DECIDIR ou ESCOLHER.

 





DECIDIR ou ESCOLHER.


Assim, de acordo com as definições deste filósofo, escolher é basear-se em critérios racionais para fazer uma opção, enquanto decidir é compensar a insuficiência de critérios objetivos fazendo uso da liberdade. Ou seja, 

🙄👇🏽

escolher é saber antes de agir; já decidir é agir antes de saber.


Qual a diferença entre "escolha" e "escolher"?


As palavras "escolha" e "escolher" são frequentemente confundidas por escritores. Mas qual é a diferençaEscolhasignifica uma opção; uma decisão; uma oportunidade de escolherou selecionar algo quando usado como substantivo. Escolhersignifica escolher; fazer a escolhade; selecionar quando usado como verbo


DECIDIR OU ESCOLHER


Tem mais.......


"Escolher" refere-se à ação interna de selecionar uma opção baseada em preferências e desejos, enquanto "decidir" implica um processo mais formal de ponderar e comprometer-se com uma ação ou caminho


Geralmente, escolhe-se primeiro o que se deseja, e depois toma-se uma decisão e as ações necessárias para concretizar essa escolha, assumindo as responsabilidades que vêm com ela. 


Escolher: 

  • Foco:No desejo, na preferência, no que se quer. 
  • Processo:Interno, mental, um julgamento do que é mais agradável ou vantajoso. 
  • Exemplo:"Eu escolho comer chocolate" (o desejo é por chocolate). 

Decidir: 

Foco: 

No compromisso, na concretização, em assumir as consequências da escolha. 


Processo: 

Externo e interno, que envolve ponderar possibilidades, assumir responsabilidades e se preparar para agir. 

Exemplo: 

"Eu decido parar de comer chocolate para ter uma vida mais saudável" (a decisão envolve ação e renúncia, não apenas o desejo). 


Em resumo: 

  • A escolha é o ato de separar uma opção dentre outras que se apresenta, um processo que pode ser mais mental e exploratório. 
  • A decisão é o ato de se comprometer com uma escolha, de assumir um caminho e de agir para concretizá-lo. Pode envolver renúncias e a aceitação de perdas, como no exemplo de abrir mão de um caminho para seguir outro.


 Josué 24: 15. 

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. 


(O convite, sua escolha, sua decisão)


 Mateus 11: 28. 

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 

29. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 

30. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve


Você decide......


 Lucas 14: 26. 

Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 

27. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. 

28. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? 

29. Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,

30. Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. 


A expressão "quem não largar pai e mãe" refere-se a um ensinamento bíblico de Jesus, encontrado em passagens como Lucas 14:26, Mateus 10:37 e Mateus 19:5, que enfatiza que para seguir a Jesus é preciso dar-Lhe a primazia sobre a família, amizades e até a própria vida, priorizando os ensinamentos e a vontade de Deus acima de qualquer outra coisa.


Lembre-se, antes de Decidir e Escolher é necessário Planejar, toda obra precisa de planejamento por mais simples que for.

🧐🤔😁💰

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.