A SERPENTE E A BÍBLIA



 







 

A SERPENTE E A BIBLIA.
˜
˜
˜
˜
˜
˜
˜
˜
Gênesis 3:1
Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2
Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3
mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
4
Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
5
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
6
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. 7
Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.

A FALA DA SERPENTE.

Levando a sério as alegorias na Bíblia deixa a impressão que Deus criou o reino animal para se comunicarem entre si.
Você já presenciou um passarinho conversando com um esquilo, ou um cachorrinho conversando com um gatinho?

 O fabuloso Dr. Dolittle na Netflix,

A comédia é um remake do filme “O Fabuloso Doutor Dolittle”, de 1967, estrelado por Rex Harrison. A atração conta a história de Jhon, um veterinário que, após atropelar seu cachorro, adquire um dom de se comunicar com os animais.
É um bom começo pra você entender essa conversa.

Já pensou você fazendo uma trilha qual se depara com uma serpente enrolada em um galho de árvore que começa a falar coisas interessantes, qual será sua reação? vai parar para o bate-papo ou sairá correndo desesperado?
Mas, não foi isso que aconteceu com Dona Eva, ela deu atenção para a conversa qual foi pior que a mordida venenosa, convenceu o casal a desobedecer o Criador.

Características principais das serpentes:

- Possuem corpo com formato cilíndrico e alongado. - Não possuem membros aparentes (pernas). - Conseguem abrir a boca, atingindo até 180 graus. - Algumas espécies de serpentes são peçonhentas, ou seja, possuem a capacidade de produzir veneno, através de glândulas na boca.

 O que a serpente nos ensina?

Ou seja, ela nos ensina novamente que o equilíbrio é o ponto-chave de sua cura, por isso seu veneno também é seu próprio remédio! Se eu ataco de forma imprudente, adoeço porque o que dói no outro dói mais em mim! Antes de tudo, observe e se afaste do perigo

 Qual é a importância da serpente?

As cobras são animais muito temidos e, além da imagem de agressivas, existem muitas crenças a seu respeito. Mas as cobras são essenciais para o equilíbrio ecológico de diversas maneiras. Uma delas está associada à diminuição de doenças transmitidas pelos ratos, já que estes fazem parte da sua alimentação.

O QUE PODE REPRESENTAR A SERPENTE PARA A VIDA ESPIRITUAL?

A SERPENTE é vista como símbolo da sabedoria, entretanto, ela pode representar os dois lados da sabedoria. Assim, como aprendemos a ver o mundo de forma mais simples, a partir da dicotomia, a sabedoria também pode ser usada para o bem e o mal. A  serpente então pode representar manipulação ou perspicácia.

Indicação da Bíblia.

Apocalipse 12:9
E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

Mateus 10:16
Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.

UM EPISÓDIO interessante no Velho Testamento!

Números 21:4
Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho.
5
E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil.
6
Então, o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel.
7
Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo.
8
Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá.
9
Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.

(Faça seu comentário, porquê serpente?)

É CRIME MATAR UMA COBRA..........

Há neste blogue um estudo sobre três leis que o cristão tem que obedecer;
A LEI DE DEUS.
A LEI DA NATUREZA.
A LEI DOS HOMENS.
(Procure no Blogue você vai encontrar)

Matar um ser vivo consiste em infringir a lei que protege o Meio Ambiente. Um animal poderá ser abatido quando tratar de uma ameaça a vida e a saúde;
Vamos usar como exemplo a serpente que é o nosso assunto.
Todo animal que oferece risco a saúde quando abatido compreende legítima defesa, o rato, a barata, animais peçonhentos.
Os animais são munidos de instrumentos de defesa assim como a serpente seu veneno também é a sua defesa.
Regra geral:-
Todo ser vivo tem direito a vida, e porque?
Os animais tem corpo e alma, sentem dor, alegria, tristeza, ficam irados, assim por diante..............

Um versículo da bíblia muito conhecido;

Gênesis 3:14
Então, o Senhor Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.
15
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Há pessoas que acreditam que Deus mandou matar todas as serpentes, morder o calcanhar
é uma alegoria,
Vamos ver o que diz a Ordem  Luterana:

GÊNESIS 3.15
“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente.
Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
Estas palavras são ditas por Deus à serpente, que é satanás por ocasião em que este induziu Adão e Eva ao pecado. Em partes, vejamos o significado delas:

“Porei inimizade entre ti e a mulher”
Nestas palavras Deus está afirmando que deverá de existir inimizade permanente entre satanás (“ti”) e a mulher (raça humana)
“Entre a tua descendência e o seu descendente”

Estas palavras são uma repetição da afirmação anterior de Deus, ou seja, que a inimizade estará estabelecida entre todos os que estão sujeitos a satanás (“tua descendência”) e o descendente da mulher que, neste caso, é Cristo.

Por que afirmamos que o descendente da mulher, neste caso, é Cristo? Porque vários textos do Novo Testamento apontam para Cristo como o descendente da mulher (Gl 4.4, por exemplo).
Além disso, na seqüência de Gn 3.15, é dito que o descendente da mulher iria esmagar a cabeça da serpente.

E isto, quem fez, foi Cristo. Cristo é quem derrotou as satanás quando ressuscitou dentre os mortos. Ler: Jo 12.31; At 26.18; Rm 5.18, 19; Hb 2.14; Ap 12.1, 7)
“Este te ferirá a cabeça”
Estas palavras apontam para o descendente da mulher (este), que, como já vimos, é Jesus. Jesus ferirá, como de fato feriu, ca cabeça da serpente (satanás). Isto aconteceu quando

Cristo completou a sua obra de redenção, salvando os pecadores e ressuscitando dentre os mortos. Os textos bíblicos acima indicados, mostram isso.

“E tu lhe ferirás o calcanhar”
Aqui Deus conclui a sentença, dizendo que satanás (tu), representado na serpente, iria ferir o calcanhar do descendente da mulher (lhe), Jesus. Isto é uma referência à crucificação de Jesus. Foi necessário que Jesus fosse crucificado, mas isto, comparado com a sua ressurreição, é apenas um ferimento no calcanhar.
Notar bem a diferença: cabeça e calcanhar. Um ferimento no calcanhar nunca tem as conseqüências que o tem ferimento na cabeça.

Aliás, no calcanhar é um ferimento, mas na cabeça da serpente, é um “esmagar”, conforme registram os textos do Novo Testamento.

E, cabeça, aqui, representa o poder.
É o poder de satanás que Cristo derrotou na sua ressurreição.

Esperamos que com isto tenhamos ajudado a esclarecer este texto.
Paulo Kerte Jung, pastor.
 
HORALUTERANA@HORALUTERANA.ORG.BR

Ei....não saia por aí matando as cobrinhas, aprenda a amar os bichinhos.













Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.