ACHOLOGIA e a TEOLOGIA

 

ACHOLOGIA na TEOLOGIA



Achismo é uma prática recorrente dos nossos dias. É uma tendência para avaliar situações ou emitir afirmações, seguindo apenas a sua opinião, sem explicação, motivo ou fundamento. Não tem razoabilidade, não tem racionalidade, não tem base de sustentabilidade. Esta ciência da quase certeza, que nunca a chega a ser, é vazia de conteúdo. Se é perigosa em qualquer contexto, no mundo empresarial é catastrófica.

Deparo-me diariamente com vários empresários a definirem o caminho e a estratégia das empresas da seguinte forma:

“Acho que deveríamos internacionalizar.”

“Acho que deveríamos apostar na inovação.”

“Acho que deveríamos focar no cliente.”

“Acho que deveríamos crescer.”

Como se pode ter sucesso se “acha” que o caminho a seguir é por “ali”? Imagine a seguinte situação: tem um negócio ou empresa, uma multinacional ou mesmo uma pequena PME. Junta a sua equipa, para comunicar a visão e missão bem como a estratégia a implementar para alcançar os diversos objetivos. Começa a reunião, transmite à equipa que acha que “esta” deve ser a visão e missão e que acha que a estratégia, ou seja, o caminho a seguir, deve ser por “ali”. Pergunto-lhe: o que vai pensar a equipa? E digo-lhe. Vão pensar: “Ele, o nosso líder, “acha”… Estamos tramados, ele não acredita, ele não confia…”.

Acho, Acho, Acho… Deito as mãos à cabeça e pergunto a mim próprio: como é possível? Acho? Uma palavra que encerra em si mesma tanta incertezadescrédito e falta de confiança. É tão simples mudar. Para começar, treine e comece a excluir o achismo da sua mente e comunique com confiança usando “vamos”,“queremos”.

 

Em qualquer negócio, o achismo é um passo para o insucesso.



Nos dias de hoje, com uma economia global altamente competitiva na maior parte dos diversos ramos de atividade, o achismo ou a achologia, não se compadece com uma organização moderna que pretende conquistar mercados. A meu ver, este tipo de comportamentos, é meio caminho para o insucesso.

Infelizmente, este tipo de liderança e gestão é muito comum. É difícil encontrar empresas que tenham a boa prática de definir, com clareza, a sua visão e missão, bem como a sua estratégia. Para além de terem implementados sistemas de acompanhamento, medição e controlo – os chamados indicadores de performance – que permitam, atempadamente, aferir com rigor a performance empresarial.

É recorrente ouvirmos “O que não é medido não é gerido”. É algo transversal nas empresas e na nossa vida. Se quer atingir algo, não basta definir bem os objetivos, tem que ter um plano de execução, com tarefas ordenadas, datas de início e de conclusão, responsáveis definidos e um sistema de medição que ateste a boa implementação e execução.

Sente-se perdido no achismo da sua organização? Quer ter uma organização com pessoas competentes e sentir o pulso de um negócio crescente? Comece a mudar agora, contacte-nos! Na IHTP Business, temos uma equipa de consultores especializados para o ajudar.

Miguel Beirão

 

UM PROCEDIMENTO CRIMINAL.

 

Como funciona o processo de julgamento?

 

Resumidamente, o julgamento dos crimes previstos no Código Penal brasileiro segue o seguinte caminho: abre-se um inquérito policial, que gera um processo, no qual são reunidas evidências a favor e contra o réu, e, finalmente, o juiz analisa os dados e dá a sentença.

 

UM PROCEDIMENTO DE SEPARAÇÃO (Divórcio)

 

Tendo em vista que no pedido de divórcio a única prova necessária a sua decretação é a certidão de casamento, a sentença parcial de mérito pode ser proferida no início da lide e o processo manterá seu curso em relação aos demais pedidos realizados na ação e/ou da reconvenção, como os alimentos, a exoneração da pensão.

Com estas pequenas informações entendemos que, a justiça trabalha em cima de provas concretas fundamentada na lei que rege a Nação.


TEOLOGIA.


Teologia bíblica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Teologia bíblica estuda a Bíblia e organiza as conclusões obtidas pela Teologia exegética (que usa técnicas como a exegese para interpretar a Bíblia) em várias divisões e áreas de estudo, com a finalidade de estudar e conhecer a evolução ou a história progressiva da Revelação de Deus à humanidade, desde da sua queda e passando pelo Antigo Testamento e Novo Testamento.

A Teologia Bíblica, ao contrário da Teologia Sistemática, é indutiva, isto é, a partir da pesquisa exegética faz afirmações, ou seja, parte do específico para o geral. De um modo geral, a Teologia Bíblica parte da exegese de textos bíblicos como afirmação primeira, daí elaborando afirmações decorrentes.

A Teologia Bíblica ainda divide-se em:

·       Teologia Bíblica do Antigo Testamento. Nesta parte, os teólogos bíblicos dão especial ênfase às profecias e indícios revelados no Antigo Testamento relativos à vinda e missão de Jesus Cristo, o Messias;

·       Teologia Bíblica do Novo Testamento.

Não há uma Teologia Bíblica unificada, o que há são diversas teologias das tradições biblicas. Mesmo no Antigo Testamento, encontram-se as teologias dos livros históricos, e estas ainda se subdividem em outras teologias de acordo com o método de pesquisa empregado, também encontram-se a teologia dos escritos proféticos e dos escritos sapienciais. No Novo Testamento há a teologia de Mateus, de João (Jo, 1Jo, 2Jo, 3Jo, Ap), de Paulo (Cartas Paulinas), de Lucas (Lc e At). O teológo alemão Hans-Joachim Kraus aborda no livro Die Biblische Theologie esta problemática da múltiplas tradições e teologias bíblicas.

 

 

Com essa ideia vamos levar você a compreender a sua relação com a interpretação bíblica, certamente você sabe que para usar um versículo como regra de fé e prática é necessário seguir padrões da hermenêutica (Regra da interpretação), uma afirmação doutrinária com base em um mandamento expressado em um versículo é necessário de contexto (versículos antes e depois), uma interpretação envolve história, cultura local, ver significado de escrita original, quem escreveu, para quem escreveu e porque escreveu. Tudo isso tem a ver com provas concretas para dar razão a uma interpretação correta.

Hoje há muitas igrejas criando padrões doutrinários completamente sem base na verdade que ensina as Sagradas Escrituras, veja uma contradição:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11:28-30

Há igrejas na contramão; colocando fardos pesados restringindo a salvação de muitos...tem mais;

Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;
Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los;
E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.
Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
O maior dentre vós será vosso servo.
E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.
Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?
E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.
Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?
Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está;
E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita;
E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.
Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
Mateus 23:1-28

Exatamente acontece com líderes que impõe sua doutrina cauterizando a mente dos simples com falsos milagres ressuscitando a inquisição de Roma na era passada.

 

Estude a bíblia, faça cursos, pergunte, tire as dúvidas, entenda a vontade de Deus para sua vida. A Sagrada Escritura é parte do próprio Deus, foi e é inspirada por ele, todas as suas ações estão alinhadas á mesma Palavra, seu conteúdo preenche todas as necessidades humanas, só precisamos descobrir.

 

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
João 8:36

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?
Marcos 12:24

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:39

No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.
A Palavra estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
João 1:1-5

Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
E a Palavra se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.


















Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.