VIDA À DOIS.

 VIDA À DOIS.


 trajetória durante a gestação, contato, comunicação, provisão , cuidado.




NOVE MESES, O PROCESSO.


Após a fecundação do óvulo com o espermatozóide surge uma célula (zigoto) que se vai dividindo em várias células que formam a mórula (8 a 16 células). O estágio de mórula ocorre 3 a 4 dias após a fecundação, coincidindo com a entrada do embrião no útero (segunda e terceira semana de gravidez)



Qual é a primeira coisa que se forma no feto?


Primeiro, o zigotose torna uma esfera sólida de células. Então se torna uma esfera oca de células, chamada blastocisto. Dentro do útero, o blastocisto implanta-se na parede uterina, onde se transforma em um embrião ligado a uma placenta e rodeado por membranas cheias de líquido



Quais são as fases do desenvolvimento fetal?


No primeiro, começa a divisão celular, que transforma o óvulo fecundado em um embrião. No segundo, todo o sistema do bebê é concluído. E, no terceiro, o bebê ganha peso e altura, enquanto o corpo da mãe se prepara para o parto.




Quantos dias o embrião se implanta no útero?


Demora cerca de 6-12 diaspara o óvulo fecundado viajar até o útero e se prender na parede do útero no processo conhecido como implantação (1,8). O óvulo é empurrado em direção ao útero pelos cílios (1). O óvulo precisa se prender ao útero para designar uma gravidez de fato


Durante o segundo mês da gravidez, o coração do embrião começa a bater de forma acelerada, podendo chegar a 150 batimentos por minuto. 



A MÃE.


A gravidez traz mudanças no corpo, desconfortos físicos e preocupações, mas também todas as emoções de gerar uma nova vida. 


Quando começam as alterações de humor na gravidez? As mudanças de humor podem ocorrer em qualquer estágio da gravidez, mas são mais comuns no primeiro e terceiro trimestres.



Ao longo da gestação, os níveis hormonais da mulher podem se alterar significativamente, causando grandes impactos emocionais no seu dia a dia. Esse é o principal motivo pelo qual elas se tornam mais suscetíveis à instabilidade de humor, à irritabilidade e à sensibilidade.



O que não é normal durante a gravidez? Os inchaços nas pernas são comuns, já que é normal reter líquido ao longo da gravidez. Mas se forem acompanhados de sintomas como dores de cabeça severas e edemas muito pronunciados, é preciso procurar o médico imediatamente. A gestante pode desenvolver um coágulo sanguíneo.



Como saber se a gravidez está indo mal?


Desmaio ou tonturas (sensação de cabeça leve também pode ser um sintoma normal da gravidez). O ganho de peso éde quase 1 quilo por semana (não relacionado a excessos!). Dor forte acima do estômago, sob a caixa torácica. Inchaço ou abcessos (edema) em rosto, olhos ou mãos



O que acontece com o Papai.....


 Quando o homem se envolve profundamente com a gestação, ele pode desenvolver a Síndrome de Couvade, também conhecida como gravidez psicológica. Nesse caso, o futuro pai pode ter sintomas semelhantes aos da gestação, como náuseas, tonturas, irritabilidade e sensibilidade emocional.




Qual papel do pai durante a gravidez?


Quando a gravidez é confirmada, o papel do pai é muito importante, pois os estudos demonstram que as mulheres apoiadas pelo pai do bebê iniciam o pré-natal mais cedo, cuidam melhor da gestação e se mostram mais satisfeitas com as mudanças corporais vivenciadas.



Qual papel do marido na gestação?


O parceiro pode desempenhar um papel fundamental ao oferecer compreensão e empatia. Estar disposto a ouvir, validar sentimentos e oferecer um ombro amigo ajuda a criar um ambiente de apoio emocional, onde a gestante se sente amada e compreendida. Preparar-se para a chegada do bebê é uma fase emocionante.



RESUMO.


O tema nos leva a uma grande profundidade, impossível colocar aqui todos os assuntos relacionados.

Esperamos ter ajudado a tirar algumas duvidas.



VIDA A DOIS.



A mãe e o pai e o bebê embarcam nessa viagem de 9 meses ao chegar no destino só vai sobrar alegria.

*****************************************








Um comentário:

Tecnologia do Blogger.