O PARAÍSO, Adão e Eva.

Adão e Eva: história e curiosidades sobre a origem do casal


Adão e Eva podem ter a história mais conhecida de todos os tempos, mas o que se esconde por trás de todas essas metáforas?


Uma das histórias mais famosas em todo o mundo é a de Adão e Eva, afinal eles foram os primeiros seres humanos a viverem na Terra (segundo a religião cristã e judaica). Antes de entender mais sobre tal história, vamos a um rápido resumo.



Deus levou 6 dias para criar todo nosso universo, criando Adão no sexto dia. Ele já tinha criado a luz, os astros e até os animais selvagens. O único homem da Terra percebeu que todo animal tinha seu par e ficou triste.

Então, vendo sua tristeza, o Criador colocou Adão para dormir e, de sua costela, teria feito Eva. Esta, basicamente, foi a primeira mulher e o par do primeiro homem.

Segundo a Bíblia, eles vivam no Jardim do Éden até que Eva, influenciada por uma cobra, comeu o fruto proibido. Adão também comeu e ambos foram expulsos por um anjo do paraíso. A partir daí surgiu a humanidade, os filhos do primeiro casal do mundo.



Essa história você já sabe, porém existem diversas coisas por trás dela que muitos provavelmente não sabem.


Origem de Adão e Eva


Por ser uma história tão conhecida, muitos estudiosos já buscaram entender suas origens a fim de saber muito mais sobre. Diversas informações se contradizem nos textos bíblicos, além de ser uma tradução de outro livro repleto de símbolos e metáforas. Já se sabe , por exemplo, que o mundo não foi criado em 6 dias e toda sua história de milhares e milhares de anos correspondem a 6 grandes eras geológicas.


Continua após a publicidade


Chegando na parte de Adão e Eva, temos algumas revelações interessantes. A palavra “Adão” é, na verdade, mais um símbolo judaico-cristão e islâmico. “Adam” é de onde originou o nome do suposto primeiro homem, e seu significado é “humano ou humanidade”, não sendo um nome próprio como está escrito na bíblia.

Também existem outras possibilidades, onde o nome Adão seja um nome antigo utilizado para denominar um grupo liderado por homens. Em terceiro lugar temos um termo hebraico AdaMaH, que é muito semelhante ao nome citado anteriormente. Seu significado é “Terra Fértil”, já que estamos falando do primeiro homem do mundo e seria o pai de todos.



Eva também tem suas origens questionadas por estudiosos. Outro termo hebraico é HaVVah, que significa “mãe dos sobreviventes”. Tal termo também está associado ao verbo HaYaH, que significa “viver”. Ambos os significados ligados ao papel da mulher de produzir e criar uma nova vida. Existem teorias de que Eva poderia também ser o nome de um clã de mulheres.


O pecado e o fim do Éden


Como dito anteriormente, Eva foi seduzida por uma cobra e comeu o fruto proibido. Deus tinha lhe dito que aquele era o único fruto para não comer em todo o Jardim. Ela ofereceu para Adão que também comeu. Assim que Deus soube, os expulsou. Acredita-se que nesse momento, humanos conseguiram diferenciar o bem do mal e também começaram a buscar conhecimento. Eles se tornaram responsáveis pelo seu destino, portanto agora são seres imperfeitos, sempre buscando a redenção durante a vida.

De acordo com a bíblia, Adão e Eva se viram com muitas dificuldades de encontrar comida e também para criar seus filhos. Em resumo, eles viveram momentos trágicos, como a morte de seu primogênito pelo seu irmão mais novo. A partir daí os filhos se casaram e a Terra estaria populada em algumas décadas.

A ciência não acredita nessa hipótese, apesar de alguns teólogos e até mesmo padres cientistas buscarem entender tal alegoria através de fatos. Uma das teorias mais Adão foi um grupo de homens que encontrou um grupo de mulheres e a partir daí surgiu a primeira sociedade.



Agora que você já sabe mais sobre a ciência de Adão e Eva, confira em seguida algumas curiosidades sobre o casal


Curiosidades sobre Adão e Eva.


As duas criações de Adão


Uma parte muito controversa de bíblia é justamente onde se encontra a criação da vida, incluindo a de Adão. Primeiro é mostrado que Deus criou o homem a sua semelhança e também a mulher, porém, no segundo capítulo de Gênesis, temos uma nova criação do homem. Dessa vez tudo é descrito de forma detalhada, e muitos defendem que o escritor estaria apenas dando detalhes para oque aconteceu no capítulo anterior.

Por fim, diversas possibilidades e contradições surgiram. Uma teoria bastante popular é que Adão teve uma mulher antes de Eva. Ela se chamava Lilith e logo após fazer coias terríveis acabou se transformando em um demônio.


Costela ou báculo?


Conhecemos a história de Eva foi feita a partir da costela do homem, mas como o que lemos é uma tradução, algumas coisas podem ter mudado de sentido. A palavra “tsela” aparece em todo o texto 40 vezes, sendo apenas uma traduzida como costela. Além disso, significado literal da palavra é “membros laterais de um corpo humano ereto”.



Uma teoria diz que na verdade, o osso utilizado para fazer a mulher é báculo. Esse osso é presente em alguns mamíferos, localizado no pênis. O ser humano perdeu esse osso com o passar do tempo. Portanto, isso faria sentido, uma vez que homens tem todos os pares de costelas no seu corpo completos e não tem báculo.


Umbigos


O umbigo é uma grande cicatriz por onde a mãe passa nutrientes para o filho durante a gestação. Caso a gestação não tenha ocorrido, como é o caso de Adão e Eva, não existiriam motivos para os terem tal caraterística.

Muitos livros se aprofundam nesse debate, mas cristãos fundamentalistas defendem que o casal não tinha umbigo. Segundo eles, essa seria uma “falsa indicação de que teriam sido gerados por uma mãe”, ou seja, Deus não faria isso.


Maçã? Figo? Romã?


No século IV d.C., o papa Damasco resolveu que a bíblia deveria ser traduzida para o latim, então aconteceu uma dos maiores erros sobre gênesis. Em um momento da história a palavra “mal” estava ligado ao fruto proibido e a tradução da palavra é “malus”. Coincidentemente, malus também significa maçã e a partir daí esse trocadilho ganhou mutia força.



Em hebraico, o fruto proibido é referido como a palavra “peri”, que na tradução para inglês pode significar qualquer fruta. Outros estudiosos ainda especificam que tal palavra pode significar figo, uva, damasco, uma cidra e até mesmo trigo, muitas cosias, mas não maçã.


O final alternativo para o casal


No Islã também existe a história de Adão e Eva e em principio, tudo acontece da mesma forma até eles serem expulsos do Jardim do Éden. Em suma, os dois são expulsos, separados por 200 anos e só quando se reencontram eles tem Caim e Abel. É dito também que Eva teve 20 pares de gêmeos antes de morrer, enquanto Adão tinha 40 mil filhos.


QUE LOUCURA, NÃO?


O Apóstolo Paulo disse:


2 Timóteo 2:20 

Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 

21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. 


22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.


 23 E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.


 24 E ao servo do Senhor não convém

 contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; 

25 Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, 26 E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.


CONCLUSÃO. 


As questões que envolve linhas de interpretação além da Bíblia devem servir para confronto teológico para alunos em curso de estudos. As questões de interpretação além  Bíblia jamais compartilhar com recém convertidos qual irá trazer confusão e afastar o novo crente da fé. 


Esse assunto foi muito importante agradecemos ao seus idealizadores,  a seguir: 


https://segredosdomundo.r7.com/adao-e-eva-quem-eram/


2 comentários:

Tecnologia do Blogger.