SOLIDÃO


 SOLIDÃO.

 

TEXTO.

Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.
Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.
Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.
E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.
E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.
Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
 Gênesis 2:18-24


8 consequências da solidão para a saúde

 

 

 

O sentimento de solidão, que é quando a pessoa está ou se sente só, traz consequências ruins à saúde, pois causa tristeza, interfere no bem-estar e facilita o desenvolvimento de doenças como estresse, ansiedade ou depressão.

Estas situações podem, ainda, causar doenças físicas, pois estão intimamente ligadas à desregulação de hormônios, como serotonina, adrenalina e cortisol, que afetam os sistemas endócrinos e imunológicos da pessoa, ou seja, o organismo passa a realizar as atividades com menos eficiência e tem mais chances de ter doenças.

As consequências da solidão são ainda maiores na terceira idade, pois estas pessoas têm uma maior dificuldade de manter o convívio social, seja pela perda de parentes próximos ou pela limitação física de sair de casa e fazer atividades.

 

Apesar de não haver comprovação absoluta de causa e feito, estudos já demonstram que a solidão pode favorecer o surgimento de:

 

 

1.   Pressão alta

 

Pessoas que são solitárias têm maior predisposição a desenvolver pressão alta. Isto pode acontecer devido a fatores como o menor controle da alimentação, com o consumo de alimentos de menor qualidade nutricional, ricos em gordura e sal, assim como pelas menores chances praticar exercícios físicos.

Além disso, quem sofre de depressão ou ansiedade também pode ter maiores taxas de pressão alta, principalmente, devido a desregulação de hormônios como cortisol. É importante que a pressão esteja dentre os limites recomendados pelo médico, pois, do contrário, pode favorecer a ocorrência de ataques cardíacos, derrame ou problemas nos rins.

 

 

2.   Alteração do açúcar no sangue

 

A solidão pode tornar as pessoas mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2, como sugerem alguns estudos. O diabetes emocional não existe, porém, algumas questões emocionais podem provocar a doença de forma indireta, seja pelo aumento no consumo de alimentos com muito açúcar ou seja pela desregulação da produção de hormônios, como a insulina e o cortisol, que são hormônios relacionados ao controle dos níveis de açúcar no sangue. 

Além disso, alguns idosos que vivem sozinhos podem ter dificuldades de manter o tratamento regular para diabetes, seja por uma maior dificuldade de acesso aos medicamentos ou a formas de monitorizar a glicemia.

 

 

3. Predisposição ao desenvolvimento de câncer

 

 

As pessoas solitárias tendem a desenvolver mais câncer, provavelmente, pelo fato do corpo se encontrar em estresse constante, aumentando as chances de ocorrer mutações e proliferação de células cancerígenas. O estilo de vida da pessoa solitária também pode influenciar, como comer demais, consumir bebidas alcoólicas ou fumar.

Também se mostrou que pessoas com depressão podem ter mais recidivas do câncer e, além disso, tendem a sobreviver menos à doença, o que pode acontecer por ter menos apoio durante o tratamento, não conseguir realizar bem o tratamento, faltarem mais às consultas de retorno e não participarem de atividades sociais de apoio.

 

 

3.   Estresse e ansiedade

 

 

O sentimento de solidão, assim como a depressão e ansiedade, sinalizam ao cérebro que o corpo está sob estresse, aumentando o nível do hormônio cortisol, que é conhecido como hormônio do estresse.

A concentração elevada de cortisol pode levar à perda da massa muscular, dificuldade de aprendizagem e lapsos de memória

 

 

4.   Depressão

 

Pessoas que se sentem sozinhas são mais propensas a terem depressão, que está associada a sensação de vazio, abandono, falta de convívio social e de apoio. Assim, as pessoas passam a ter tristeza constante, perda de energia e vontade de fazer as atividades do dia a dia, irritabilidade, falta de apetite ou apetite aumentado exageradamente, insônia ou vontade de dormir o tempo todo. 

 

5.   Insônia ou dificuldade para dormir

 

 

Pessoas que se sentem sozinhas têm maior chances de desenvolver insônia, provavelmente por questões psicológicas como sensação de insegurança e desamparo. 

Assim, uma hipótese aceita é que a pessoa solitária fica o tempo todo em estado de alerta pelo fato de se sentir vulnerável a tudo, sendo assim, o corpo permanece num estado de estresse constante, não conseguindo relaxar. Estas pessoas costumam ter também dificuldades para alcançar um sono profundo, acordam várias vezes durante a noite ou simplesmente têm dificuldades para dormir.

 

 

6.   Dor nos músculos e nas articulações

 

 

As dores nos músculos e nas articulações podem ser resultado da falta de exercícios físicos ou até mesmo uma má postura, já que normalmente quem se sente só pode não ter vontade de realizar atividades comuns ou estar ao ar livre, pelo simples fato de estarem sozinhas. 

 

 

7.   Maior chance de dependência de medicamentos, álcool e cigarro

 

 

A solidão é associada com maior risco para desenvolver dependências químicas, a remédios, bebidas alcoólicas e cigarro, provavelmente, devido à busca pelo sentimento de prazer ou alívio imediato. A falta de apoio de amigos e familiares para o combate ao vício também dificulta o abandono do hábito. 

 

 

Como combater as consequências da solidão

 

 

Para evitar que a solidão persista e possa causar ou piorar muitas doenças, é importante ter atitudes que afastem esta situação e aumentem o convívio social, como praticar um hobbie, se inscrever em um curso ou adotar um animal, por exemplo.

O apoio da família, se possível, é muito importante para ajudar a pessoa, principalmente quando idosa, a superar este sentimento. 

Quando a solidão causa os sintomas físicos, ou quando está associada a outros sintomas como tristeza, perda de vontade, alteração do apetite ou alteração do sono, é importante procurar o apoio de um psicólogo e um psiquiatra de sua preferência. 

 

COLABORAÇÃO,

 

Iniciamos nosso tema com a criação segundo a Bíblia e aproveitamos o artigo, 8 consequências da solidão para a saúde. Todo bom cristão sabe que não podemos espiritualizar todas as situações, porque vivemos em um corpo humano sujeito às doenças e até mesmo um dia a morte. A intenção aqui é acreditar que as informações em pauta vão ajudar você a sair do anonimato social e ter mais saúde, e viver uma vida de boa qualidade.

 

A SEGUIR;

 

O que a Palavra de Deus revela sobre a solidão, com certeza Deus não aprova a solidão e quer que vivamos em sociedade, em nosso ambiente cristão, a IGREJA e suas atividades.

 

 

Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?
Amós 3:3.

 

 

O que a Bíblia diz sobre a solidão?

O homem foi criado por Deus como um ser social e o seu convívio com outras pessoas deveria trazer alegria e satisfação.

O homem foi criado por Deus como um ser social e o seu convívio com outras pessoas deveria trazer alegria e satisfação. Por isso, em Seu plano original Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda” (Gênesis 2:18). Então Deus criou Eva e deu uma ordem ao santo casal: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: ‘Sejam férteis e multipliquem-se!'” (Gênesis 1:27, 28). A família deve prover o ambiente social para a formação e desenvolvimento físico, mental, espiritual e social da criança. A criança precisa de supervisão todos os momentos, mas ela deverá aprender desde cedo a lidar com a questão da solidão, tendo que aprender a brincar sozinha quando for necessário. Isso poderá ajudar a criança a desenvolver força mental, confiança no poder de Deus, foco, criatividade para inventar os seus brinquedos e a forma de brincar com eles. Posteriormente, quando for madura, terá mais habilidade para lidar com a solidão de forma saudável.

Todos nós sabemos da importância da adoração coletiva, onde nos reunimos com nossos irmãos na qualidade de igreja, como corpo unido de Cristo para louvá-Lo, dedicar-Lhe o nosso amor, fidelidade e serviço. Nesse contexto o corpo de Cristo é edificado pela exposição e ensino da Palavra de Deus, e por Sua santa presença. Mas a Bíblia também destaca a importância dos momentos que devemos ter a sós com Deus. Jesus passou por essa experiência várias vezes. Sua vida foi marcada por momentos  de oração a sós com o Pai.

“Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um, lugar deserto, à parte; e quando as multidões o souberam, seguiram-no a pé desde as cidades” (Mateus 14:13).

A solidão pode ser muito útil para poder orar com fervor. A Bíblia diz em Mateus 14:23-24: “Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho.” Outro texto diz: “De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava” (Marcos 1:35).

Se Jesus necessitava de momentos para ficar sozinho a fim de poder meditar calmamente, quanto mais precisamos nós? A Bíblia diz em Lucas 4:42: “Ao romper do dia saiu, e foi a um lugar deserto; e as multidões procuravam-no e, vindo a ele, queriam detê-lo, para que não se ausentasse delas.”

Portanto, concluímos que viver em solidão não é agradável, mas os momentos de solidão podem se transformar em grandes bênçãos em nossa vida se aprendermos a tirar vantagem dessa situação. Podemos desenvolver maior intimidade com Deus, obtendo mais conhecimento de Sua Palavra, aprendendo a orar de forma mais correta, crescendo em graça, sendo fortalecidos pelo Senhor para podermos enfrentar os desafios da vida com uma correta perspectiva das coisas. “Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor” (Lamentações 3:26).

Equipe Biblia.com.br

 

 

Dito popular:

ANTES SÓ QUE MAL ACOMPANHADO.

 

As más companhias são como um mercado de peixes; acaba-se acostumando com o mau cheiro.

 

Assim como o fogo prova o ouro, assim a desgraça prova os homens fortes.

 

Aquele que só ouve elogios, mas nunca a crítica, acaba se dando mal.

 

A vida nem sempre é fácil, mas o que marca a diferença é a forma como encaramos as coisas

 

A ingratidão vem sempre daqueles de quem menos esperamos.. por isso doí tanto!

 

O casamento duradouro é comparado ao estado do oriente, a guerra é interminável.

 

Nunca é tão fácil perder-se como quando se julga conhecer o caminho.

 

O que torna as pessoas sociáveis é a sua incapacidade de suportar a solidão e, nela, a si mesmos.

 

AMANTES Á SOLIDÃO.

 

Na solidão, você deve agir como se fosse visto por todo o mundo e, quando for visto por todo o mundo, agir como se estivesse sozinho. Louis Lavelle


Só podemos ser nós mesmos enquanto estivermos sozinhos; se não amamos a solidão, não amamos a liberdade; pois é somente quando estamos sós que nós somos realmente livres. Arthur Schopenhauer

 

 

A solidão é perigosa. É viciante. Depois de perceber quanta paz existe nisso, você não quer mais lidar com as pessoas. Carl Gustav Jung - Psiquiatra suíço.

 

 

O indivíduo sempre teve de lutar para não ser dominado pela tribo. Se você tentar, se sentirá muitas vezes só e, às vezes, com medo. Mas nenhum preço é alto demais a pagar pelo privilégio de ser dono de si mesmo. Rudyard Kipling.

 

 

Enriqueço na solidão: fico inteligente, graciosa e não esta feia ressentida que me olha do fundo do espelho. Ouço duzentas e noventa e nove vezes o mesmo disco, lembro poesias, dou piruetas, sonho, invento, abro todos os portões e quando vejo a alegria está instalada em mim. Lygia Fagundes Telles - Escritora, no livro As meninas

 

 

 

Se você tem preguiça de ler, e pior, de aprender, repense sua postura. Não é com ignorância que você vai resolver sua vida. Ronald Pereira.

 

E ficaria aqui numa boa escrevendo mensagens de pensadores, mas não podemos contradizer a revelação da Palavra de Deus, quando Deus ordenou, ENCHEI TODA A TERRA, e não está escrito que o homem deve viver sozinho. O homem e a mulher constroem uma família para viver em harmonia, jamais o ser humano será independente socialmente, você já pensou na construção de uma sociedade, no campo profissional cada pessoa tem uma vocação, um dom, e isso é para servir uns aos outros, o mecânico conserta o automóvel do médico, o médico atende o engenheiro que constrói a casa do dono da loja, e assim por diante!

Medite nas possibilidades de ser e ver as pessoas que amamos felizes, a SOLIDÃO é venenosa e mata. Oremos e vamos rogar a Deus para nos dar sabedoria.

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.