PERDRA SOBRE PEDRA,

 



PEDRA SOBRE PEDRA.


 Mateus 24: 1. 

E, QUANDO Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. 2. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. 


IA-


Em 586 a. C. o primeiro templo foi destruído pelos Babilónios, que dele roubaram muitos objetos preciosos. Pouco se sabe da segunda fase do referido templo, que começou a ser erguido após o regresso dos Judeus do exílio, com a condição de serem devolvidos a Jerusalém os despojos de ouro e prata saqueados por Nabucodonosor.


Quem derrubou o Primeiro Templo?


O Primeiro Templo foi destruído pelos babilôniosno ano de 586 a.C..

Profanação do Templo de Salomão

 Salomão fora desencaminhado pelos ardis de mulheres idólatras e sua rebeldia contribuíra para o aumento da iniquidade em Israel. O templo logo perdeu sua santidade, e Jeová retirou Sua presença protetora do local que deixou de ser sagrado.


O SEGUNDO..


construçãodo Segundo Templocomeçou logo após a conquista persa da Babilônia; o antecessor do Segundo Templo, conhecido como Templode Salomão, foi destruído junto com o Reino de Judá como um todo pelo cerco babilônico de Jerusalém por volta de 587 a.C. Depois que o Império Neobabilônico foi anexado pelo Império ..


As pessoas também perguntam

O que Jesus quis dizer com a destruição do templo?


Ao profetizar a destruição do templode Jerusalém, Jesusnão desconsiderou a engenharia ou a arquitetura de seu tempo, mas tacitamente quisressaltar o templodo espírito que é indestrutível e é onde se deve erguer o altar resplandecente de uma consciência pacificada pelo dever moral cumprido.


ONDE ESTÁ O TERCEIRO TEMPLO?

Vamos ler juntos a conversa do judeu com uma mulher samaritana..


 João 4: 1. 

E QUANDO o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João 

2. (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos), 

3. Deixou a Judeia, e foi outra vez para a Galileia. 

4. E era-lhe necessário passar por Samaria. 5. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. 

6. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. 7. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 

8. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. 

9. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). 

10. Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. 

11. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 

12. És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? 

13. Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; 14. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. 

15. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. 

16. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. 

17. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; 

18. Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. 

19. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. 

20. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. 

21. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 

22. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. 

23. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 

24. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. 25. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. 

26. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. 

27. E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela? 

28. Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: 

29. Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? 

30. Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele. 


Depois me fala suas conclusões .

Um comentário:

  1. Naquele tempo as pessoas erão muito apegadas a lugares sagrados, a utensílios e objetos sagrados. Quando Jesus mostra que o templo corpo, alma e espírito são os verdadeiros lugares de adoração e devoção, Ele torna acessível esse lugar da presença, lugar esse em que a nossa atuação como verdadeiros adoradores, é nos manter santos, mansos e humildes de coração para entrar em sua santa presença.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.