O PREGADOR

 PREGADOR.

 

O pregador; antes ver o significado de pregação.

pregação

Aprenda a pronunciar

substantivo feminino

  1. 1.

ato de 2pregar ('fazer sermão').

  1. 2.

discurso religioso; sermão.

  1. 3.

POR EXTENSÃO

repreensão, reprimenda.

  1. 4.

POR EXTENSÃO

alocução que visa convencer.

  1. 5.

POR EXTENSÃO

discurso enfadonho, cansativo.

 

Pregador.

/ô/

Aprenda a pronunciar

adjetivo substantivo masculino

  1. 1.

que ou aquele que faz pregações; orador sacro.

  1. 2.

que ou aquele que apregoa, que propala qualquer doutrina, ideia ou verdade.

 

Segundo um Lorde medieval britânico afirma que, na sua época quando era assinado uma lei, cavaleiros do Rei saíam pelos povoados pregando em lugares públicos, literalmente pregados com pregos e martelo, daí surgiu aos cavaleiros o nome pregador, mensageiro. Essa é a origem mais adequada para PREGADOR.

 

PREGAR é ENSINAR e ou PRELETOR (Que preleciona- , Professor)

 

A conhecida Sexta-Feira Santa, é comum o cinema exibir ‘A Paixão de Cristo” muita gente religiosa vão ao cinema e choram bastante ao ver o pobrezinho do Cristo ser torturado e morto e ao sair se preparam para assistir novamente no ano que vem. Qualquer pessoa inteligente entende que não há nenhuma aprendizagem ou utilidade para aquele que quer mudar de vida, é bom assistir o filme, nada contra! assim também acontece nas igrejas conhecidas como avivadas, o pregador escolhe uma linda história bíblica e expõe de forma eloquente ou emotiva, enchendo o ouvinte de alegria, mas sem nenhuma ação transformadora, quando há emoção e edificação realmente foi uma atitude com sabedoria. A emoção está ligada á alma, onde encontra todas as nossas emoções, o Espírito Santo é sensível a nossas emoções.

 

JESUS ENSINAVA NO TEMPLO.

E ensinava no sábado, nas sinagogas. Lucas 13:10

E percorria as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém. Lucas 13:22

E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado Lucas 4:15

Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum. João 6:59

Mas, no meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava. João 7:14

Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. 1 Timóteo 4:13

E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando. Marcos 6:6

Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas. Mateus 7:29

E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina: Marcos 4:2

E de dia ensinava no templo, e à noite, saindo, ficava no monte chamado das Oliveiras. Lucas 21:37

Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. Marcos 1:21

As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.       1 Coríntios 2:13

E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. Atos 5:42

E tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava. Marcos 2:13

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16

Um detalhe interessante é que Jesus ensinava no Templo e seus sermões eram ao ar livre! Entenda o que Paulo disse a Timóteo:

Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
2 Timóteo 4:2-5

 

E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus,
Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos.
E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde.
Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.
Atos 4:1-4

 

Neste capítulo de Atos Pedro prega a uma multidão;

Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.

Muitos consideram que essa multidão que creu na pregação foi resultado de uma pregação de Pedro, lembrando que muitos desses seguiam João Batista, seguiam Jesus e agora ouvindo os Apóstolos, muitas pessoas que já estavam preparadas para se converter. Uma conversão não acontece apenas com uma pregação, é uma aprendizagem que se remonta e chega ao resultado da conversão. É necessário descobrir qual a razão de uma pessoa levantar a mão e se dirigir ao Altar aceitando Jesus, é bom que essas pessoas declarem sua decisão.

 

DETALHES IMPORTANTES NO PREGADOR.

 

O Espírito Santo usa aquilo que você aprendeu!

 

E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer.
Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo
o que vos convenha falar. Lucas 12:11,12

Muitos abraçam esse texto e se conformam com seu conhecimento e desprezam o estudo bíblico.

 

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
Tenho-vos dito isto, estando convosco.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 14:23-26

 

Como alguém poderá lembrar de algo que não aprendeu? não viu, não ouviu? O mesmo Espírito que inspirou a Palavra de Deus é aquele que faz uso da Palavra para conversão dos pecadores. Os Apóstolos não tinham a Bíblia, mas aprenderam de Jesus pessoalmente.

(Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei
1 Coríntios 11:23)

 

A PALAVRA DE DEUS.

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;       2 Timóteo 3:16

 

O Mesmo Deus que inspirou os escritores da Bíblia não age fora das Escrituras, pregação, revelação, visão, profecias, nada foge ao padrão das Sagradas Escrituras, por isso, é necessário que a todos venha o conhecimento da vontade de Deus e só se encontra na BÍBLIA SAGRADA.

.

.

.

.

.



















 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.