A MONTANHA




O ENSINAMENTO NA MONTANHA


Salmos 98:4-8

Exultai no Senhor toda a terra; exclamai e alegrai-vos de prazer, e cantai louvores.
Cantai louvores ao Senhor com a harpa; com a harpa e a voz do canto.
Com trombetas e som de cornetas, exultai perante a face do Senhor, do Rei.
Brame o mar e a sua plenitude; o mundo, e os que nele habitam.
Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas,

 

DESCOBRINDO AS VERDADES DO SERMÃO DO MESTRE.

 

Mateus 5:1-12

E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

 

DEFINIÇÕES

 

Bem-aventurados:

 

O que é Bem aventurado:

Bem aventurado é um adjetivo que significa muito feliz. É também um substantivo masculino, que nomeia aquele que tem a glória dos céus.

A expressão bem-aventurado (feliz), é citada diversas vezes na Bíblia Sagrada. A felicidade Celeste é fundamentada na fé e na obediência à palavra de Deus, que gera a felicidade capaz de resistir aos momentos mais difíceis da vida.

 

Pobres de espírito:

 

Ser pobre de espírito significa ser humilde e reconhecer sua dependência total de Deus. Quem é pobre de espírito sabe que precisa de mais de Deus. A Bíblia diz que o Reino dos céus pertence aos pobres de espírito.

Jesus virou nossos valores do avesso. Muitas pessoas querem ser ricas e autossuficientes, sem depender de ninguém. Mas Jesus disse que o verdadeiro abençoado é o pobre de espírito! Somente quem encontra segurança em Deus receberá o Reino dos céus.

 

Os que choram:

 

 Isso é possível porque envolve reconhecimento da obra que o próprio Cristo fez! Sem Ele o choro nunca acabaria, pois estávamos condenados e totalmente perdidos (uma situação desesperadora)!

Com Cristo nossa condição vai do desespero de perceber quão maus e pecadores nós somos para um consolo que vem de Deus (pois somos perdoados por Ele), através de Cristo, e nos coloca em uma nova condição:

somos plenos de alegria vinda do Senhor! Lembramos quem somos, isso gera tristeza, porém, lembramos que o consolo chegou através de Cristo, e esse consolo nos faz viver uma vida totalmente diferente, bem-aventurada!

Sendo assim, o ensino de Cristo nos mostra que precisamos chorar ao ver nossa condição pecaminosa (isso precisa mexer conosco). Precisamos reconhecê-la diante de Deus, arrepender-nos dela humildemente.

Esse é o caminho que Deus deixou aberto para que alcancemos a felicidade que está Nele e que é alcançada quando andamos junto a Jesus Cristo, acompanhados Dele!

(Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma.
Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
2 Coríntios 7:9,10)

 

Os Mansos:

 

Jesus era manso e humilde de coração, mas expulsou os cambistas do templo com zelo e ira justa. Então, o que realmente significa ser manso?

A palavra manso pode vir com conotações negativas. Pode ser que as pessoas vejam ser manso como um capacho, para que as pessoas andem se aproveitando. De fato, um dicionário define mansidão como “excessivamente submisso ou complacente; sem espírito; domado."

No entanto, Jesus se descreveu como manso e humilde de coração (Mateus 11:29), e sabemos que o homem que desafiava os fariseus derrubou as mesas dos cambistas no templo e nunca recuou de manejar a verdade como uma espada afiada nunca poderia ser descrito como sem espírito ou domado. Portanto, se queremos herdar a terra, precisamos aprender a entender o que realmente significa ser manso.

Ser manso nunca deve ser confundido com ser tímido. Um espírito tímido é exatamente o oposto de um espírito manso! A quietude que acompanha a mansidão é o resultado da confiança de alguém no Senhor, enquanto a quietude da timidez é o resultado da falta de confiança da pessoa.

 

Fome e sede de justiça:

 

No sentido geral, a interpretação dessa bem-aventurança, nos fala sobre todos aqueles que não alcançaram um julgamento justo para as suas demandas, em relação à justiça humana.

Como bem diz um ditado popular, “a justiça dos homens é falha”. Isso porque muitas pessoas que tem o papel de julgar e governar, “fecham os seus olhos” para as necessidades dos desvalidos mais vulneráveis.

 

Não sofra demasiado! A injustiça no mundo é resposta do pecado, não iremos consertar o mundo, mas Deus responde por seus filhos.

 

 

Misericordiosos:

 

Para entendermos o significado de misericórdia na Bíblia, primeiro precisamos considerar algumas coisas importantes no tocante a etimologia da palavra.

No português, a palavra misericórdia vem da junção de duas palavras latinas, no caso, miseratio que deriva de miserere e significa “compaixão“, e cordis que significa “coração“. Logo, misericórdia significa algo como “coração compadecido “, no sentido de ter compaixão pelo sofrimento e a dor de alguém.

Como sabemos, a Bíblia não foi escrita originalmente em latim, e muito menos em português. Portanto, a palavra misericórdia é aplicada para traduzir alguns termos bíblicos empregados nos idiomas originais.

 

Limpos de coração:

Estes que tem um coração limpo são felizes, porque não deixam o mal entrar em seu coração, algo que poderia deixá-las infeliz.

Ao invés de um coração cheio de impureza, ingratidão, incredulidade e suspeitas maliciosas sobre outros, essas pessoas tem pensamentos puros, bons e saudáveis – pensamentos de gratidão, eles pensam como podem abençoar aos outros. Eles ainda tem uma resistência firme e intransingente em seu coração, contra todos os pensamentos egoístas, impuros e de preocupação e dúvida que tentam entrar em seus corações.

 

 

 

Pacificadores:

 

Os pacificadores, neste contexto, são aqueles que promovem a paz de Deus o Todo-Poderoso. Essa paz vem da palavra hebraica “shalom”, que pode ser definida como bem-estar total ou completo – tanto pessoal quanto comunitário. 

Portanto, nessa declaração, Jesus Cristo está declarando que as pessoas que colocam a fé Nele e ativamente buscam a paz, receberão a recompensa eterna de serem chamados filhos de Deus, pois refletem o caráter de paz e unidade do Pai.

 

Sofrem Perseguição:

 


A maneira como Jesus vê a perseguição e muito diferente de como o mundo vê. O mundo acredita que são felizes aquelas pessoas que se divertem; que são felizes aqueles que são admirados pelas pessoas; mas Jesus nos chama para mudar a nossa mente e nos diz que: “são felizes aqueles que padecem, sofrem e são perseguidos por causa Dele”.

Lembrando que quando a perseguição é por motivos de ações erradas tal como desafiar o mal nos achando guardados pela verdade, vamos padecer e não é por causa do Reino. A perseguição vem de forma natural, até mesmo dentro de nossa família, devemos aprender assim como Jesus ensina quando foi perseguido.

 

Quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa:

 

Aqui está bem claro, “quando vos injuriarem e perseguindo mentindo” Quando é cometido uma infração na lei secular há ferramentas na lei para julgar e condenar o infrator. Muitas pessoas dizendo cristão cometem infrações e diante dessa situação quer esconder-se por traz da Bíblia.

 

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Significado de exultai. O que é exultai: Flexão de exultar; Que tripudiai, triunfai, demonstrai grande contentamento por.) + Ficar alegre.

(Galardão significa recompensa por serviços relevantes que foram prestados. É uma espécie de prêmio; uma distinção pela realização de algum trabalho. O galardão recebido pode ser representado por uma medalha, uma condecoração, uma homenagem, um prêmio em dinheiro ou por outras atribuições que distingam quem foi galardoado.

 

OI..Aprendeu direitinho?

Agora temos a teoria, depois vamos colocar em prática. Se ninguém te disse, fique sabendo, Jesus não prometeu que ser cristão seria uma tarefa fácil, a maioria das coisas que aconteceu com ele poderá acontecer conosco.

 

 

Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarào.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.

Mateus 24:10-13

 

Que o Senhor seja contigo

 

 

 

Se tiver interessado, leia a história a seguir.



Como Consertar O Mundo 

Um homem muito preocupado com os problemas do mundo passava dias em seu escritório, tentando encontrar meios de consertar o planeta.

Certo dia, seu filho de 7 anos entrou em seu escritório decidido a ajudá-lo.

O homem, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, procurou algo que pudesse distrair a criança.

De repente, deparou-se com o mapa do mundo. Estava ali o que procurava. Recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva entregou ao filho dizendo:

– Você gosta de quebra-cabeça? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está ele todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Mas faça tudo sozinho!

Pelos seus cálculos, a criança levaria dias para recompor o mapa.

A Solução

Passados alguns minutos, ouviu o filho chamando-o calmamente:
– Pai, consegui! Terminei tudo!
A princípio, o pai não deu crédito ao chamado do filho. Seria impossível uma criança de 7 anos conseguir recompor um mapa que jamais tinha visto.

Relutante, o homem levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Ficou boquiaberto. Pensou: como seria possível? Como o menino de 7 anos foi capaz de tal feito? E resolveu perguntar:

– Meu filho, você não sabia como era o mundo, como conseguiu montá-lo completamente?

E a criança respondeu:
– Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel do jornal para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem do outro lado da folha, pois o homem eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo!

Moral da história: o primeiro passo para consertar o mundo é consertar os seres humanos. Só seres humanos melhores poderão fazer do mundo um lugar melhor.

 












Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.