O JARDINEIRO











O JARDINEIRO.

 

 

 

O que faz um jardineiro?

 

Realiza implantação, criação e manutenção de jardins, poda de árvores, cuidado de flores de ambiente interno e externo e corte de grama. Aplica defensivos agrícolas contra insetos e pragas em árvores e plantas, operando equipamentos e máquinas de pequeno porte específicas de jardinagem.

 

Vamos usar como tema as palavras que se destacam, usando como figura para compreender a esfera espiritual.

 

 

A primeira figura é; IMPLANTAÇÃO.

 

Substantivo feminino que significa ato ou efeito de implantar, fixar, enraizar, introduzir, estabelecer, elevar, hastear, içar. Observe exemplos nas seguintes frases:

implantação da nova regra depende do aval de todos os funcionários.
O prefeito implantará dez novos postos de saúde até o final de seu mandato.
Por causa da calvície, optou por implantar fios de cabelo.

O verbo implantar é formado a partir de derivação prefixal, isto é, o sufixo im- foi acrescentado ao verbo plantar e, em decorrência dessa alteração, a palavra passou a receber um novo sentido. O prefixo im- é de origem latina e significa um movimento para dentro.

Nessa expressão um meio clássica, qual foi o entendimento elevado ao espiritual?

 

VAMOS CONSIDERAR QUE IMPLANTAR É ENXERTAR,

 

E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
Romanos 11:23,24

 

O jardineiro acrescenta seu jardim com plantas que não são originais de seu jardim, isso aponta para os gentios, um povo que não é judeu alcançados pela graça de Deus.

 

 

A SEGUNDA FIGURA É A CRIAÇÃO.

 

Criação.....................................

 

Significado de Criação substantivo feminino Ato ou efeito de criar, de tirar do nada: a criação do mundo. Conjunto dos seres criados: as maravilhas da criação. Aquilo que se produz, realiza; produção, realização, obra, invento. Ação de formar, criar, fundar; formação, fundação. Amamentação e educação de uma criança. Habilidade criativa; capacidade de inventar, criar, elaborar. Departamento que, numa empresa, se destina à execução de algo a partir do nada, geralmente no âmbito das artes, da publicidade.

 

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Colossenses 1:15

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Romanos1:20..........................................................................

O JARDINEIRO tem o poder de criar coisas, situações, condições, para te manter sob seus cuidados vivendo em seu jardim.

 A TERCEIRA FIGURA é poda de árvores, cuidado de flores.

 

Uma árvore para o bom desenvolvimento e produzir seu fruto final, que seja frutos ou flores é necessário podar, cortar os excessos, até mesmo cortar o caule para que libere novos brotos e desenvolver com qualidades.

O JARDINEIRO, tem em mão uma foice santa para podar os excessos de um cristão, o galho do orgulho, os nós da fofoca, e até pode arrancar a árvore que é estéril que esconde pecados graves, fora do jardim há uma fogueira qual é lançada a árvore seca.

 

 

A QUARTA FIGURA é o ambiente interno e externo.

 

O jardim está na supervisão do JARDINEIRO e sua equipe de auxiliares;

(E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. Hebreus 1:7)

E TAMBÉM;

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmos 34:7

COMO JÁ SABEMOS, os Anjos são os operários a serviço do Reino, dentro e fora do jardim.

INTERNO é onde estamos abrigados no Senhor, o Jardim.

EXTERNO é o mundo cruel e o Jardineiro também cuida daqueles que há de se salvar.

(Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
1 Timóteo 2:4,5)

 

A QUINTA FIGURA, corte de grama.

 

A GRAMA continuamente deve ser aparada, esta ação traz aos campos a vista de uma paisagem bucólica, inspiradora, agradável aos olhos.

A GRAMA APARADA representa o crente mantido na linha, o aparador de grama deixa suas folhinhas todas do mesmo tamanho, perante o Jardineiro ninguém é suficiente grande, somos todos iguais, grande é Deus que criou todas as coisas.

 

A SEXTA FIGURA, Aplica defensivos agrícolas contra insetos.

 

Para manter o jardim é necessário ter um sistema de proteção, por motivos da invasão de alguns insetos que devoram as plantações, assim mantendo o equilíbrio no desenvolvimento das árvores, frutos e flores.

 

APLICA DEFENSIVOS. Os insetos nocivos aqui representa satanás e seus anjos maus que penetram no jardim, VOCÊ ESTÁ LEMBRADO DO JARDIM DO EDEM! Estava lá DEUS, satanás e o casal que foram criados e pecaram, vamos entender aqui que a defesa são os Anjos do Senhor.

(E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3:24)

Então está claro, O jardineiro aplica defensivos contra insetos espirituais.

 

A SÉTIMA FIGURA, operando equipamentos e máquinas de pequeno porte específicas de jardinagem.

Vamos simplificar e considerar que há equipamentos, máquinas apropriadas para cuidar de um grande jardim, vamos pegar esta figura e acreditar que as máquinas são aqueles que estão na igreja e são usados pelo Espírito Santo, exercendo seus dons e contribuindo para a grande obra de salvação, orientados pelo JARDINEIRO.

 

 

E PARA FINALIZAR.... Apocalipse 22:1-5

E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.
E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.

Apocalipse 22:1-5

 

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.