SAL DA TERRA.

 

Mateus 5:13

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

 

COMO POSSO USAR O SAL- DICAS.

 

O sal é um elemento de grande utilidade em nossas vidas. Além de preservar e dar sabor aos alimentos, é também útil em várias situações nossa vida. Veja aqui algumas:



Retirou um quadro da parede e não sabe como tapar o buraco que ficou? Misture quantidades iguais de sal e amido de milho com água suficiente para fazer uma pasta.



Conserve por mais tempo as flores que comprou hoje no mercado adicionando um pouco de sal à água da jarra.



Evite que o mofo se instale no seu queijo favorito. Para tal, antes de colocar o queijo no> frigorífico, enrole-o em um pano humedecido em água salgada.



As manchas de suor que se instalam na sua roupa podem ser facilmente retiradas se, antes de proceder à sua lavagem, colocar cada peça de roupa de molho num litro de água à qual adicionou quatro colheres de sopa de sal.



Os tecidos de linho amarelados podem retomar a sua brancura, fervendo-os por uma hora numa solução de sal e bicarbonato de sódio.



Retire as manchas de sangue da roupa colocando-as de molho em água fria com sal. Em seguida, passe as peças por água morna. Finalmente, coloque-as em água com sabão e ferva após a lavagem.



Para salvaguardar tapetes de lã dos ataques das traças, esfregue o chão com uma mistura de sal e água quente antes de estender os tapetes no chão.



Remova as manchas que os pratos e os copos deixam na mesa, fazendo uma pasta com óleo e sal. Deixe em repouso por cerca de duas horas. Em seguida remova a pasta, esfregando-a até sair.



A gordura que se instala nas panelas de ferro podem ser facilmente limpas se lhes colocar um pouco de sal no seu interior e as esfregar com um papel.



Por vezes o chá preto deixa manchas desagradáveis nas chávenas. Para as eliminar, esfregue cada uma delas com sal de mesa.



Os ovos cozidos podem ser facilmente descascados se os cozinhar em água com sal.
Se a esponja da sua cozinha já viu melhores dias e não mais nenhuma para a substituir, coloque-a em água com sal durante umas duas horas.



A humidade e o odor dos sapatos podem ser facilmente eliminados se espalhar um pouco de sal grosso no seu interior.



Saber mais em: http://www.ruadireita.com/outros/info/utilidades-do-sal-em-diversas-situacoes/#ixzz7DdYF2gU4
Follow us: @ruadireita on Twitter | ruadireita on Facebook





O Sal e a História

 

 

O sal foi provavelmente, desde o princípio dos tempos, o primeiro mineral utilizado conscientemente pelo homem como suplemento alimentar. A crescente necessidade e preocupação do homem para manter os alimentos em bom estado levou-o a perceber que o uso do sal, era um dos métodos.

 

Cerca de 2.700 A.C. foi publicado na China o “Peng-Tzao-Kam-Um”, o mais antigo tratado sobre farmacologia onde refere mais de 40 tipos de sal e descreve dois métodos para a sua extração e transformação e que são espantosamente semelhantes aos utilizados nos nossos dias.

 

Há registos de produção de sal nas artes Egípcias que datam de 1.450 A.C., onde o sal era utilizado nas técnicas de preservação das múmias. Nos locais onde o sal era escasso este era trocado por ouro, noivas ou escravos. Na Grécia antiga trocavam escravos por sal, de onde surgiu a frase “não vale o seu sal”.

 

A maior avenida de Roma, Via Salaria, era utilizada para o transporte de sal desde as salinas de Ostia no Rio Tibre. Rações de sal era fornecidas aos soldados e eram conhecidas por “salarium argentum” de onde surgiu a palavra salário (Le Foll, 1997; Ferreira da Silva, 1966).

 

 

 

O sal começou a ter uma importância vital desde muito cedo, contribuindo para o enriquecimento e o progresso das nações que o comercializavam. Contudo o “ouro branco”, como lhe chamavam antigamente, era raro e caro e levou também a guerras e conflitos. A França sempre foi um grande produtor de sal, e a “gabelle”, taxa do sal, foi uma das causas que desencadearam a Revolução Francesa. Gandhi liderou milhares de indianos a provar que o sal marinho pertencia a todos e não era apenas uma mercadoria britânica (Le Foll, 1997).

 

Mateus 5:13

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

 

O uso do sal na Bíblia

Os antigos Hebreus sabiam que a comida era preservada pelo sal. Nas margens do Mar da Galileia (onde Jesus acalmou a tempestade), os peixes eram salgados, para depois serem exportados para a Europa.

As propriedades antissépticas do sal, também eram bem conhecidas pelos Israelitas. Os recém-nascidos eram limpos com uma mistura de água e sal, conforme relata o livro do Profeta Ezequiel.

E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água para te limpar; nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.

Ezequiel 16:4


O Profeta Eliseu curou as águas de Jericó utilizando do sal:


E os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é boa a situação desta cidade, como o meu senhor vê; porém as águas são más, e a terra é estéril.

…Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade.
2 Reis 2:19-22


 

 

O sal representa o sacrifício de Jesus.

 

Conforme vimos mais acima, os sacrifícios eram feitos com o uso do sal. O sal é um elemento sacrificial, que representa a morte de Jesus na cruz. Ser sal da terra é viver uma vida de sacrifícios, em favor do Evangelho.

É por esse motivo que o Apóstolo Paulo ordena que tenhamos esse “sal” em nós mesmos, tanto no falar, como na maneira de viver.

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.

Colossenses 4:6

Temperar com sal, significa falar sempre pautado no sacrifício de Jesus, que prega a justiça e o arrependimento.


 

 

O que significa o sal se tornar insípido?

 

Levando-se em consideração que o sal é uma referência à obra sacrificial, o plano da salvação; e os discípulos são os representantes dessa aliança, os proclamadores do Evangelho, anunciantes da morte do Senhor.


Se tornar insípido é deixar essa aliança. Ser insípido é negar a obra redentora de Jesus. É ter vergonha de confessar o nome do Mestre. É viver na prática do pecado.

E se os discípulos deixam os mandamentos, e passam a viver um conformidade com o “mundo”, quem vai “salgar” / representar / anunciar o arrependimento?

O discípulo que abandona a fé, deixa de ser sal. E ninguém será salvo sem a aliança que passa pela cruz.

 

Colaboração;

 .

.

.

.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.