundamental compreender todo o seu funcionamento e as atividades desenvolvidas por cada uma dessas estruturas.


Gravidez

A gravidez é um momento único da vida da mulher e caracteriza-se por ser o período em que o bebê desenvolve-se no interior de seu útero.

A gravidez é um período que dura cerca de 40 semanas (280 dias) e é o resultado do processo de fecundação de um ovócito por um espermatozoide e posterior fixação do zigoto na cavidade uterina. A gravidez envolve o desenvolvimento do feto no interior do útero da mulher e é um período que se estende até a expulsão do bebê no momento do parto.


Histologia Animal

A Histologia Animal é a parte da Biologia que estuda os tecidos, suas funções e como eles se relacionam para o funcionamento adequado do organismo.

Todos os seres vivos são formados por células, estruturas consideradas as menores unidades morfológicas e funcionais dos organismos. Alguns seres apresentam apenas uma célula, sendo chamados de unicelulares; outros, no entanto, apresentam vários conjuntos dessas estruturas, sendo considerados multicelulares. Nos organismos multicelulares, as células com características semelhantes e que exercem a mesma função geral formam os tecidos. A parte da Biologia que estuda a função dos tecidos e suas interações recebe o nome de Histologia.


Origem da vida

Origem da vida ainda é um assunto muito debatido e que apresenta muitas incertezas, não havendo um consenso a respeito de como tudo começou.

A origem da vida no planeta Terra é, sem dúvidas, um assunto que intriga toda a humanidade. Várias já foram as hipóteses criadas para explicar tal evento, porém até os dias atuais nenhuma foi completamente comprovada. Neste texto abordaremos algumas das principais ideias de gênese da vida.


Reinos do Mundo Vivo

Os reinos do mundo vivo mais aceitos na atualidade são o Monera, Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.

Desde a Antiguidade, diversos modos de classificação dos seres vivos foram propostos a fim de facilitar o estudo sobre esses organismos e de se compreender suas relações evolutivas. Os critérios utilizados para agrupá-los são variados, o que faz com que esses sistemas sejam constantemente modificados e aprimorados.


Artigos de Biologia


O que é tecido?

Para entender o que é tecido, é necessário compreender primeiro os diferentes níveis de organização do corpo humano.

Para compreender um organismo, é fundamental entender os seus níveis de organização. O primeiro nível é o celular, em que analisamos a célula, ou seja, a unidade funcional e estrutural dos seres vivos. O nível seguinte é o tecido; em seguida, os órgãos; depois, os sistemas e, por fim, o organismo como um todo. A Histologia é a parte da Biologia que estuda os tecidos e como eles se agrupam para formar órgãos e sistemas.


Veias

Veias são vasos sanguíneos que garantem a condução do sangue dos tecidos para o coração. Apresentam parede fina e válvulas que evitam refluxo do sangue.

As veias, assim como as artérias, são vasos sanguíneos. Por muito tempo, esses vasos foram definidos como vasos sanguíneos que transportavam sangue rico em gás carbônico, também chamado de sangue venoso. Entretanto, essa não é uma verdade, uma vez que veias pulmonares são responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio, o chamado sangue arterial. A melhor definição de veia, portanto, é aquela que a apresenta como um vaso sanguíneo cuja função é garantir que o sangue, presente em vários tecidos do corpo, retorne ao coração.


Veias

Veias são vasos sanguíneos que garantem a condução do sangue dos tecidos para o coração. Apresentam parede fina e válvulas que evitam refluxo do sangue.

As veias, assim como as artérias, são vasos sanguíneos. Por muito tempo, esses vasos foram definidos como vasos sanguíneos que transportavam sangue rico em gás carbônico, também chamado de sangue venoso. Entretanto, essa não é uma verdade, uma vez que veias pulmonares são responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio, o chamado sangue arterial. A melhor definição de veia, portanto, é aquela que a apresenta como um vaso sanguíneo cuja função é garantir que o sangue, presente em vários tecidos do corpo, retorne ao coração.


"Tópicos deste artigo


1 - Características das veias

2 - Classificação das veias

3 - Varizes e circulação de sangue nas veias

Características das veias


As veias são importantes vasos sanguíneos que promovem o retorno do sangue ao coração. Podem ser classificadas, de acordo com seu calibre, em: pequenas, médias e grandes, sendo a maioria delas de pequeno ou médio calibre, com um diâmetro de 1 mm a 9 mm. As veias apresentam três camadas formando suas paredes, assim como as artérias. A parede das veias, no entanto, diferencia-se da das artérias por apresentar-se mais fina. Nas artérias a presença de paredes grossas é fundamental para suportar-se a alta pressão sanguínea, o que não é observado nas veias, nas quais o sangue corre em baixa pressão. As camadas que formam a parede das veias são:"


Veja mais sobre "Veias" em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/veias.htm


"Túnica íntima: é uma camada mais interna e é formada por células endoteliais, as quais se apoiam sobre um tecido conjuntivo frouxo. Essa camada apresenta-se, geralmente, fina. Entretanto, nas veias de grande calibre, a túnica íntima é bem desenvolvida.


"Túnica média: nela observamos, principalmente, células do tecido muscular liso. É também observada uma matriz com diferentes componentes, como fibras elásticas e reticulares. Vale destacar que, quando comparada à túnica média das artérias, essa camada apresenta menos células musculares e também menor quantidade de fibras elásticas.


Túnica adventícia: nela se verifica a presença de, principalmente, fibras elásticas e colágeno. É uma camada mais desenvolvida em veias do que em artérias.


Como mencionado, as veias são vasos sanguíneos que apresentam a função de retornar o sangue dos tecidos para o coração. Esse retorno nem sempre é fácil, uma vez que, nesses vasos, o sangue encontra-se sob baixa pressão e, muitas vezes, o retorno deve acontecer contra a ação da gravidade.


Para garantir esse retorno, as veias contam com válvulas que ajudam a manter o fluxo unidirecional, evitando, desse modo, o refluxo do sangue. Essas válvulas são pregas da túnica íntima que se projetam para o interior do vaso e apresentam a forma de meia-lua. Além da ação das válvulas, a veia garante o retorno do sangue graças a contrações da musculatura lisa presente em sua parede e a contrações dos músculos esqueléticos que circundam a veia."



"As vênulas são vasos que coletam sangue dos capilares e têm um diâmetro de 0,1 mm a 0,5 mm. Elas se formam por meio da fusão dos capilares e reúnem-se, progressivamente, para formar as veias.


Leia mais: Sistema cardiovascular – responsável pela circulação do sangue no nosso corpo


Classificação das veias


As veias podem ser classificadas em profundas e superficiais. As veias superficiais são aquelas que transitam acima da fáscia muscular e que podem ser vistas através da pele. São mais calibrosas nos membros e no pescoço. Devido a sua localização, elas podem ser usadas como vias de acesso para punções. Em pessoas com musculatura desenvolvida, essas veias podem ser observadas facilmente.


As veias profundas, por sua vez, estão localizadas mais internamente, sendo encontradas transitando abaixo da fáscia muscular. Elas podem estar dispostas de maneira a acompanhar as artérias ou estar sozinhas.


Leia mais: Coração humano – garante que o sangue chegue a todas as partes do nosso corpo"


"As vênulas são vasos que coletam sangue dos capilares e têm um diâmetro de 0,1 mm a 0,5 mm. Elas se formam por meio da fusão dos capilares e reúnem-se, progressivamente, para formar as veias.


Leia mais: Sistema cardiovascular – responsável pela circulação do sangue no nosso corpo


Classificação das veias


As veias podem ser classificadas em profundas e superficiais. As veias superficiais são aquelas que transitam acima da fáscia muscular e que podem ser vistas através da pele. São mais calibrosas nos membros e no pescoço. Devido a sua localização, elas podem ser usadas como vias de acesso para punções. Em pessoas com musculatura desenvolvida, essas veias podem ser observadas facilmente.


As veias profundas, por sua vez, estão localizadas mais internamente, sendo encontradas transitando abaixo da fáscia muscular. Elas podem estar dispostas de maneira a acompanhar as artérias ou estar sozinhas.





CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃO..............



 Gênesis 1: 26. 

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 

27. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 

28. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. 

 Gênesis 2: 4. 

Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus, 

5. E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. 

6. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. 

7. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. 8. E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. 

——————-

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.