INTELIGÊNCIA EMOCIONAL


 

MANSIDÃO- INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

 

(Temperamento no final.)

 

TEXTO PRINCIPAL.

 

Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

 

INTRODUÇÃO.

 

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade. Um grande líder ensinou que um homem “não pode ter fé nem esperança sem que seja manso e humilde de coração”. ... A mansidão é a qualidade daquele que é “temente a Deus, justo, humilde, doutrinável e paciente nas horas de sofrimento”.

 

---------------------------------

 

DICIONÁRIO PORTUGUÊS.

 

manso

adjetivo

 

1. de gênio afável, sossegado, bom; dócil, pacato.

 

2. em estado de tranquilidade; apaziguado, calmo.

 

---------------------------------

 

 

“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” Mateus 5.5

 

A mansidão é um fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.23). Somente Deus é quem “guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho” (Salmos 25.9). Por isso precisamos pedir ao Espírito Santo que cultive em nós o Fruto da Mansidão.

 

A palavra original no grego bíblico para mansidão é prautés (πρᾳΰτης)1 que tem o sentido de gentileza, brandura, doçura, humildade e tolerância.

 

Três exemplos Bíblicos de mansidão:

 

Moisés (Números 12.3), era um homem manso, mas ele matou um egípcio (Êxodo 2.12), feriu a rocha duas vezes (Números 20.11), quebrou as tábuas da lei (Êxodo 32.19) e moeu o bezerro de ouro fazendo povo beber o seu pó com água (Êxodo 32.20).

 

Paulo (I Coríntios 4.21) era um homem manso, mas agiu com firmeza com as igrejas muitas vezes (II Coríntios 10.1), demonstrando que às vezes ficava irado.

 

Jesus (Mateus 11.29,30) disse que é o maior exemplo de mansidão, mas repreendeu os fariseus com braveza (Mateus 7.1-5) e duas vezes purificou o templo, uma no início de seu ministério e outra no fim, após a sua entrada triunfal em Jerusalém (João 2.14,15 e Mateus 21.12) quebrando as mesas de cambistas que negociavam na Casa de Deus.

 

Estes três exemplos de mansidão nos mostram pessoas que naturalmente agiram com dureza algumas vezes, mas que movidos pelo Espírito Santo sabiam agir com mansidão.

 

Como aprender a ser manso?

 

 

1- Consequências da falta de Mansidão:

 

Precisamos avaliar as consequências da falta de mansidão para saber o tamanho do prejuízo quando agimos carnalmente. Já a mansidão produz resultados positivos em tudo o que fazemos.

 

A falta de mansidão traz várias consequências negativas:

 

a) Estresse:

 

Mateus 11.28,29 “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”.

 

A pessoa que não é mansa está sempre estressada. Quase todos os dias tem um motivo para ficar aborrecido. Parece até um ímã que atrai problemas para aumentar o nervosismo.

 

b) Angústia:

 

Isaías 29.19 “Os mansos terão regozijo sobre regozijo no SENHOR, e os pobres entre os homens se alegrarão no Santo de Israel”.

 

Um sentimento ruim faz a pessoa que não é mansa ficar sempre angustiada. Está sempre olhando o que não deu certo ou ficou faltando. Isso faz mal para a saúde emocional e física também.

 

c) Insensatez:

 

Tiago 3.13 “Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras”.

 

A falta de mansidão traz insensatez, que é falta de sabedoria. Parece que a ignorância faz a pessoa ficar cega na hora de sua raiva e não vê o que diz nem o que faz de errado. Por causa disso passa vergonha muitas vezes e faz coisas que tem que se arrepender depois e corrigir.

 

d) Maldade:

 

Tiago 1.21 “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma”.

 

Colossenses 3:12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

 

1 Timóteo 6:11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

 

1 Coríntios 4:21 Que quereis? Irei ter convosco com vara ou com amor e espírito de mansidão?

 

 

TEMPERAMENTO EMOCIONAL

COMPORTAMENTO.4 tipos.

 

 

Existem 4 tipos de temperamentos e cada um deles possuem características de combinação entre os elementos QUENTE e FRIO, SECO e ÚMIDO. Falaremos sobre eles no decorrer das publicações dessa série. Por enquanto, devemos saber que eles são: COLÉRICO, SANGUÍNEO, MELANCÓLICO e FLEUMÁTICO.

 

Sanguíneo

 

A pessoa que tem o temperamento sanguíneo é caracterizada por ser mais extrovertida e otimista. São pessoas alegres, esperançosas, calorosas, amáveis e simpáticas. De modo geral são explosivas, instáveis emocionalmente, impulsivas e até egoístas.

Sabe aquele seu amigo que tem uma certa dificuldade de ficar quieto? Que está sempre fazendo uma piada ou que te interrompe sempre que você está falando? Então, essas são características de um sanguíneo.

 

2. Colérico

 

Pessoas com temperamento colérico são mais explosivas e agressivas do que as demais. São pessoas dominadoras, ambiciosas, determinadas, impulsivas, comandam e lideram e são bons planejadores. Em algumas situações são intolerantes, egocêntricos e impacientes.

 

3. Fleumático

 

Sabe aquela pessoa que faz de tudo para evitar um conflito? Então, essa é uma das características de um fleumático. São pessoas dóceis, pacíficas, sonhadoras, positivas e disciplinadas. Geralmente essas pessoas são confiáveis e equilibradas.

 

4. Melancólico

 

O temperamento mais profundo é o melancólico. Os melancólicos são sensíveis em suas emoções, são pessoas detalhistas, que gostam de ficar mais quietinhas. Possuem dificuldade de expor as suas emoções e sentimentos, são fiéis e desconfiados.

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.