A FUGA.
A FUGA.
A Síndrome do Avestruz
no ambiente profissional ocorre quando as pessoas evitam enfrentar situações desafiadoras, ignorando problemas.
Fugir dos problemas não adianta porque adia a solução, intensifica a ansiedade e impede o desenvolvimento pessoal, podendopiorar a resistência.
Em psicologia, "fugir dos problemas" é conhecido como escapismo ou fuga emocional/mental, um mecanismo de defesa para evitar realidades ou sentimentos desagradáveis através de distrações como fantasias, atividades prazerosas ou até mesmo comportamentos impulsivos.
Embora possa oferecer alívio temporário, essa estratégia impede o desenvolvimento pessoal e a resolução de problemas, que tendem a se agravar e aumentar a ansiedade e a depressão a longo prazo.
Para lidar com isso, a psicologia sugere identificar o problema, quebrá-lo em pequenas tarefas, e buscar apoio, como o de um profissional, para desenvolver estratégias de enfrentamento mais saudáveis.
Escapismo:
É um recurso psicológico para se afastar da realidade ou de situações difíceis, buscando alívio em atividades ou fantasias.
Mecanismo de defesa:
É uma forma de lidar com estresse, ansiedade e insatisfação, protegendo a pessoa de sentimentos que parecem insuportáveis no momento.
Medo e desconforto:
As pessoas fogem dos problemas por acreditarem não ter capacidade de resolvê-los, medo de confronto ou do resultado de uma decisão, que pode levá-las a sair da zona de conforto.
Riscos da fuga dos problemas
Agravamento dos problemas:
Ao não serem enfrentados, os problemas não desaparecem, mas sim crescem, tornando-se mais complexos e difíceis de resolver.
Saúde mental:
A fuga constante pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, e a uma sensação de perda de controle sobre a vida.
Comportamentos prejudiciais:
Pode manifestar-se em procrastinação, abuso de substâncias ou alimentação compulsiva, resultando em mais desequilíbrio emocional.
Como enfrentar e lidar com os problemas
Reconhecer o padrão:
O primeiro passo é identificar e reconhecer as atitudes de fuga para iniciar o processo de enfrentamento.
Quebrar o problema:
Em vez de tentar resolver tudo de uma vez, divida o problema em pequenas tarefas (microtarefas) e concentre-se em um pequeno passo por dia.
Desenvolver resiliência:
A prática de atividades que proporcionam prazer e alívio, bem como o convívio com pessoas que oferecem apoio, pode ajudar a lidar com momentos difíceis e a fortalecer a capacidade de enfrentar desafios.
Buscar ajuda profissional:
Um psicólogo pode oferecer suporte, ajudar a compreender as emoções e ensinar ferramentas e mecanismos de enfrentamento mais saudáveis e assertivos.
A. BÍBLIA....
O conselho do Apóstolo Paulo......
Romanos 8: 1.
PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Romanos 8: 31.
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32. Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
33. Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
34. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e o que também intercede por nós.
35. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36. Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro.
37. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
38. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
39. Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
COMPLEMENTO..😇
7 conselhos da Bíblia para resolver conflitos
Revisão por Samuel Gonçalves Pastor Batista.
😇
Na vida diária podemos nos encontrar envolvidos em conflitos com outras pessoas. Não é fácil reagir da forma correta no meio de uma briga feia, mas a Bíblia tem bons conselhos para acalmar os ânimos e resolver o conflito:
😇
1. Ouvir antes de falar
Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha. (Provérbios 18:13)
Muitas discussões ficam feias porque ninguém está ouvindo o que o outro está dizendo! Procure entender a razão do aborrecimento antes de responder.
2. Responder com calma
A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. (Provérbios 15:1)
Gritar só piora a briga. Quem respira fundo e fala com calma retoma o controle da conversa.
3. Ignorar o insulto
O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto. (Provérbios 12:16)
Durante uma briga as pessoas dizem coisas que não deviam, para fazer o outro perder o controle. Ignorar o insulto mostra maturidade e que o outro não lhe pode afetar.
4. Não retrucar
Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. (Romanos 12:17)
Quando você retribui mal por mal, você perde toda a razão. Retrucar só piora a briga. Se você agir de forma correta, você terá a vantagem moral.
5. Tratar com respeito
O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua. (Provérbios 11:12)
Ridicularizar o outro só o vai enfurecer mais. Quando a outra pessoa se sente respeitada, vai se acalmar.
6. Ter paciência
O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão. (Provérbios 15:18)
Muitos conflitos acontecem porque as pessoas envolvidas não estão com paciência. Ter um pouco de paciência para tentar entender o que se passa acalma o conflito.
7. Perdoar
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. (Colossenses 3:13)
No fim de todo conflito é preciso perdão.
Quando não há perdão, vem ressentimento e mais conflitos podem acontecer.
Perdoar restaura amizades.
Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. (Mateus 5:9)
😇
O que a Bíblia diz sobre a solução de problemas?
Princípios bíblicos para solução de problemas.
O primeiro princípio para resolver problemas é conseguir todos os fatos.
A Bíblia diz em Provérbios
18:13: “Responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha.”
O segundo princípio é manter a mente aberta às novas ideias.
A Bíblia diz em Provérbios 18:15: “O coração do entendido adquire conhecimento; e o ouvido dos sábios busca conhecimento.”
O terceiro princípio é ouvir ambos lados da história. A Bíblia diz em Provérbios 18:17: “O que primeiro começa o seu pleito parece justo; até que vem o outro e o examina.”
Como Deus gostaria que reagíssemos aos problemas? Os problemas são inevitáveis, mas são também uma forma de nos ajudar a crescer espiritualmente.
A Bíblia diz em Tiago 1:2-4: “Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.”
Os problemas são uma confirmação de que estamos sendo preparados para ir ao céu.
A Bíblia diz em 2 Tessalonicenses 1:5: “O que é prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis.”
Como podemos lidar com os problemas? Deus pode ajudar-nos a lidar com os nossos problemas.
A Bíblia diz em Salmos 145:14: “O Senhor sustém a todos os que estão a cair, e levanta a todos os que estão abatidos.”
Jesus pode livrar-nos dos nossos fardos e cargas. A Bíblia diz em Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”
Confie que os planos que Deus tem para nós são bons. A Bíblia diz em Romanos 8:28: “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
Tem dificuldade em solucionar problemas? Deus lhe ajudará.
A Bíblia diz em Tiago 1:5: “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.”
Confie em Deus e não em si mesmo e ele o guiará. A Bíblia diz em Provérbios 3:4-6: “Assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens. Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”
😊🙏🏼
A FUGA.
(Pare de fugir, enfrente o problema)
Nenhum comentário: