A MENSAGEM DA DANÇA.


 A MENSAGEM DA DANÇA.


DAVI.

2 Samuel 6:14 

Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho. 

15

 Assim, Davi, com todo o Israel, fez subir a arca do Senhor, com júbilo e ao som de trombetas. 

16

 Ao entrar a arca do Senhor na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração. 

17

 Introduziram a arca do Senhor e puseram-na no seu lugar, na tenda que lhe armara Davi; e este trouxe holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor. 

18

 Tendo Davi trazido holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do Senhor dos Exércitos. 

19

 E repartiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, tanto homens como mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e passas. Então, se retirou todo o povo, cada um para sua casa.


MIRIÃ.

Êxodo 15:20 

A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças. 

21

 E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.


CONOTAÇÃO:

(A conotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido figurado.)


Qualquer estilo de dança pode ser usado como expressão de adoração, contanto que esteja pautada nos princípios bíblicos do Cristianismo evangélico. Ainda existem igrejas que não admitem a dança nem como prática pessoal, quanto mais como uma parte dos seus momentos de adoração.


A dança cristã ou gospel é direcionada a Cristo, sendo em forma de expressão de adoração, ensino ou evangelismo. Por isso, os valores bíblicos direcionam o figurino, os temas a serem coreografados e até a forma de dançar, mas as técnicas seja qual for a modalidade continua a mesma.


Qual é o propósito da dança na igreja?


O Ministério de Dança assim como qualquer outro, possui três propósitos principais: adoração, ministração da palavra e evangelização. Você já se perguntou qual a diferença entre dançar e adorar?


Na minha opinião, a dança funciona como a linguagem de sinais. Normalmente os membros do grupo são adolescentes e crianças, e a liderança deve estar com muita atenção, pois, a expressão poderá deixar dúvidas no espectador quanto á mensagem que está passando.


(Marcos 6:21 

E, chegando um dia favorável, em que Herodes no seu aniversário natalício dera um banquete aos seus dignitários, aos oficiais militares e aos principais da Galileia, 

22 entrou a filha de Herodias e, dançando, agradou a Herodes e aos seus convivas. Então, disse o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. 

23 E jurou-lhe: Se pedires mesmo que seja a metade do meu reino, eu ta darei. 

24 Saindo ela, perguntou à sua mãe: Que pedirei? Esta respondeu: A cabeça de João Batista.)


As danças orientais tinham o objetivo de passar sensualidade para os que assistiam, usavam roupas apropriadas e gestos ousados. 

Muitos lideres tradicionais ou conservadores defendem a ideia que não deve dançar no culto. Em qualquer ocasião o pecado está na mente das pessoas e não em uma expressão corporal de adoração a Deus, devemos ter a mente de Cristo para julgar a cada situação, sem perceber podemos errar sendo extremamente santos.


Eclesiastes 7:16 

Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? 

17

 Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; por que morrerias fora do teu tempo? 

18

 Bom é que retenhas isto e também daquilo não retires a mão; pois quem teme a Deus de tudo isto sai ileso.


1 Pedro 1:15 

pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento,


Qual a importância da dança na Bíblia?


Nos textos bíblicos, encontramos a dança como expressão de alegria, de festa, de convívio e de adoração a Deus. Não distante de nossa infância, quando, de forma natural e orgânica, ela também brotava em nossas brincadeiras infantis e nos aproximava e nos conectava com outras crianças.




ALGUNS VERSÍCULOS DO NOVO TESTAMENTO SOBRE O TEMA.


Mateus 11:17 

Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes.

 

Lucas 15:25 

Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.

 

Lucas 7:32 

São semelhantes a meninos que, sentados na praça, gritam uns para os outros: Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não chorastes.


NO VELHO TESTAMENTO.


Jeremias 31:4 

Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adufes e sairás com o coro dos que dançam.

 

Lamentações de Jeremias 5:15 

Cessou o júbilo de nosso coração, converteu-se em lamentações a nossa dança.

 

Jeremias 31:13 

Então, a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza.

 

Salmos 150:4 

Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.


1 Samuel 29:5 

Não é este aquele Davi, de quem uns aos outros respondiam nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?

 

Juízes 11:34 

Vindo, pois, Jefté a Mispa, a sua casa, saiu-lhe a filha ao seu encontro, com adufes e com danças; e era ela filha única; não tinha ele outro filho nem filha.



PALAVRA CONCLUSIVA.

Resumo.


De modo geral percebe-se que fazer dança, nesse meio, está ligado a uma missão dada por Deus. Cada cristão teria uma missão na terra e, para alguns, a dança seria o meio de fazer a obra de Deus. Faz-se dança para Deus e por Deus tal é a perspectiva.



Se tiver confuso, procure seu pastor e siga as suas orientações, e continue orando para Deus te conduzir.

*********************







Tem uma sujestão, uma crítica, algo á acrescentar?


Escreva nos comentários. estará nos ajudando a melhorar.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.