MÃE NATUREZA

 


MÃE NATUREZA.


E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e houve um grande terremoto, como nunca houve desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto.
Apocalipse 16:18

E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.

Apocalipse 11:13

Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

Mateus 24:7

E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. Lucas 21:11

 

Tsunami é uma grande onda oceânica gerada por certos eventos geológicos

 

 

1. Causas de um tsunami

2. Propriedades de um tsunami

3. Existem tsunamis no Brasil?

4. Exemplos de tsunamis

 

 

Tsunami é uma onda gigante que possui grande quantidade de energia e ocorre nos oceanos. Ele pode ser gerado por sismos em regiões costeiras e oceânicas, deslizamentos de taludes submersos, erupções vulcânicas, explosões ou ainda por impactos de corpos cósmicos, como meteoritos. Um tsunami tem elevado potencial destrutivo e pode trazer consequências avassaladoras para as áreas atingidas.

 

O que distingue um tsunami de outras ondas são os períodos de oscilação da água. Enquanto em uma onda marítima “normal” podem ocorrer períodos de até algumas dezenas de segundos, em um tsunami este tempo atinge alguns minutos ou até meia-hora. Assim, os tsunamis são ondas longas, que em alto-mar possuem entre 100 km e 500 km de comprimento.

 

Causas de um tsunami

Um tsunami é formado a partir de distúrbios causados nos oceanos, que liberam energia, propiciando a movimentação de grandes massas de água. Como dito anteriormente, esse evento pode estar relacionado a fatores geológicos da área ou a exógenos, como a queda de meteoritos.

Os fenômenos de ordem tectônica são as principais causas das ondas gigantes características dos tsunamis, principalmente abalos sísmicos que se originam no assoalho oceânico. Sua ocorrência é mais comum em áreas de instabilidade tectônica, em que há o encontro de diferentes placas.

Além disso, o vulcanismo é outro fator gerador de tsunamis, embora ocorra com menor frequência. Nesse caso, a atividade vulcânica pode se dar tanto no fundo dos oceanos quanto nas zonas costeiras, como a destruição da caldeira vulcânica durante o processo de erupção e o consequente deslizamento de grandes quantidades de detritos para o mar, ou, ainda, o fluxo propriamente dito de lava e outros materiais.

Deslizamentos de terra que acontecem nas áreas mais íngremes do assoalho oceânico, podem provocar também a propagação de energia para a formação dos tsunamis.

 

Propriedades de um tsunami

Os tsunamis possuem comprimentos de onda que vão de 100 km a 500 km, enquanto as ondas comuns chegam a algumas centenas de metros. A sua amplitude é pequena e variável na escala de metros.

Outra característica importante dos tsunamis é a sua alta velocidade em mar aberto. Nessas áreas, as ondas se deslocam em até 890 km/h. Conforme se aproximam da costa, os tsunamis perdem velocidade e ganham altitude, atingindo de 40 m a 50 m.

Esse fenômeno possui grande poder de destruição, já que as ondas se quebram violentamente quando chegam no litoral e conseguem avançar centenas de quilômetros sobre as áreas atingidas.

 

Existem tsunamis no Brasil?

O Brasil está localizado no centro da Placa Sul-Americana, ou seja, uma posição confortável em relação à ocorrência de atividades tectônicas capazes de desencadear tsunamis. No entanto, pesquisas sugerem que existe a possibilidade do litoral brasileiro ser atingido por um tsunami no futuro.

Além disso, um estudo revelou que uma erupção do vulcão Cumbre Vieja poderia provocar ondas gigantes que se propagariam pelo Oceano Atlântico e atingiriam países do continente americano, como o Brasil.

 

Exemplos de tsunamis

A região mais suscetível à ocorrência de tsunamis no planeta é o Círculo de Fogo, localizado no Oceano Pacífico.

O maior tsunami já registrado ocorreu no Alasca, em 9 de julho de 1958, quando 90 milhões de toneladas de rocha e gelo desabaram dentro de uma baía – Lituya Bay –, gerando uma onda com cerca de 50 m de altura , elevando a água até 524 m no outro lado da baía (a altura foi avaliada pelas marcas na floresta das montanhas que circundam a baía).

Em 26 de agosto de 1882, como consequência da grande erupção do vulcão Krakatoa na Indonésia, um tsunami matou 36.417 pessoas. Somente na região do Oceano Pacífico foram registrados mais de 1.100 tsunamis nos últimos vinte séculos, sendo que os quinze mais terríveis (anteriores a 26 de dezembro de 2004) produziram aproximadamente 330.000 mortes.

Fontes

 

https://www.ecycle.com.br/tsunami/

 

 

 Atividades da Mãe Natureza acontecem (Segundo a ciência) desde quando foi formada a terra, e ter em mente que a terra foi criada para habitação dos seres humanos e não simplesmente ser destruída.

 

 

(E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Apocalipse 21:1)

 

Nova Terra não indica outra terra, mas sim uma terra purificada apropriada para a nova humanidade, o ser perfeito. No versículo acima diz “O mar já não existe” não haverá maremotos. Você já leu no livro do Gênesis como Deus fez o Jardim do Edem e que após o pecado esse jardim desapareceu, pois é! Ele está guardado em outra dimensão, eu acredito que no futuro os santos habitarão neste jardim qual o primeiro casal desperdiçou.


Você pode não concordar, o céu é para os seres celestiais e a terra é para os seres humanos, é claro que Deus vai tirar dessa terra seus santos e serão turistas em outra dimensão até a terra estar pronta, aí agora é só eternidade. Você já leu sobre as BODAS DO CORDEIRO e a GRANDE CEIA? Na eternidade o tempo não conta, o povo especial estará em clima de festa, depois o retorno a Nova Terra.

 

VULCÕES, TERREMOTOS, FURACÕES.

Devemos imaginar que a terra será purificada reagindo com o fogo dos vulcões, desabamento pelos terremotos, e o furacão será o sopro de Deus para varrer o pecado da terra. Está lembrado dos relatos do Dilúvio? Os lençóis de água subiram, as geleiras derreteram, as nuvens sobrecarregaram, no Gênesis conta que a terra era coberta por águas e foi Deus quem fez a separação, não poderia Ele cobri-la novamente? Ficamos curiosos com o fogo que destruiu Sodoma, será que foram meteoros inflamados? Há muita coisa para descobrir.

 

(Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

10 Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. 2Pedro 3.10, 12)

 

(E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 1 Coríntios 15:50)

A carne e o sangue, isto é! O ser humano NATURAL, sabe que sua jornada termina nesta vida, pois, também é natural o medo da morte ou qualquer tipo de sofrimento.

 

PALAVRA DE CONSOLO.

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

1Tessalonicences 4.13-18

 

ACF

 

prantoniocorban@gmail.com

 

 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.