ÁGUA VIVA.

 





Ezequiel 47:1 O homem me levou de volta até a entrada do Templo. Debaixo da entrada, saía água que corria na direção do leste, pois o Templo dava frente para esse lado. A água corria por baixo do lado sul do Templo, ao sul do altar.

2 Então o homem me fez sair da área do Templo pelo portão norte e me levou pelo lado de fora até o portão que dá para o leste. Um riacho saía do lado sul do portão.

3 Com a sua vara de medir, o homem mediu quinhentos metros na direção da correnteza, para o leste. Ele me fez atravessar o riacho ali, e a água chegou aos meus tornozelos.

4 Em seguida, ele mediu mais quinhentos metros, e a água subiu até os meus joelhos. Mais quinhentos metros, e a água chegou até a minha cintura.

5 Finalmente, mediu mais quinhentos metros, e o rio era tão fundo, que eu não podia atravessar. Era fundo demais para ser atravessado, a não ser a nado.

6 Aí ele me disse:
— Homem mortal, preste muita atenção em tudo isso!
Então o homem me levou de novo para a margem.

7 Quando cheguei lá, vi que havia muitas árvores nos dois lados.

8 Então ele me disse:
— Esta água corre para o leste e desce até o rio Jordão e até o mar Morto. Quando entra neste mar, ela faz com que a água salgada do mar vire água doce.

9 Em todo lugar por onde esse rio passar, haverá todo tipo de animais e de peixes. O rio fará com que as águas do mar Morto fiquem boas e ele trará vida por onde passar.

10 Desde a Fonte de Gedi até a de Eglaim haverá pescadores na praia do mar, e ali eles estenderão as suas redes para secarem. Haverá ali muito peixe e muitas espécies de peixes, como no mar Mediterrâneo.

11 Mas nos brejos e nos charcos a água não ficará boa. Essa água servirá para a produção de sal.

12 Nas duas margens do rio, crescerão árvores frutíferas de todo tipo. As suas folhas nunca murcharão, e as árvores nunca deixarão de dar frutas. Darão frutas novas todos os meses, pois são regadas pelo rio que vem do Templo. As frutas servirão de alimento, e as folhas, de remédio.
******************************************

SINOPSE.

Ezequiel 47:1, 6–12. Ezequiel vê fluir do templo um rio que dá vida ao deserto e torna saudável o Mar Morto. Ezequiel 47:2–5. Ezequiel mede a profundidade do rio e descobre que as águas ficam mais profundas à medida que entra nelas.

NARRATIVA.

Ezequiel 47:1-12

47:1 O indivíduo mencionado é o homem do versículo 3 (Ez 40.3; 46.19).

47:2-6 
Mil côvados são aproximadamente 600 m (Ez 40.3-5). Quatro vezes o homem fez uso do cordel de medição para marcar as distâncias ao longo da corrente de águas, que se aprofundava progressivamente dos tornozelos para os joelhos, depois para a cintura e, por fim, a uma profundidade tão grande que só podia ser vencida a nado. As águas fluíam na direção leste a partir do lado sul do templo.

47:7-12 
As águas se transformariam num rio de cura e em fonte de vida abundante para tudo e todos (Gn 2.8-10; Zc 14.8; Jo 4.13, 14; 10.10; Ap 22.1, 2). Elas fluíam pela região árida e rochosa entre Jerusalém e o mar Morto ou seja, a Arabá ou região oriental e para o sul, ao longo do vale do Jordão, até o mar Morto. Quando alcançassem o mar (Morto), este se tornaria potável e capaz de sustentar vida para que pescadores pudessem pescar ali: sararão as águas. Essa é uma descrição surpreendente, pois o mar Morto é a porção de água com maior concentração salina no mundo (aproximadamente 25%) e atualmente não pode sustentar a vida de nenhuma espécie de animal aquático. Também é o ponto com altitude mais baixa no planeta, pois a superfície da água está a 450 m abaixo do nível do mar, e o mar atinge 450 m de profundidade.

A água viva que Deus forneceria tinha poder imensurável para renovar, restaurar e ressuscitar a vida. Esse mar, que estava morto, iria borbulhar com vida em todas as suas margens desde En-Gedi até En-Eglaim. Grande quantidade e variedade de vegetação, perpetuamente produtiva, resultaria desse rio cujas águas saem do santuário (v. 1).

Veja João 7.37-39 para observar o uso que Jesus fez da ilustração de águas vivas que Ele concede aos que creem nele.
.
João 7:37 O último dia da festa era o mais importante. Naquele dia Jesus se pôs de pé e disse bem alto:
— Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”. 39 Jesus estava falando a respeito do Espírito Santo, que aqueles que criam nele iriam receber. Essas pessoas não tinham recebido o Espírito porque Jesus ainda não havia voltado para a presença gloriosa de Deus. 40 Muitas pessoas que ouviram essas palavras afirmavam:
— De fato, este homem é o Profeta!

.
.
.
Colaboração;
https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2015/09/significado-de-ezequiel-47.html




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.