A ÁGUA. A VIDA.


 

João 4:7
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NOS SERES VIVOS.

Mais de 70% do corpo humano é composto de água, ela é responsável pela regulação da temperatura do corpo, levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células e expulsar as substâncias tóxicas; proteção de estrutura, entre várias outras funções.

A ÁGUA USADA COMO FIGURA NA BÍBLIA.

Gênesis 1:2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

No primeiro livro do único livro, a Bíblia, que revela a história da humanidade, no segundo versículo aparece o Espírito de Deus se movendo sobre as águas.

Gênesis 6:13
Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
17 Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.

O CRIADOR surge a criação sobre as águas, a seguir usa da água para destruir parte da sua criação.

Isaías 55:1
Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, .....

Apocalipse 22:17
E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

Deus em sua palavra tem domínio sobre a água e oferece água ao sedento.
Vemos na Sagrada Escritura que a água tem um grande significado no Reino Espiritual

Alguns significados:-

Representa vida
Humanidade.
Purificação.
O próprio Espírito Santo.

E a Teologia?

A água na teologia bíblica tem dois aspectos que parecem contraditórios: um é vida, bênção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa conduzir por Deus e por sua graça. O outro é caos, morte, destruição e ausência de Deus.

VOCÊ ACESSA AGORA,
https://www.abiblia.org/ver.php?id=6763
Leia o artigo, depois volte pra cá 😇
.
.



.
.
.
.
.
Olha aí..😁
Gostou do que viu?
Então.....
Vamos mudar um pouquinho o rumo, e falar sobre a água quando aparece em sonhos e muitas vezes ficamos impressionados e interessados na interpretação.

Interpretação de sonhos você deve achar dentro da Bíblia, fora da Bíblia é superstição e pode ter influência do mal. A mente é um campo minado, siga a orientação da Palavra de Deus.

A Bíblia apresenta muitas coisas que Deus reprova principalmente algo que se mostra sujo, imundo. A água suja, uma enxurrada ou enchente de um rio trazendo variedades de entulhos, aspectos assustadores.
O que é relativo a Deus são águas cristalinas, rios e cachoeiras que encantam.

A EXPERIÊNCIA DO PROFETA EZEQUIEL.

Ezequiel 47:1 - 6.
DEPOIS disto me fez voltar à porta da casa, e eis que saíam águas por debaixo do umbral da casa para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas desciam de debaixo, desde o lado direito da casa, ao sul do altar.
2 E ele me fez sair pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora, até à porta exterior, pelo caminho que dá para o oriente e eis que corriam as águas do lado direito.
3 E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos.
4 E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.
5 E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.
6 E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio.

Fantástico não?

Vamos ao Apocalipse ver o que Apóstolo João viu !..

Apocalipse 22:1
E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
2 No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.

Quando estudamos rios de águas correntes podemos aproximar uma fonte de espiritualidade, mas, quando vemos o mar ficamos apreensivos, o mar esconde muitos mistérios, segredos, suas ondas são assustadoras, símbolo de multidão de pessoas, muitos grandes navios naufragam, sofrem maremotos, tsunamis.
Veja o que o apóstolo João viu:

Apocalipse 20:13
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

Apocalipse 13:1
E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.

A palavra MAR na Bíblia, tem conotação de nações, povos que desconhecem o Senhor Deus, pois são as águas das quais não se podem beber, águas amargas e não potáveis. No Livro dos Salmos (68:22) diz: "... farei voltar o meu povo das profundezas do mar"; Jesus disse que faria dos seus discípulos pescadores de homens (Mateus 4:19), concordando com o verso 22 do Salmo 68, mostra-nos as Escrituras que do meio das nações da Terra o povo de Deus é por Ele escolhido e salvo.

Sabemos então qual é o significado bíblico para a palavra Mar, o que ainda podemos  falar de RIOS nas Escrituras?

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, RIOS de água viva correrão do seu ventre" (João 7:38).

Esta frase deixa claro que a palavra Rio refere-se aos crentes em Jesus, pois com sua água doce pode matar a sede de quem beber. Também fica claro que Cristo é a fonte e que Dele procede a água salutar.
Em Ezequiel 47 o profeta vê águas que saem do Templo e que tornam-se em um RIO profundo com muitas árvores nas suas margens, passando pelo deserto descendo até o mar, e chegando ao mar saravam as suas águas tornando-as férteis e cheias de vida (versos 1 ao 9).

A missão dos crentes em Jesus é a de levar a Palavra de Deus como ela é, sem tirar nem acrescentar um jota ou til, isto é, não falsificar as Escrituras Sagradas e assim levar a salvação às nações da Terra.

Em Apocalipse 12:15 diz: "E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, ÁGUA COMO UM RIO, para que pela corrente a fizesse arrebatar". Sabemos que o pai da mentira é o diabo e no verso 4 do mesmo capítulo, está escrito que com sua cauda o dragão levou após si a terça parte das estrelas do céu lançando-as na terra. Bem! A interpretação dos versos 4 e 15 é que, crentes dando ouvidos às doutrinas de demônios, apostataram-se da fé e se fizeram seguidores de satanás, parecem-se como um RIO, pois já o foram um dia, mas não perseveraram; estes são lançados contra os escolhidos de Deus, sob o comando do dragão, pois saem da sua boca com intuito de arrebatá-los, ou seja, tirá-los das mãos do Senhor.

Mateus 7:24-27
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e CORRERAM OS RIOS, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava "edificada sobre a ROCHA". E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

Nos versos acima vemos os dois tipos de fundamento onde podemos edificar: ROCHA E AREIA. Como exemplo de Rocha temos o Senhor Jesus Cristo, a Palavra de Deus. Como Areia (pó) temos os homens que são metamorfoses ambulantes, palha levado pelo vento. Cuidado onde você edifica!

"Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre" (Salmos 125:1)

E aí? Deu pra pegar um pouquinho do mistério? Esse artigo tem necessidade de ler mais vezes é algo muito rico em detalhes. Mas se você é como eu! Está sede de Deus não vai acabar, estaremos sempre com sede e vivos. 🙂😁👍.
.
Colaboração.
http://igrejaapostolicacristamanancial.blogspot.com/2015/03/mar-e-rio-significados-na-biblia.html


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.