ATRIBUTOS

 





ATRIBUTOS.

O que a Bíblia fala sobre os atributos de Deus?

Os atributos de Deus se referem às suas qualidades ou características que fazem parte de sua essência divina. Conhecer esses atributos nos permite compreender melhor quem é Deus e seu papel em nossas vidas. Quando entendemos esses atributos, descobrimos como Ele é glorioso e digno de ser adorado.

Atributos de Deus;

Conhecimento;
Bondade;
Amor;
Santidade;
Justiça;
Verdade;
Soberania;
Vontade.

ONIPRESENÇA-ONIPOTENCIA-ONISCIENCIA.

Salmos 139:1
Senhor, tu me sondas e me conheces.

2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.

3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.

4 Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda.

5 Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.

6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.

7 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?

8 Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;

9 se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares,

11 Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite,

12 até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.

13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.

14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;

15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.

16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

17 Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!


23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;

24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

O QUE SIGNIFICA PRESCIÊNCIA DIVINA.

A presciência de Deus dos futuros contingentes, em primeiro lugar, significa isto: a Sua inteligência criadora está fora do tempo. Ela é a causa de todas as criaturas, desde a matéria prima até os anjos, o homem e todas as demais formas. Ou seja, é uma inteligência essencialmente eficaz e perfeitíssima.

O que quer dizer a palavra presciência?

1. Qualidade de quem é presciente.  Pressentimento, previsão.

Qual a diferença de onisciência e presciência?

A definição clássica de onisciência diz que Deus conhece todas as coisas, sejam passadas, presentes ou futuras. 
Presciência, por sua vez, diz respeito ao conhecimento divino acerca das coisas futuras.

COMO DEFINIR CRONOS DE KAIROZ.

Enquanto Chronos é a personificação do tempo calculado, aquele subordinado ao relógio e do qual não conseguimos fugir facilmente,
Kairós é a qualidade do tempo vivido.
Kairós é o tempo oportuno, que faz um acontecimento ser especial, memorável, não em seus números, mas em sua significância.

O que é o kairós de Deus?

kairos, que em português escrevemos kairós, tinha para os gregos o significado de "momento certo" ou momento oportuno. É uma ocasião indeterminada no tempo em que algo especial acontece. A palavra é usada em teologia para descrever o "tempo de Deus". Não é um tempo quantitativo, como khronos.

A eternidade de Deus e a transitoriedade do homem.

Salmos 90:1
Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.

2 Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.

3 Tu reduzes o homem ao pó e dizes: Tornai, filhos dos homens.

4 Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite.

5 Tu os arrastas na torrente, são como um sono, como a relva que floresce de madrugada;

6 de madrugada, viceja e floresce; à tarde, murcha e seca.

7 Pois somos consumidos pela tua ira e pelo teu furor, conturbados.

8 Diante de ti puseste as nossas iniquidades e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos.

9 Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.

10 Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.

11 Quem conhece o poder da tua ira? E a tua cólera, segundo o temor que te é devido?

13 Volta-te, Senhor! Até quando? Tem compaixão dos teus servos.

14 Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias.

15 Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens afligido, por tantos anos quantos suportamos a adversidade.

16 Aos teus servos apareçam as tuas obras, e a seus filhos, a tua glória.

17 Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos.

O QUE É IMUTABILIDADE DE DEUS.

A imutabilidade de Deus é Sua “constância” ou o fato dEle ser “sempre-o-mesmo”. Deus é absolutamente perfeito e não pode mudar para melhor, nem mudar para pior. Embora tudo mais esteja em estado de constante mudança, Deus permanece o mesmo para sempre e sempre.

A ETERNIDADE DA ALMA.

Trata-se de uma doutrina variável conforme desacordo de interpretação. vamos respeitar nossos leitores e abranger somente a linha doutrinária cristã.
A Alma é eterna, ela faz parte de um ser tricotomo , espírito, alma e corpo.

Direitos autorais- A seguir.

https://portugues.ucg.org/ferramentas-de-estudo-da-biblia/guias-de-estudo/o-que-acontece-depois-da-morte/alguns-versiculos-da-biblia-ensinam-que-temos-uma-alma-imortal

Alguns Versículos da Bíblia Ensinam que Temos uma Alma Imortal?

Há quem creia que várias escrituras apóiem a crença de uma alma imortal. Então, vamos analisar algumas dessas passagens importantes e entender o que elas realmente dizem.

Alguns Versículos da Bíblia Ensinam que Temos uma Alma Imortal?

Mateus 10:28―Destruir a alma e o corpo no inferno?

“Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mateus 10:28).

Será que neste versículo Jesus ensina que a alma é imortal? Se atentarmos cuidadosamente para esta Escritura veremos que Jesus realmente diz que a alma pode ser destruída. Aqui Jesus avisa acerca do julgamento de Deus. Ele diz para não temermos os que podem destruir somente o corpo humano (grego: soma), mas para temer Aquele (Deus) que é capaz de destruir a alma (grego: psuche).

Em síntese, Cristo estava dizendo que quando um homem mata outro, essa morte é apenas temporária; Deus pode resuscitar qualquer um de volta à vida física, seja logo depois da morte (ver Mateus 9:23-25; 27:52; João 11:43-44; Atos 9:40-41; 20:9-11) ou na era vindoura, após a vinda de Cristo à Terra. A pessoa que morre não se foi para sempre.

Devemos venerar a Deus, o único que pode anular todas as possibilidades de qualquer ressurreição para a vida. Quando Deus destrói alguém no “inferno”, a destruição dessa pessoa é permanente.

O que é o “inferno” mencionado neste versículo? A palavra grega gehena usada aqui é derivada da combinação das palavras hebraicas Gai e Hinnom que significam “vale de Hinom”.

Originalmente, a expressão se referia a um vale situado ao sul de Jerusalém, onde se adoravam divindades pagãs.
Por causa de sua reputação como um lugar abominável, mais tarde passou a ser um depósito de lixo, onde o mesmo era queimado.

Assim, gehena veio a tornar-se sinônimo de “um lugar de fogo”―um lugar utilizado para o descarte de coisas inúteis.

Somente Deus pode destruir completamente os seres humanos, eliminando qualquer esperança de resurreição.
As Escrituras ensinam que, futuramente, Deus exterminará os ímpios incorrigíveis pelo fogo e os reduzirá a cinzas (Malaquias 4:3)―extinguindo-os para sempre.

1 Tessalonicenses 5:23: Espírito, alma e corpo?

Para muitos, a expressão que o apóstolo Paulo usou na sua primeira carta aos crentes de Tessalônica, é confusa porque diz: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5:23).

O que significa a frase de Paulo: “espírito, alma e corpo”?
Por “espírito” (grego: pneuma), Paulo refere-se ao componente imaterial que é unido ao cérebro físico do homem para formar a mente humana. Este espírito não tem consciente própria.
Mas ele dá ao cérebro a capacidade de raciocinar, de ser criativo e de analisar a nossa existência (ver Jó 32:8; 1 Coríntios 2:11). Por “alma” (grego: psuche), Paulo refere-se à vida física e sua consciência vivente. Por “corpo” (grego: soma), Paulo alude àquilo que em nós é a carne do corpo físico.
Em resumo, Paulo tinha o desejo de que a pessoa completa, isto é, incluindo a mente, a vitalidade da vida e o corpo físico, seja santificada e irreprovável.

Apocalipse 6:9-10: O clamor das almas dos mortos?

“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” (Apocalipse 6:9-10).

Para entender esta escritura precisamos analisar o seu contexto. João estava vivendo uma experiência singular—nada menos que uma visão—enquanto ele “em espírito” (Apocalipse 4:2), sob inspiração, presenciava acontecimentos futuros através de símbolos. O quinto selo é figurativo da grande tribulação, um tempo conturbado para este mundo que precederá o regresso de Cristo. Nesta visão João viu debaixo do altar os mártires crentes que sacrificaram as suas vidas pela fé em Deus.
Estas almas simbolicamente perguntam a Deus quando é que “vingarás o nosso sangue?” (Apocalipse 6:10). Esta situação pode ser comparada com a que lemos no livro de Gênesis, onde nos diz que, também metaforicamente, o sangue de Abel “clama” a Deus desde a terra (Gênesis 4:10). Evidentemente que tanto as pessoas mortas como o sangue não podem falar literalmente, estas frases demonstram, figurativamente, que um Deus de justiça não esquecerá as mortes e outras crueldades perpetradas contra os Seus seguidores.

Este versículo não descreve almas viventes que tenham ido para o céu. A Bíblia confirma que “ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu [Jesus Cristo]” (João 3:13).

Até mesmo o justo rei Davi, um homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22), foi descrito por Pedro como “sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura” (Atos 2:29), ele não está vivendo no céu ou em qualquer outro tipo de estado ou lugar.

Foi enfatizado esse tema com o propósito de incentivar você estudante a procurar outras fontes, mas, cuidado! tudo deve ter respaldo da Bíblia Sagrada.

AJUDE A DIVULGAR NOSSO TRABALHO, VAI COOPERAR PARA QUE A BÍBLIA ALCANCE OUTRAS PESSOAS.
pastorantonio.com.br



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.