CORPO ALMA ESPIRITO.

OS SENTIDOS DA ALMA.

TRICOTOMIA.
Ao meio de muitas interpretações, eu, batista fiel a interpretação de que o ser humano é tricotomo ou o ser é composto de CORPO, ALMA e ESPÍRITO. 
O corpo está ligado à terra, a alma é intermediária entre o corpo e o espírito, e o espírito ligado à Deus.
Na morte o corpo se desfaz na terra, alma adormece reservando todos os arquivos para o futuro, o espirito volta a Deus.

1 Tessalonicenses 5:23 
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Eclesiastes 12:7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
 
OS SENTIDOS DA ALMA REVELADO NO CORPO. 

Assim como o nosso ser material possui cinco sentidos(paladar, tato, olfato, visão e audição), também os possui nossa Alma. Desenvolver a sensibilidade espiritual é necessário. Se nosso ser interior não for construído, não ouviremos claramente Deus.

UMA VISÃO CONVINCENTE. 


Pastor José Francisco de Oliveira

"O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo." 
Assim como o nosso ser material possui cinco sentidos(paladar, tato, olfato, visão audição), também os possui nosso ser espiritual. 
Desenvolver a sensibilidade espiritual é necessário. Se nosso ser interior não for construído, não ouviremos claramente Deus.

 Paulo: A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir(Hb 5.11). 

E mais: Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal(Hb 5.14).

A Bíblia comprova os sentidos espirituais: 

PALADAR: Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar(Sl 119.103). 
Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração...(Jr 15.16).

 TATO: Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em cousas impuras; e eu vos receberei(2Co 6.17; Is 52.11). 

OLFATO: Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.
Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. (2Co 2.14-16). 

VISÃO: Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz(Sl 36.9).
Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos(Ef 1.18). 

AUDIÇÃO: Então, disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva(1Rs 18.41). Jesus falando do sal insípido: Nem presta para a terra, nem mesmo para o monturo; lançam-no fora. 

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça(Lc 14.41). Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus(AP 2.7).

Com relação ao nosso ser interior crescer surdo e insensível ao Espírito de Deus, Jesus esclarece: Por isso, lhes falo por parábolas; porque vendo, não vêm; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. 

De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. 
Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados(MT 13.13-15).

Tem-se, portanto, que devemos desenvolver os sentidos internos tanto quanto os externos. 
Sobre João Batista: O menino crescia e se fortalecia em espírito(Lc 1.80). 
Paulo à Timóteo: Medita estas cousas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto(1Tm 4.15). 
Com então construir nosso ser interior?

 Resposta: Através da Palavra de Deus. Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para a salvação(1Pe 2.2).
Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados(At 20.32). Por fim, obedecendo a palavra de Deus(Hb 5.9).

PR. JOSÉ FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO , presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Cristo-Presidente Epitácio-S.Paulo.
.
.
.
.
.
.
Inscreva-se. Estará auxiliando na divulgação  da Palavra de Deus. 






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.