FIGURA DE LINGUAGEM.


 FIGURA DE LINGUAGEM.

 

(Jesus conta uma parábola.)


Lucas 16:19

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. 

20

 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; 

21

 E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. 

22

 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 

23

 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 

24

 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 

25

 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. 

26

 E, além de tudo isto, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. 

27

 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, 

28

 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. 

29

 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. 

30

 E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. 

31

 Porém, ele lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco serão persuadidos, ainda que algum dos mortos ressuscite..................................................

++++++++++++++++++++++++++++++++


Tema- FIGURA DE LINGUAGEM.

----------------


O QUE É UMA PARÁBOLA?


Parábola:


Narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia.


O QUE É UMA METÁFORA? 


METÁFORA: Figura de linguagem em que se faz a substituição do sentido natural de uma palavra por outro sentido, em virtude da semelhança que há entre o sentido natural e o figurado.


O QUE É UMA ALEGORIA?


Qual a definição de alegoria?


A Alegoria (do grego "allegoría" que significa “dizer o outro”) é um conceito filosófico e uma figura de retórica, utilizada em diversas artes (pintura, escultura, arquitetura, música, etc.) que significa literalmente, o ato de falar sobre outra coisa.E o sinônimo de alegoria?

imagem, metáfora, símbolo, representação.



Porque não tem parábola no evangelho de João?


Isso se deve provavelmente ao fato de que o público alvo de João — os membros da Igreja que já tinham um entendimento sobre Jesus Cristo — era incontestavelmente diferente do público alvo de Mateus, Marcos e Lucas. Dos sete milagres relatados por João, cinco não foram registrados em nenhum outro evangelho.



RESUMINDO SOBRE MENSAGEM FIGURADA.


PORQUE, Jesus ensinava por parábolas?


Mateus 13:10 

E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? 

11

 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; 

12

 Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. 

13

 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. 

14

 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. 

15

 Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.

 

A SABEDORIA DE JESUS.


Pensamento.


Jesus veio a este mundo para ensinar e salvar, mas, deveria tomar todo cuidado porque seus ensinamentos contrariavam a dos escribas e fariseus.

Veja essa expressão;

João 2:3 

E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. 

4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

 Veja essa outra;

João 12:23 

E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado.

 Vemos em tudo isso a cautela do seu ministério, sua prisão e morte, se fosse acusado pelo motivo dos seus ensinos haveria problemas no seu propósito.

Jesus enfrentava seus opositores, mas havia momentos que precisava fugir. 

Note;

João 8:58 

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. 

59

 Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.


 Quando chegou sua hora, no jardim do getsemani, não houve resistência, ele se entregou voluntáriamente.

 

Isaías 7:7 

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.


Quando Jesus pregava usando de alegorias somente algumas pessoas entendiam, 

Veja a declaração do Apóstolo Paulo;


1 Coríntios 2:10 

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 

11

 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 

12

 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 

13

 As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 

14

 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 

15

 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

 ++++++++++++++++++++++++


Ficou claro?


Agora todas as vezes que estiver ouvindo a pregação da Palavra de Deus, fique ligado(a)

Deus vai falar contigo, vai responder a suas perguntas, o detalhe que você deve estar sintonizado na mesma frequência que ele. Satanaz tem uma ferramenta muito poderosa, qual se chama DISTRAÇÃO, esta tem levado muita gente vazia para casa, e ainda murmurando dizendo que o culto estava ruim. 


O PODER DA PALAVRA DE DEUS.


Isaías 55:10 

Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, 

11

 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. 

12

 Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. 

13

 Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o SENHOR por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.

 


PARA FINALIZAR. (Ao que entende a Palavra)


João 7:37 

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. 

38

 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

 


++++++++++++++++++++++++++





 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.