QUERO PASTEL. I WANT A PASTRY.
QUERO PASTEL.
I WANT A PASTRY.
(Pastel (culinária)
alimento brasileiro
Pastel é um alimento composto por uma massa à base de farinha, que é frita ou assada e contém um recheio doce ou salgado. É um dos alimentos mais frequentemente encontrados em carrinhos de rua e centros de comércio popular em diferentes países.
Pastel de queijo feito em São Paulo
No Brasil, o pastel assume um formato característico retangular ou em meia-lua e geralmente é frito, levando por vezes o nome de "pastel de feira", em referência à sua tradicional comercialização em feiras livres pelo país. Há, ainda, versões assadas, como o "pastel de forno".
Em Portugal, o pastel consiste em uma porção de massa que assume formatos diversos e geralmente são assados, a exemplo do pastel de nata, do pastel de feijão e do pastel de Vouzela. São também populares versões fritas, como o pastel de bacalhau.
História do pastel no Brasil
O pastel, como hoje conhecemos no Brasil, se originou na década de 1940 por meio dos descendentes de imigrantes japoneses em Santos, no estado de São Paulo como uma adaptação dos rolinhos-primavera e dos guiozas da culinária chinesa e da culinária japonesa,que adaptaram a receita original dos rolinhos-primavera aos ingredientes que tinham disponíveis no Brasil, substituindo ingredientes como o saquê por cachaça.
Segundo relatam algumas versões, os imigrantes japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial, difundiram o prato, abrindo pastelarias no intuito de se passarem por chineses para se livrarem da discriminação que havia na época em razão da guerra.
A receita rapidamente se espalhou por São Paulo e depois pelo resto do país, sendo ainda na década de 1940, um dos alimentos mais consumidos no estado de São Paulo, sendo vendido tanto em feiras livres quanto em pastelarias.
Na década de 1950, o costume de comer pastéis chega ao Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
Na década de 1960, o costume espalhou-se para o sul do país, sendo em 1962 fundada a primeira pastelaria da cidade de Maringá, no Paraná.[11] Posteriormente, na década de 1970, o costume chegou também no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Santa Catarina uma das primeiras pastelarias foi criada em Blumenau.
O pastel de feira é comum em campanhas eleitorais no Brasil. O ato de comer pastel é usado com frequência pelos políticos como forma de se aproximar da população.
A ação é alvo de repercussão e memes da Internet, que apelidam o período de campanha eleitoral no Brasil de "temporada do pastel.
👨🏽🍳
http://technicolorkitchen.blogspot.com/2007/02/pastel.html
1 Coríntios 11: 23. Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 24. E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 25. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. 26. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. 27. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. 29. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. 30. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. 31. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. 33. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. 34. Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para juízo. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.
https://bibliajfa.com.br/app/acf/46N/11/23

Nenhum comentário: