BROKEN COMMANDEMENTE - MANDAMENTO QUEBRADO

 BROKEN COMMANDMENT

MANDAMENTO QUEBRADO.

este é o grande e primeiro mandamento. Mateus 22:38

Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Mateus 22:36

Se me amais, guardareis os meus mandamentos. João 14:15

Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou. Romanos 7:11

Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. Marcos 7:8

Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 1 João 2:7

Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom. Romanos 7:12

Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Salmos 119:4

Abro a boca e aspiro, porque anelo os teus mandamentos. Salmos 119:131

Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento. Malaquias 2:1

Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo. Salmos 119:47

Increpaste os soberbos, os malditos, que se desviam dos teus mandamentos.         Salmos 119:21

Se andardes nos meus estatutos, guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, Levítico 26:3

se violarem os meus preceitos e não guardarem os meus mandamentos, Salmos 89:31

E isto vos digo como concessão e não por mandamento. 1 Coríntios 7:6

Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. Mateus 22:40

Espero, Senhor, na tua salvação e cumpro os teus mandamentos. Salmos 119:166

Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, 1 João 5:3

Percorrerei o caminho dos teus mandamentos, quando me alegrares o coração.    Salmos 119:32

Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. Salmos 119:19

Apresso-me, não me detenho em guardar os teus mandamentos. Salmos 119:60

E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor. 2 João 1:6

Mas, se me não ouvirdes e não cumprirdes todos estes mandamentos; Levítico 26:14

O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios vem a arruinar-se.Provérbios 10:8

Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos. Salmos 119:66

e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade. Tito 1:14

Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.       1 João 2:3

Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento. Lucas 23:56

Tu estás perto, Senhor, e todos os teus mandamentos são verdade. Salmos 119:151

Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), Efésios 6:2

Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos,

Provérbios 2:1

Pelo que guardareis os meus mandamentos e os cumprireis. Eu sou o Senhor.      Levítico 22:31

Guarda os mandamentos do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos e o temeres; Deuteronômio 8:6

Apartai-vos de mim, malfeitores; quero guardar os mandamentos do meu Deus.  Salmos 119:115

Para os teus mandamentos, que amo, levantarei as mãos e meditarei nos teus decretos.

Salmos 119:48

Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. 1 João 3:23

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.

João 15:10

De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos.           Salmos 119:10

Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos. Salmos 112:1

Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida; Provérbios 6:23

Guia-me pela vereda dos teus mandamentos, pois nela me comprazo. Salmos 119:35

Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.Provérbios 7:2

Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos.Provérbios 7:1

Amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro refinado.

Salmos 119:127

Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12

Guarda, pois, os mandamentos, e os estatutos, e os juízos que hoje te mando cumprir. Deuteronômio 7:11

Então, disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Êxodo 16:28

constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel. Hebreus 7:16

O que despreza a palavra a ela se apenhora, mas o que teme o mandamento será galardoado. Provérbios 13:13

Sobre mim vieram tribulação e angústia; todavia, os teus mandamentos são o meu prazer. Salmos 119:143.

A bíblia JFA- ARA fornece os versículos acima descritos relativo a palavra MANDAMENTO e que nosso desejo aqui é buscar essa definição. Há pessoas que fazem uma grande confusão afirmando ser mandamento algo politicamente correto a ser seguido. Vamos abordar e tentar explicar se chegamos perto desse entendimento.

DEFINIÇÃO:

Significado de Mandamento

O que é Mandamento

 

Mandamento é um substantivo masculino. O termo é uma junção do verbo mandar, mais –mento. Mandar vem do Latim mandare, que significa “dar, entregar em mão, ordenar, dar uma ordem”. O sufixo –mento tem origem latina e tem a função de dar sentido de ação ou de seu resultado a verbos.

O significado de Mandamento pode ser definido como uma variação do verbo mandar, tendo um conceito de “ordem, regra”.

Mandamento é a ação ou resultado de mandar.

O termo é muito mais conhecido com o sentido de norma, uma regra a ser seguida, uma espécie de “lei” que aqueles que estão submetidos a ela precisam obedecer e respeitar. Mandamento é como uma voz de comando, mandado ou preceito.

Por exemplo: “O mandamento do diretor sempre foi seguido pelos colaboradores.”

No âmbito jurídico, mandamento é uma ordem escrita onde há determinação da realização de uma diligência, de um ato, etc. É o mesmo que mandato, nesse caso.

A palavra “mandamento” é também muito utilizada dentro da Religião, em especial no Judaísmo e Cristianismo, pois serve para designar cada um dos dez preceitos que, por meio de Moisés, foram revelados por Deus ao povo hebreu. Tais mandamentos eram uma forma para que o povo tivesse uma vida melhor.

A doutrina romana para classificar um católico fiel deixa especificado dois mandamentos; O mandamento da Igreja e o Mandamento de Deus.

A doutrina Evangélica para alguns seguimentos tal como pentecostais, estes colocam regras para manter sua aparência definindo comprimento do cabelo, mangas, blusas, vestidos. Serão membros os que se enquadram na doutrina da Igreja e na doutrina bíblica. Outras exigem guardar preceitos do Antigo Testamento assim como doutrinas judaizantes.

DEZ MANDAMENTOS DE DEUS

Os Dez Mandamentos que Deus deu a Moisés foram escritos, posteriormente, por ele em tábuas de pedra. Na Bíblia, eles se encontram em Êxodo 20.

Resumidamente, os Dez Mandamentos proferidos por Deus são: Estes são os da Lei Moral, na bíblia Antigo Testamento contém muitos outros.

1.   Não terás outros deuses além de mim

2.   Não pratique idolatria

3.   Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão.

4.   Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.

5.   Honra a teu pai e a tua mãe

6.   Não matarás

7.   Não adulterarás

8.   Não furtarás

9.   Não darás falso testemunho contra o teu próximo

10. Não cobiçarás

 

O MANDAMENTO MAIS IMPORTANTE

Na Bíblia, é possível ler sobre um episódio em que Jesus é interrogado sobre qual é o mandamento mais importante entre aqueles que havia proclamado.

Para ele, o mandamento divino mais importante é “Amar a Deus sobre todas as coisas”. Dentro deste mandamento, é ainda possível afirmar que também equivale o “amar o próximo como a si mesmo”, afinal praticar estes atos fará com que todas as outras coisas fluam de maneira correta e natural. Os 4 primeiros relativos a Deus, os outros 6 ao próximo.

A seguir uma figura interessante;

 


Olhe bem para a cruz.

O madeiro horizontal aponta para a humanidade.

O madeiro Vertical aponta para Deus.

A figura mostra Jesus esteve ao meio da cruz, isso significa a reconciliação da criatura com o Criador, também aponta os dois maiores mandamentos; Amar a Deus (Vertical) Amar o próximo (Horizontal). Alguns seguimentos creem que não houve cruz e sim uma estaca (Só vertical) relaciona Jesus o elo que faltava para unir céu e terra.

OS MANDAMENTOS E A CONSCIENCIA.

E deste modo, pecando contra os irmãos, golpe ando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais. 1 Coríntios 8:12

Porque, se alguém te vir a ti, que és dotado de saber, à mesa, em templo de ídolo, não será a consciência do que é fraco induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos?

1 Coríntios 8:10

Entretanto, não há esse conhecimento em todos; porque alguns, por efeito da familiaridade até agora com o ídolo, ainda comem dessas coisas como a ele sacrificadas; e a consciência destes, por ser fraca, vem a contaminar-se. 1 Coríntios 8:7

conservando o mistério da fé com a consciência limpa. 1 Timóteo 3:9

Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. 1 Coríntios 9:22

mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. 1 Timóteo 1:19

consciência, digo, não a tua propriamente, mas a do outro. Pois por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência alheia? 1 Coríntios 10:29

pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,

1 Timóteo 4:2

Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência; 1 Coríntios 10:25

Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens. Atos 24:16

Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência: Romanos 9:1

porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus. 1 Pedro 2:19

Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver condignamente. Hebreus 13:18

É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Romanos 13:5

Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. 1 Timóteo 1:5

aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Hebreus 10:22

Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.

1 Coríntios 11:30

Fitando Paulo os olhos no Sinédrio, disse: Varões, irmãos, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência até ao dia de hoje. Atos 23:1

Porque de nada me argui a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor. 1 Coríntios 4:4

E assim, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus; e espero que também a vossa consciência nos reconheça.

2 Coríntios 5:11

Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; 1 Coríntios 10:28

Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se,

Romanos 2:15

Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas Tito 1:15

NOSSA CONSCIÊNCIA É NOSSO JUIZ.

Antigamente, considerava-se que o lar da consciência era o coração. Com a evolução da ciência, os estudiosos e neurocientistas acreditam que é no cérebro que está a “voz de nossa razão”. No entanto, mesmo atualmente, há uma parcela de céticos que contestam essa informação.

O fato é que a neurociência prega que há relações precisas entre a atividade cerebral e funções mentais, estados ou experiências. O pesquisador Harold Pasher da Universidade da Califórnia acredita que as relações apresentadas pela neurociência são mais precisas do que deveriam, devido aos métodos atuais de medição, que não são ideais. Além disso, ele afirma que dificilmente, em pesquisas da neurociência, o método exato para a obtenção dessas relações é informado.

» Experiências à beira da morte: O que realmente acontece?

A falha da ciência em explicar a consciência vem da natureza contraditória da tarefa. É impossível explicar aparências usando uma abordagem objetiva. Enquanto o cérebro for visto apenas como um órgão com massa determinada e estímulos e a consciência for buscada na forma de sinapses e ligações, os céticos acreditam que buscar a consciência no cérebro é uma missão impossível. [New Scientist]

FINALIZANDO.

Nosso blogue é uma fonte de informações como auxiliar a novos pregadores e quem ama aprender.

A salvação é de graça, mas cabe ao corpo e a alma seguir padrões para que esta graça se mantenha viva, quando colocam diante de nós uma lista com regras logo pensamos que basta cumprir estas regras e já estou salvo. Não funciona bem assim! O ser Humano é limitado e sua obediência fica dentro do círculo das limitações, além do limite entra em ação a graça, o poder do amor de Deus.

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

 

 














 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.