APROVADO POR DEUS.


 


APROVADO POR DEUS.

 

Lucas 10.32-37

 

E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu te pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

 

Observamos a riqueza do texto expressando várias lições para que nós cristãos sejamos conduzidos a praticar a nossa fé, não como os fariseus religiosos, presunçosos e egoístas, mas como filhos do Pai e irmão de Jesus. É muito claro a mensagem de Tiago que diz; “A fé sem obras é morta” por quê? Porque a prova do amor são as obras, observe João 3.16; PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA, QUE DEU, o significado “Deu” responde o amor concretizado, se quiser saber mais, leia o pequeno livro do Apóstolo Tiago.

 

 

POR QUE JESUS ENSINAVA POR PARÁBOLAS?

 

O que é uma parábola?

 

Narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia.



O que é uma Alegoria?

 

modo de expressão ou interpretação que consiste em representar pensamentos, ideias, qualidades sob forma figurada.

 

 

O que é um SACERDOTE?

 

Sacerdote (do latim Sacerdos – sagrado; e otis – representante, portando "representante do sagrado") é uma autoridade ou ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em rituais sagrados de uma religião em particular.

 

 

 

O que é um LEVITA?

 

Ser levita é exercer uma atividade ligada ao culto de adoração a Deus. E o termo Levita tem se popularizado como a forma como são chamados especificamente os ministros de louvor e músicos evangélicos nas igrejas. Foi a partir desse momento, que os levitas foram separados como servos de Deus, uma espécie de sacerdócio.

 

 

 

O que é um SAMARITANO?

Samaritano é uma palavra referente ao povo ou indivíduo natural da antiga região de Samaria e também à língua falada naquela região. ... Os Samaritanos eram considerados impuros pelos judeus. Da Bíblia do Judaísmo, seguem apenas o Pentateuco. Os samaritanos têm a sua própria doutrina religiosa: o Samaritanismo.

 

 

PASTOR! Qual significado desta parábola?

 

Parábola do Bom Samaritano é uma popular história do Novo Testamento, que aparece apenas em Lucas 10:25-37. Jesus usava as parábolas com objetivo de transmitir uma mensagem ou ensinar uma lição. A Parábola do Bom Samaritano foi usada por Cristo para explicar o ensinamento de amar o próximo.

 

Continua,

 

O termo "bom samaritano" surgiu em uma parábola bíblica no Novo Testamento, na qual Jesus Cristo orienta os seus seguidores a amarem o próximo como amavam a eles mesmos.

Atualmente a expressão foi generalizada e "bom samaritano" passou a designar qualquer pessoa que se preocupa com os outros, que age sempre a favor do bem, que procura ajudar em qualquer circunstância, sem falsos interesses.

Samaritano é o indivíduo natural da região de Samaria, próximo a Jerusalém. Na época de Jesus, muitos judeus odiavam os samaritanos, pois eram considerados estrangeiros impuros.

Na parábola contada por Jesus, relatada no Evangelho de Lucas, capítulo 10, um doutor da lei pergunta a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus responde que era preciso amar a Deus e amar ao próximo.

Ao questionar quem era o "próximo", Jesus responde dando o exemplo do comportamento de três homens que passaram por um outro que fora espancado. Dois homens (com cargos de sacerdotes) passaram pela vítima sem prestar socorro, mas o terceiro, um samaritano, cuidou dele, levou-o para um local próprio para ser auxiliado e pagou todas as despesas. Esse homem benevolente ficou conhecido como "bom samaritano".

A conclusão a que chegou o doutor da lei foi que o "próximo" foi aquele que teve misericórdia do homem necessitado, mesmo sendo um estranho

 

 

 

OS DONS DE UM BOM SAMARITANO.

 

1 - Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.

1.    Compaixão= sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia pessoal de outrem, acompanhado do desejo de minorá-la; participação espiritual na infelicidade alheia que suscita um impulso altruísta de ternura para com o sofredor.

 

2 - E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

Sua atitude=

Colocou sua compaixão em ação não olhando para os riscos de ajudar um estranho e considerar imprevistos em sua viagem.

 

 

3 - , tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu te pagarei quando voltar.

Tirou dinheiro da viagem para pagar a hospedaria assumindo uma dívida que nem sabia quanto ia custar.

 

A geração de cristãos da atualidade está vivendo uma situação egoísta e materialista, se o samaritano da parábola estivesse em nossos dias certamente sua ação ninguém iria perceber, inclusive a humanidade hoje são assaltos, assassinatos todos os dias e vivemos em nosso espaço assustados e com medo de praticar a caridade. O Jesus do passado é o mesmo de hoje, se alguém precisar de ajuda e corre para você não hesite em fazer o possível, esse carente estará sendo um instrumento de Deus para te provar. Não seja um religioso tal como o sacerdote ou levita, mas seja um bom samaritano, aí você será, 

APROVADO POR DEUS.





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.