NAAMÃ O GENERAL

 


NAAMÃ e a LEPRA 


Texto.


 2 Reis 5: 1. E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. 

'

PERSONAGENS.......Rei Israel JORÃO.

..................................Rei da Síria BEM-HADDADE

Na Bíblia, Naamã era um comandante do exército da Síria, conhecido por sua posição elevada e por ter sido um líder valoroso.


Quem era Eliseu?

Eliseu foi um profeta do Antigo Testamento na Bíblia, conhecido como discípulo e sucessor de Elias.


Quem foi Geazi?


Geazi foi um personagem bíblico, descrito no Antigo Testamento como o servo do profeta Eliseu.

Representa o crente não convertido.


Que representa a LEPRA?


A LEPRA representa o PECADO.


Para os hebreus a lepra, como era chamada, 

era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.

A principal razão pela qual a lepra é tão mencionada na Bíblia é que ela é um exemplo gráfico do poder destrutivo do pecado. 


Visão geral criada por IA

(Como vivíam os leprosos.)


No tempo de Jesus, a lepra era tida como uma maldição, um castigo de Deus, e aquele que estava leproso era excluído do convívio social não podendo entrar nas cidades muradas. Os leprosos andavam com um sino no pescoço para avisar sua presença e caso encontrassem alguém no caminho deveriam gritar bem alto: Impuro!


Como eram tratados os leprosos antigamente?


Naquela época, os leprosos eramexpulsos das cidades com a finalidade de mantê-los isolados da população para que essa não contraísse a doença. Eramcolocados em leprosários (local onde só haviam leprososisolados) ou nas estradas.


Como os judeus tratavam os leprosos?


O dogma da religião judaica fez com que os leprososfossem alvo de temor, não apenas pela doença em si, mas, principalmente, pelo medo das consequências que adviriam do “contato” com o pecador impuro. Assim, os leprososeram isolados da sociedade.


A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae



!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


VERSICULOS 2 ao 27

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

.....Continua o texto sagrado............

 2 Reis 5: 2. E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. 


3. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. 


4. Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel. 


5. Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas. 


6. E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra. 


7. E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim. 


8. Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. 


9. Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. 


10. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. 


11. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. 


12. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. 


13. Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. 


14. Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. 


15. Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo. 


16. Porém ele disse: Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou. 


17. E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR. 


18. Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo. 


19. E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distância. 


20. Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. 


(GEAZI,)

21. E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem? 


22. E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas. 


23. E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele. 


24. E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se. 


25. Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. 


26. Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? 


27. Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve. 


!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


OS PRESENTES DE NAAMÃ.......


Quantos quilos de ouro Naamã levou para o rei de Israel?


Então Naamã partiu, levando consigo trezentos e cinqüenta quilos de prata, setenta e dois quilosde ouro e dez mudas de roupas finas. 


1 Kg OURO - R$ 596.750,79* A cotação informada é referente ao valor spot internacional do ouro 24 quilates com 99,9% de pureza


1Kg de Prata. (Em dólares)       350 kg de Prata.

Preço da Prata (Quilograma)

$1,030.75

$1,101..


PRESENTES.

10 talentos de prata.

6000 ciclos de Ouro

10 Mudas de roupas

===================================


.


MENSAGEM AOS RICOS...CÉTICOS....


 1 Timóteo 6: 9. 

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. 

10. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 

11. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 


 Eclesiastes 5: 10. 

Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade. 

11. Onde os bens se multiplicam, ali se multiplicam também os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os ver com os seus olhos? 

12. Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir. 

13. Há um grave mal que vi debaixo do sol, e atrai enfermidades: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano; 


 Lucas 12: 16. 

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; 

17. E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? 

Não tenho onde recolher os meus frutos. 18. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; 

19. E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 

20. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 


21. Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.