A DOUTRINA DO INFERNO.


 

A DOUTRINA DO INFERNO.

Mateus 10:28
Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.

CONCEITO DO INFERNO CATÓLICO.

A Igreja católica defende desde o século XV que o castigo do inferno destinado aos pecadores é “eterno”, ideia iniciada no século VI com Santo Agostinho. O papa Francisco acaba de revisar tal doutrina católica ao afirmar que a Igreja “não condena para sempre”.

A Igreja católica defende desde o século XV que o castigo do inferno destinado aos pecadores é “eterno”, ideia iniciada no século VI com Santo Agostinho. O papa Francisco acaba de revisar tal doutrina católica ao afirmar que a Igreja “não condena para sempre”.

O que é inferno para a Igreja Católica?

A doutrina da Igreja afirma a existência do Inferno e a sua eternidade. As almas dos que morrem em estado de pecado mortal descem imediatamente, após a morte, aos infernos, onde sofrem as penas do Inferno, «o fogo eterno» ( 632 ).

O que o Papa diz sobre o inferno?

"O inferno não existe, o desaparecimento das almas dos pecadores existe", teria dito o pontífice a Eugenio Scalfari, 93, fundador e ex-editor-chefe do jornal romano.

Papa Francisco afirma que 'inferno não existe', diz jornal italiano - G1

Qual a diferença entre inferno e purgatório?

O julgamento se a alma irá direto para o inferno ou passará pela purificação do purgatório é exclusivamente de Deus, como explica o filósofo, e será feito de forma individual depois da morte de cada um; e, universalmente, no fim dos tempos.

O que é o purgatório para a Igreja Católica?

A Igreja chama de purgatório esta purificação final dos eleitos, purificação esta que é totalmente diversa da punição dos condenados” (CIC, §1030-1031). Perceba que o purgatório nada tem a ver com o inferno, para onde realmente vão aqueles que já foram condenados.

Qual o verdadeiro significado de inferno?

Lugar destinado ao castigo eterno da alma dos pecadores, por oposição ao céu.

Qual papa aboliu o purgatório?

papa Bento XVI

Cidade do Vaticano, 12 jan (EFE). - O papa Bento XVI declarou nesta quarta-feira que o purgatório não é um lugar do espaço, do universo, "mas um fogo interior, que purifica a alma do pecado".

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE O INFERNO.

https://www.respostas.com.br/o-que-a-biblia-ensina-sobre-o-inferno/

O que a Bíblia ensina sobre o inferno?

ABíblia ensina que o inferno é real e foi criado para punir o diabo e seus anjos. Quem morre em seus pecados também irá para o inferno (Mateus 25:41). Deus não quer que ninguém vá para o inferno, por isso enviou Jesus para pagar o preço de nossos pecados.

Por que o inferno existe?

O inferno existe para punir e destruir o pecado. Deus é justo, Ele recompensa a bondade mas pune o pecado. A punição do pecado é a separação de Deus, que leva à morte (Romanos 3:23). Deus é santo e perfeito; nada imperfeito pode entrar em Sua presença. Como toda a vida e tudo de bom vem de Deus, o inferno é um lugar terrível de destruição, porque é uma separação total de Deus.

Quer saber mais? Leia aqui: o que é o inferno?
Deus é justo mas Ele também é bom e carinhoso. Ele não se alegra com a destruição de um pecador, porque Ele ama cada pessoa (Ezequiel 18:32). Mas o preço do pecado tem de ser pago, para haver justiça. Por isso, Ele enviou Jesus para nos dar uma segunda chance. Jesus pagou o preço pelos nossos pecados, para que quem acredite nele vá para o Céu e não para o inferno (João 3:16).
Sabe por que Deus enviou Jesus à terra?

A palavra “inferno” aparece na Bíblia?

A palavra “inferno” aparece em várias traduções da Bíblia como sinônimo de outras palavras usadas para descrever o “mundo dos mortos”:

Sheol – é o nome hebraico para o lugar onde os mortos vão. Também pode ser traduzido como sepultura ou profundezas. O Sheol era visto como um lugar onde as almas dos mortos têm uma existência silenciosa sem fazer nada, um pouco como dormir. É usado principalmente no Velho Testamento.

Hades – essa palavra é emprestada da mitologia grega pagã mas quando é usado na Bíblia não significa o mesmo, é apenas a palavra mais próxima na língua grega para traduzir “Sheol”.

Geena – é o nome usado para o lugar de eterno tormento dos ímpios, que hoje chamamos de inferno. Geena era o nome de uma lixeira fora de Jerusalém, onde se queimava lixo e os corpos de criminosos. Como era um lugar horrível, Geena se tornou figurativo do destino dos ímpios na eternidade.

Tártaro – outra palavra emprestada da mitologia grega, com o mesmo significado que Geena. Tártaro só aparece em 2 Pedro 2:4.

Abismo e Lago de Fogo – essas figuras, e outras que aparecem na Bíblia, servem para entendermos que o inferno é um lugar terrível, de destruição, tormento e tristeza. Veja aqui: o que é o lago de fogo?

Leia mais: o que é Sheol, segundo a Bíblia?

Este conteúdo foi útil?

Perguntas e Respostas à luz da Bíblia

2014 - 2023 © 7Graus | Respostas Bíblicas: perguntas e respostas à luz da Bíblia e da fé cristã evangélica.

Uma palavra aos fiéis.....

João 14:1
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2
Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
3
E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
4
E vós sabeis o caminho para onde eu vou. 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Romanos 8:1
Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
5
Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
6
Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
7
Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
8
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
11
Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.

O PARAÍSO É REAL..foi Jesus quem disse...

Lucas 23:39
Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também.
40
Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença?
41
Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez.
42
E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.
43
Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

**********************

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.