A CIGARRA E A FORMIGA.

 


A CIGARRA E A FORMIGA.

Tendo a cigarra em cantigas

Passado todo o verão

Achou-se em penúria extrema

Na tormentosa estação.

Não lhe restando migalha

Que trincasse, a tagarela

Foi valer-se da formiga,

Que morava perto dela.

Rogou-lhe que lhe emprestasse,

Pois tinha riqueza e brilho,

Algum grão com que manter-se

Té voltar o aceso estio.

- "Amiga", diz a cigarra,

- "Prometo, à fé d'animal,

Pagar-vos antes d'agosto

Os juros e o principal."

A formiga nunca empresta,

Nunca dá, por isso junta.

- "No verão em que lidavas?"

À pedinte ela pergunta.

Responde a outra: - "Eu cantava

Noite e dia, a toda a hora."

- "Oh! bravo!", torna a formiga.

- "Cantavas? Pois dança agora!"

"Mas sem a cantiga
Da cigarra
Que distrai da fadiga,
Seria uma barra
O trabalho da formiga!"

 As formigas fazem parte do grupo de insetos mais popular do mundo. Pertencentes ao Filo Artrópoda e à ordem Hymenoptera, elas são encontradas em toda parte, exceto nas regiões polares.

As formigas são insetos que vivem em sociedade. Em cada colônia de formigas há muitas rainhas que são responsáveis pela reprodução e que podem viver até 18 anos. A fecundação das formigas-rainhas ocorre durante o voo nupcial, e o macho morre logo após. Antes de colocar os ovos, as rainhas perdem suas asas.

Cada formiga possui uma função bem definida dentro da colônia: todas as tarefas são bem divididas entre todas elas. Em um formigueiro há as formigas que são responsáveis pela segurança, as que fazem os túneis do formigueiro e buscam alimentos e as responsáveis pelos cuidados com as larvas. O formigueiro é uma estrutura bem complexa, cheia de galerias e túneis subterrâneos que se estendem por vários metros.

Há no mundo cerca de 18 mil espécies de formigas, sendo que no Brasil existem mais ou menos 2 mil espécies desses insetos. Algumas delas vivem em constante contato com o homem e podem trazer diversos prejuízos.

Por exemplo, algumas formigas atacam plantas prejudicando o seu desenvolvimento e chegando até a matá-las. Plantações inteiras já foram perdidas por causa das formigas. As formigas são pragas domésticas e atacam vários tipos de alimentos, especialmente os doces.

As formigas se comunicam através de uma substância química chamada de feromônio. À medida que elas vão andando, deixam para trás um rastro dessa substância, que é percebida através das antenas. Geralmente as formigas se defendem ferroando e injetando em suas vítimas o ácido fórmico, que causa muita irritação. Esses insetos conseguem carregar um objeto com peso 100 vezes maior que o seu próprio peso.


 (ASSISTA O FILME "LUCAS NO FORMIGUEIRO" Animação)

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.
Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante,
no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento.
Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?
Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso,
assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.
Provérbios 6:6-11

Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Eclesiastes 11:4

POR QUE AS CIGARRAS CANTAM?

As cigarras são as únicas entre os insetos que possuem capacidade de emitir sons altos e irritantes e podem atingir volumes entre 100 a 120 decibéis com facilidade, o que é mais alto do que um cortador de gramas a plena carga.
Mas qual o motivo de tanto barulho? As cigarras são seres misteriosos que tem razões claras para seus hábitos incomuns. O cantar da cigarra masculina é na verdade um chamado de acasalamento específico da espécie, que pode ser ouvido pelas fêmeas a até 1,6 km de distância.

Somente as cigarras machos produzem suas chamadas vibrando uma espécie de tambor ou timbal em seu aparelho estridulatório, localizado em ambos os lados do abdômen. Sim, é como um coro de cigarras apaixonadas, mas que cessam ao cair da noite! Mas, há também suas exceções! Há espécies que cantam também ao anoitecer fazendo das cigarras insetos de hábitos bem imprevisíveis!

Quando as cigarras cantam?

A maioria, se não todas as cigarras cantam durante o dia, mas a que horas do dia elas cantam depende da espécie e do clima. Existem mais de 3.000 espécies de cigarras e cada uma tem seu próprio comportamento. Normalmente, as cigarras não cantam à noite, mas há exceções. Na maioria das vezes, quando você ouve um inseto à noite, é um grilo ou um gafanhoto.

A maioria das cigarras ama o sol, então a chuva e o céu nublado diminuirão a probabilidade de que elas cantem. A temperatura também afeta se elas irão ou não cantar. Se estiver muito frio ou muito quente, as cigarras não vão cantar. A tolerância à temperatura depende da espécie. As cigarras, dependendo da espécie, irão cantar dependendo do número e da proximidade de outras cigarras em sua área. Cantos periódicos, quando há o suficiente em uma determinada área, irão sincronizar suas músicas formando um coro (um esforço de grupo para atrair as fêmeas).

MORAL DA ESTÓRIA=   (História- É fato - Estória fictício)


Frases cristãs:

-CRISTÃO CIGARRA, SÓ SABE CANTAR E MAIS NADA.

- CRISTÃO FORMIGA, ESTÁ INSERIDO NO SISTEMA.

-CRISTÃO CIGARRA NÃO GUARDA PROVISÃO.

-CRISTÃO FORMIGA É PRUDENTE E PREPARA O FUTURO.

-CRISTÃO CIGARRA INCOMODA SEU VIZINHO.

-CRISTÃO FORMIGA VIVE EM UNIDADE.

-CRISTÃO CIGARRA É PRESA DOS PÁSSAROS (Falta segurança)

-CRISTÃO FORMIGA SE DEFENDE (Pisou leva ferroada)

CIGARRA OU FORMIGA, Todos tem qualidades e defeitos, perfeito só o Criador, cada um com seu dom faz parte do ecossistema, cada cristão tem seu dom e todos são importantes.

Agradecemos a todos os colaboradores, todos juntos na informação contribuindo para o bem estar da sociedade. Um autor egoísta está algemado e impossibilitando o progresso, muitos no caminho do progresso foram anônimos e certamente provaram da felicidade de contribuir para o mundo.

Pr. Antonio

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.