FERRAMENTAS DA ORAÇÃO EFICAZ.  

 

 

Mateus 6:5 - 10. 

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 

 

6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.  

 

7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. 8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.  

 

9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.  

...................................... 😐.................................................. 

 

ORANDO COM PROPÓSITO,  significa que sua oração tem um objetivo, você tem um alvo, uma Meta. A intenção não será necessariamente uma técnica, mas seguir a receita impressa na Palavra de Deus,  a Bíblia.  

(Meta. Já a meta é o objetivo de forma quantificada, pessoas  que determinam resultados= incorreto) 

 

 

DEFINIÇÃO DE ORAÇÃO: Várias interpretações, porém  ainda a definição é incerta. 

 

ORAR e REZAR. Definição prática:-  

Oração- Diálogo, Monólogo . 

Rezar- Repetir uma prece decorada, repetida, escrita.  

(Uma criança primeiro aprende  a rezar, repetir, decorar depois entende o que representa a oração. ) 

 

Mateus 6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. 7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. 

 

QUANDO CONVERSAMOS NÃO REPETIMOS AS MESMAS PALAVRAS, COMO ALGO GRAVADO. (Dar exemplos) 

  

 

ORAÇÃO DE SÚPLICA e PETIÇÃO - Termos teológicos.  

 

A oração de petição, uma ação intercessória; 

A oração  de súplica, se refere a pessoa que ora. 

 

Aproximamo-nos de Deus em oração por uma variedade de razões - 

para adorá-Lo,  

confessar nossos pecados e pedir perdão,  

para agradecê-Lo por Suas bênçãos,  

para pedir por coisas para nós mesmos e/ou  

para orar pelas necessidades de outros.  

 

A palavra hebraica e grega mais frequentemente traduzida como "súplica" na Bíblia significa, literalmente, "um pedido ou petição", então uma oração de súplica é pedir a Deus por alguma coisa.  

 

Ao contrário da oração de petição, que é orar a favor de outros. 

 

A oração de súplica é geralmente um pedido a favor da pessoa que está orando. 

 

A ORAÇÃO IMPRECATORIA. 

 

No dicionário quer dizer, MALDIÇÃO.  

Alguns Salmos revelam a oração imprecatória, quando o salmista ora ele pede a morte de seus inimigos. 

(Salmo 109 relata uma oração amaldiçoando os ímpios) 

🤔 

O que ensina Jesus; 

 

Mateus 5:43  

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.  

44 Eu, porém, vos digo:  

Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 

 

ORAÇÃO COM QUEBRANTAMENTO. 

 

Salmos 51:17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. 

  

 Segundo o minidicionário Larousse, quebrantado significa um coração enfraquecido, vencido, dobrado, domado, calmo. E um coração contrito, segundo o mesmo dicionário, é um coração que está em contrição, afligido, é o ato de vontade em que o cristão se arrepende do pecado motivado pelo amor de Deus. 

.............................ANA e a ORAÇÃO. ................................. 

 

1 Samuel 1:13 Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. 14 E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. 15 Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher QUEBRANTADA de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.  

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um detalhe que chama a atenção é que Ana levou aproximadamente 20 anos pedindo um filho, quando ela mudou o propósito da oração Ana deu a luz ao Profeta Samuel. Acontece que Deus não estava interessado em dar filho a Ana mas aceitou quando Ana ofereceu o filho a Deus (Leia a história).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  

ORAÇÃO PARA ADORACAO. 

(Que quase ninguém faz) 

 

O rei Davi foi um adorador por excelência, no Velho Testamento os salmos declaram adoração. 

 

No Novo Testamento ; O CÂNTICO DE MARIA. 

 

Lucas 1:46 - 55  

Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; 48 Porque atentou na baixeza de sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 Porque me fez grandes coisas o Poderoso; e santo é seu nome. 50 E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. 51 Com o seu braço agiu valorosamente; dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. 52 Depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, e despediu vazios os ricos. 54 Auxiliou a Israel seu servo, recordando-se da sua misericórdia; 55 Como falou a nossos pais, para com Abraão e a sua posteridade, para sempre.  

No mesmo capítulo  nasce de João  Batista Zacarias seu pai adora a Deus.. 

 

ADORAÇÃO EXPONTÂNEA.  

Apocalipse 7:9 - 12 

 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma grande multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; 10 E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. 11 E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, 12 Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém. 

 .....................................🤔..................................................... 

 

ORAÇÃO DE GRATIDÃO.  

 

Estes não agradeceram!👇 

 

Romanos 1:20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; 21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 

  

AGRADECER POR TUDO.  

Efésios 5:20  

Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 

 

ORAÇÃO DE AUTO JUSTIFICAÇÃO.  

 

Lucas 18:9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. 

 

A ORAÇÃO PUBLICA E A ORAÇÃO PRIVADA. 

 

PRIVADA- Mateus 6:6  

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. 

🙄 

QUE FAZER PARA LEMBRAR DA ONIPRESENÇA DE DEUS? 

Salmos 139:6  

Tal conhecimento é para mim maravilhosíssimo; tão alto que não o posso atingir. 7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? 8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. 12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; 

 😇 

Jeremias 23:23  

Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? 24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? Diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? Diz o SENHOR.  

 

PÚBLICA- Atos dos Apóstolos 12:5  

Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.  

 

EFEITOS NO OUVINTE.  

 

Tiago 5:16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração do justo pode muito em seus efeitos. 

 

FECHAR OS OLHOS PARA ORAR. 

  

UMA CONDIÇÃO: 

 

2 Crônicas 7:14  

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 15 Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. 

  

Tiago 4:1  

DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2 Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. 

 

ORAÇÃO SEM RESPOSTAS. 

 

O pecado. 

Isaías 59:1 EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. 

 

Pecado se resume quanto à desobediência consciente dos mandamentos de Deus. Todo ser humano é dotado de consciência que dá o alerta "É pecado" 

----------------------------------------🤔----------------------------------------------- 

 

RECORDANDO: 

 

1- PROPÓSITO DA ORAÇÃO.  

2- DEFINIÇÃO DE ORAÇÃO.  

3- ORAÇÃO de SÚPLICA e PETIÇÃO.  

4- ORAÇÃO IMPRECATORIA.  

5- ORAÇÃO COM QUEBRANTAMENTO.  

6- ORAÇÃO DE ADORAÇÃO.  

7- ORAÇÃO DE AUTOJUSTIFICAÇÃO  

8- ORAÇÃO DE GRATIDÃO.  

9- ORAÇÃO PUBLICA e PRIVADA.  

10- ORAÇÃO SEM RESPOSTAS. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.