A R C A - D A - A L I A N Ç A


 



ARCA.

Prefácio.

 

Deus o Criador sempre esteve interessado em manter relacionamento com a sua criatura, a humanidade sua obra prima. No jardim falava com Adão, falou com reis e profetas, esteve pessoalmente entre nós para salvar a humanidade da condenação, formou uma instituição como sua agência na terra e prosseguir sua obra desde o início planejada.

 

Arca da Aliança era o símbolo máximo da presença de Deus no meio de seu povo naquele período do Antigo Testamento. Por esse motivo Deus havia instituído uma série de regras sobre como a Arca deveria ser manuseada e transportada (cf. Êxodo 25:12-14; 37:5; Números 4:15,19; 7:9; Deuteronômio 10:8; Josué 3:8).

 

Tradução Bíblia Almeida Fiel.

 

No tempo do profeta Jeremias a ARCA desapareceu e nunca mais foi vista. A ARCA agora aparece no céu vista pelo profeta João, veja o texto:

 

 

E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.

Apocalipse 11:19

 

A OBRA DE DEUS FEITO DE FORMA RELAXADA.

 

Quando o rei Davi resolveu fazer de Jerusalém a capital política e religiosa de seu reino, a Arca da Aliança, que estava na casa de Abinadade, precisou ser levava à cidade (2 Samuel 6:1-3). Então eles colocaram a Arca sobre um carro novo de bois guiado por Uzá e Aiô, filhos (ou descendentes) de Abinadabe.

A comitiva israelita seguia pelo caminho com grande alegria, quando os bois que tracionavam o carro tropeçaram. Então Uzá estendeu sua mão precipitadamente para segurar a Arca. Deus, em sua santidade, considerou a atitude de Uzá uma irreverência e o feriu. Uzá acabou morrendo ali mesmo junto à Arca do Senhor (cf. 2 Samuel 6:6,7).

A Bíblia diz que Davi ficou tremendamente chateado. Não é possível saber se o motivo do desgosto de Davi foi exatamente pela atitude precipitada de Uzá, por sua morte ou pela maneira inadequada que ele mesmo havia procurado transportar a Arca.

É possível que o castigo por parte do Senhor não ocorreu somente porque Uzá tocou na Arca, mas porque os israelitas estavam transportando a Arca de forma irregular. Com isto, eles negligenciaram a orientação divina de que a Arca só deveria ser carregada nos ombros dos sacerdotes. A forma com que eles estavam transportando-a, lembrava o mesmo modo adotado pelos filisteus (1 Samuel 6:7).

 

 

Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente.
Jeremias 48:10a

 

(Ao ler esse artigo tenha em mente que a Arca representava Deus, o poder de Deus estava sobre ela para proteger e abençoar o povo, mas havia regras para tocar ou aproximar-se dela, esse é o mesmo entendimento onde habita Deus.)

 

E temeu Davi ao Senhor naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do Senhor?
E não quis Davi retirar para junto de si a arca do Senhor, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
E ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o Senhor a Obede-Edom, e a toda a sua casa.
Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o Senhor a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.

 

Nesta era moderna tem surgido em muitas nações igrejas construção de ícones para fixar nos púlpitos, tal como, anjos, leões, Arca da Aliança, e mais, muitos fazem uma arca dourada para servir como gazofilácio, onde os fiéis depositam as ofertas. Jesus disse a mulher de Samaria:

 

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

João 4:23,24

 

Deus para ser seguido, adorado, servido não necessita de ícones, ou seja, representado através de coisas que são compreendidas como sagrado. O livro do Apocalipse apresenta uma linguagem figurativa, mas, para o homem apenas compreender sua mensagem e não considerar literalmente como são apresentadas.


(Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
Apocalipse 1:1)

 

O QUE TINHA DENTRO DA ARCA ?

 

Dentro da Arca da Aliança havia as tábuas da Lei, um vaso com o maná do deserto e a vara de Arão que floresceu (Êxodo 25:16,21; Números 17:1-10; Deuteronômio 10:1-5). A Arca da Aliança ficava dentro do Santo dos Santos no Tabernáculo e, posteriormente, no Templo em Jerusalém.

 

1.As tábuas da lei.


A Bíblia diz que o Testemunho foi guardado dentro da Arca. A palavra “testemunho” nesse contexto equivale à “aliança”. Por isso a Arca também é chamada de “Arca do Testemunho”. Então o “Testemunho” era as palavras da aliança de Deus com Israel.


Essas palavras foram registradas em tábuas de pedra no Sinai que são comumente chamadas de “Tábuas da Lei”. As primeiras duas tábuas que registraram a aliança de Deus foram quebradas por Moisés. Isso aconteceu quando ele contemplou a idolatria de Israel com um bezerro de ouro (Êxodo 32:19).

Mas depois Deus ordenou que Moisés lavrasse outras duas tábuas de pedra para que elas recebessem as mesmas palavras que tinham sido escritas nas primeiras tábuas. Isso significou a renovação da aliança. Então as tábuas que foram colocadas dentro da Arca da Aliança eram essas últimas tábuas.

Alguns estudiosos sugerem que as duas tábuas da Lei eram cópias idênticas. No Antigo Oriente Próximo, os tratados eram registrados em cópias iguais. Cada cópia pertencia a cada uma das partes que firmavam a aliança.

Seja como for, as tábuas da Lei que ficavam dentro da Arca da Aliança continham as condições da aliança de Deus com seu povo (Êxodo 25:16,21). O livro de Deuteronômio informa que nas tábuas estavam escritos os Dez Mandamentos da Lei de Deus (Deuteronômio 10:1-5).

 

 

2. O maná


Quando Deus enviou o maná para sustentar os israelitas no deserto, Ele também ordenou que uma porção do maná fosse colocada dentro de um vaso. Isso serviria de sinal para as futuras gerações sobre o poder sustentador de Deus (Êxodo 16:32).

Esse vaso devia ficar “diante do Senhor” e foi guardado junto ao Testemunho (Êxodo 16:34). O escritor de Hebreus informa que o vaso que ficava dentro da Arca era feito de ouro (Hebreus 9:4).

É interessante saber que o maná que o Senhor enviou como sustento para os israelitas no deserto estragava quando guardado de um dia para o outro. Mas a porção do maná que ficava guardada dentro da Arca da Aliança não estragava.

 

3. A vara de Arão

 

Certa vez o povo de Israel se levantou contra a liderança de Moisés e questionou a legitimidade do sacerdócio da casa de Arão que pertencia à tribo de Levi. Então Deus propôs um teste em Israel. Naquela ocasião Deus provou sua escolha por Arão ao fazer com que seu bordão fosse o único a florescer entre todos os outros bordões que representavam as tribos de Israel.

 

Tudo isto aconteceu diante da Arca da Aliança no Tabernáculo. Depois, Deus ordenou que Moisés tornasse a colocar a vara de Arão florescida perante o Testemunho. Esse seria mais um sinal para os filhos rebeldes de Israel (Números 17:1-13).

 

 

É muito bom estudar sobre a Arca da Aliança, você entra nos blogs sobre a Arca e vai enriquecer seu conhecimento para ensinar outros, a internet está aí na sua frente.

 

 

 

Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;
Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.

Hebreus 12:28,29

 

 

E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.

Apocalipse 20:11

 .

.

.

.

.

.

 

 





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.