O PASTOR E AS OVELHAS.







PRIMEIRO TEXTO.
QUALIDADE DE PASTOR. 

João 10

1 NA verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 

2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. 

4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 

5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 

11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 

12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. 

13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.

14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 

15 Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
-----------------
QUALIDADES ESSENCIAIS DE UM PASTOR OU LÍDER ECLESIÁSTICO
-----------------

Gênesis 33.1-20: O Encontro entre Esaú e Jacó.

 1 - Introdução:
 Para situar o leitor, dá-se início ao artigo e sermão, breve entendimento acerca do personagem principal desta narrativa Bíblica - Jacó.
Jacó – Em Hebraico significa “Suplantador” (enganador) = pessoa que gosta de Levar Vantagem.
Gn 27.32-3: E disse-lhe Isaque, seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito. Esaú. Então, estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça e ma trouxe? Eu comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o: também será bendito.
No trecho acima, engana seu pai, ao passar-se como se fosse seu irmão - Esaú, para adquirir a benção que seria dele por direito e tradição.
Gn 32-30: E, chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.

Neste outro, Ele luta durante toda uma noite com um anjo (o próprio Deus) no Val de Jaboque e prevaleceu. Dando a este lugar o nome de Peniel = em Hebraico significa “A Face de Deus”. A partir deste dia seu nome foi mudado para Israel, como também sua conduta diante de Deus; Entre as várias traduções do nome Israel, destacam-se: "Aquele que luta com Deus", como também, "Aquele que caminha reto em direção à Deus", ou ainda, "Aquele que segue e adora um Deus reto". 

2 - Desenvolvimento:
Desta narrativa bíblica de Gênesis 33.1-20, podemos abstrair características importantes de Jacó que são fundamentais para um Pastor ou Líder Eclesiástico: 
. Verso 1 – Visão (parte a) e Estratégia de Guerra (parte b): Ele deve avistar de longe o perigo para suas ovelhas. Avistando-o, deve usar estratégias de guerra para poder enfrentá-lo.

 . Verso 2 – Prudência = Virtude que faz prever e evitar as faltas e os perigos. Sempre estar vigilante quanto ao caminhar de suas ovelhas, corrigindo possiveis erros ou desvios  de condutas incompatíveis com o Evangelho de Jesus Cristo. 

 . Verso 3 – Vanguarda = se posicionar sempre à frente em defesa de suas ovelhas, mesmo correndo perigo, ante ao seu adversário.  
               João 10.11: Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

 . Verso 4 – Sofre e Chora por suas ovelhas. Quando sabe que sua ovelha caiu num abismo, deixa as 99 (noventa e nove) no aprisco e vai tentar resgatar a perdida. Quando não consegue, ora e chora para que Deus a proteja dos perigos. 

. Verso 5-6 – Conhece suas Ovelhas, e estas, o conhecem. O bom Pastor conhece suas ovelhas pelo nome e por sua voz. E, também sabe de todas as suas necessidades (materiais) físicas ou espirituais. 

 João 10.2-3: Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. .A este o porteiro    abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora.

 . Verso 12-13 - Cauteloso. Trata com particularidade as necessidades de cada ovelha (crianças, adolescentes e anciãos). Ele sabe o tipo de tratamento (doutrina, atenção etc.) que deve dar as suas ovelhas. Ele conhece a sua fragilidade.

 . Verso 14 – Guia Cuidadoso. Está atento ao caminhar de cada ovelha (ensino e aprendizado). sabe quando deve dar uma "papinha" ou um alimento "mais sólido".  

. Verso 17 – Edificador. Deve procurar o tempo todo levar Ensino e Instrução às suas ovelhas.

 3 - Conclusão:
Versos 8 e 9 – Missão do Pastor.  A parte b do versículo 8, destaca que sua função é de levar suas ovelhas com boa compostura diante dos Olhos do Senhor.  A parte final do verso 9, enfatiza que se o Pastor levar grande número de ovelhas para apresenteá-lo, Ele (Deus),  terá grande contentamento e prazer por ter sido um Servo Fiel e cumpridor do Ministério que lhe foi
confiado.
-------------------------------
https://www.webartigos.com/artigos/qualidades-essenciais-de-um-pastor-ou-lider-eclesiastico/108875

###############################

SEGUNDO TEXTO.
QUALIDADE DE OVELHA. 

Fofinhas, lindas e extremamente dóceis, a ovelha foi o segundo animal a ser oficialmente domesticado, há mais de 13.000 anos. Mas, não é apenas de beleza que vive a ovelha, ela também é muito inteligente, sabendo inclusive diferenciar rostos dentro de seu rebanho e reconhecer seu pastor.

Caso você não se enquadrar nessas características que vou apresentar aqui, não se desespere, o nosso Deus tem poder para mudar toda situação da nossa vida. Amém!

1.     A ovelha é indefesa. Deus criou todos os animais com uma defesa especial, cachorro, bode, cobra, cavalo, urso, e todos tem habilidade em se defender menos a ovelha, ela não tem habilidades de luta. Isso nos mostra que somos totalmente dependentes de Deus. Seria muito bom que esta característica fosse real em nós, pois sempre queremos nos defender. Sempre achamos que estamos certos e lutamos por isso até o fim. Às vezes parecemos mais com uma cobra, que quando alguém pisa em nós, já queremos picar e soltar o veneno. Mas a Palavra diz que é ELE que nos protege e nos defende. Quando nos defendemos estamos dizendo: Não preciso de ti Senhor.  Não podemos perder essa característica. Somos ovelhas e não cobras.

2.     A ovelha produz lã o ano todo não para de produzir e ninguém precisa mandar, é algo natural dela, não depende de ninguém, ela frutifica sempre, elas entendem o princípio do transbordar, de ganhar vidas, tomar iniciativa, não ficarem paradas. Não esperam a coisa acontecer, elas fazem a coisa acontecer. Nossos dons e nossos talentos não servem para nós, eles servem para Deus e para os outros. Quem pensar que é dono dos seus dons está muito enganado. Os dons que Deus te deu servem para ganhar vidas e edificar o corpo de Cristo.

 3.     As ovelhas não se alimentam de qualquer coisa – Uma ovelha come capim, e esse precisa ser novo, precisa estar fresquinho, não come qualquer coisa, não fica atrás de qualquer tipo de alimento e se alimenta o dia inteiro e a noite está com o estomago tão cheio que toma parte da caixa torácica. A noite ela gosta de brincar dando cabeçadas uma na outra e acabam caindo com as patas pra cima e não conseguem se levantar sozinhas, pois a lã é muito pesada. Se a ovelha não for erguida no prazo de uma hora ela acaba morrendo asfixiada.
Ao contrário do bode, o bode é identificado como: Lixeiro do sertão, o que vê pela frente ele come, lata amassada, plástico rasgado, papel sujo, tudo é alimento pra ele.
Por isso o pastor anda constantemente no meio delas, durante a noite ele usa   a vara e o cajado e as coloca em pé as que estão caídas.
Vara: É comprida e a ponta dela parece um ponto de interrogação, um gancho. Com a vara o pastor laça a ovelha pelo pescoço, por ter muita lã.                                                
Cajado: É usado muitas vezes para evitar que a ovelha vá onde não é permitido, quando a ovelha vai desgarrando ou se mete em brigas o pastor joga o cajado para assustar a ovelha, mas muitas vezes ele tem de acertá-la com uma bordoada e a ovelha cai tonta pela pancada que recebeu. A ovelha depende totalmente do pastor, para se alimentar, ele vai a frente do pasto mostrando onde ela deve se alimentar, beber água e se defender dos predadores e ladrões. Ela não sabe se defender
Por isso a ovelha deve permanecer na sua igreja e ser alimentada somente com o alimento que seu pastor oferece. O pastor mostra o pasto certo para suas ovelhas. Elas não sabem se defender e todo cuidado é pouco.
Olhando para o mundo espiritual, podemos analisar as cabeçadas que as ovelhas dão quando estão brincando, é exatamente quando as pessoas fazem fofocas, quando tem ciúmes uma das outras, praticam o pecado e  o engano, aí elas caem e acabam morrendo espiritualmente, é o momento que o pastor precisa estar atento com a vara e com o cajado para coloca-las em pé. Tem pessoas que sempre aparece com uma novidade, e já corre pra vê o que é, já querem experimentar, não sabem da onde veio, quem produziu, não sabe se vai fazer bem ou mal e já vai se alimentando. Isto não é normal de uma ovelha. Deus tem sempre algo novo para nós, fresquinho, mas só existe uma fonte: A Palavra de Deus. Uma fonte não pode jorrar água limpa e água suja. A Palavra de Deus só tem fonte de água limpa.

4.     A ovelha ouve a voz do seu pastor - As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem. Ouvi um testemunho de um pastor na África que ele foi com umas duzentas ovelhas na beira rio para elas beberem água, em seguida chegou outro pastor com uma quantidade grande de ovelhas, e em seguida mais outro rebanho. Aos nossos olhos todas estavam misturadas, mas quando um dos pastores chamou o rebanho dele elas o seguiram, e assim foi com cada rebanho. Elas ouvem a voz do seu pastor.
 Mas infelizmente quando ouvimos a voz do Senhor não conseguimos segui-lo, ELE sempre está nos direcionando através do pastor terreno, através da Palavra, mas dificilmente entendemos e não obedecemos. Seguir não significa só escutar mas sim seguir. Esta última característica ELE sabia que seria muito difícil para nós. Isaías 53:7 “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante aos tosquiadores, assim ela não abriu a sua boca”. A ovelha é o único animal que não faz barulho para morrer, não reclama para ser sacrificada.

5.     O lobo vestido de ovelha - Vocês conhecem a história do lobo e da ovelha? Havia um lobo que queria muito ser uma ovelha. Na sua cabeça ele dizia ser ovelha, pois como estilo de vida era o melhor, mas a sua natureza era de lobo e constantemente fazer o que os lobos fazem. Aí um dia ele se vestiu de ovelha e começou a viver no meio das ovelhas. Quando elas se distraiam ele se afastava e vivia como lobo. Depois voltava, colocava a roupa de ovelha e continuava a viver com elas. Que tragédia! Aquele lobo nunca poderia ser feliz sendo lobo vestido de ovelha. Era necessário um milagre. Um milagre da conversão. Ele precisava ser convertido de lobo para ovelha.
 Conclusão: Você se identificou como ovelha de Jesus?
- Se não, então hoje é o tempo de, ouvir a sua palavra (voz), voltar-se para Ele e permitir que ele te conduza.

 ---------------------
 https://www.ministeriofamiliarestaurada.com/ministracoes/2018/8/9/caracteristicas-de-uma-ovelha
 ----------------------------
 














V



 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.