BIG-HERO


 BIG-HERO.

.

.

.

Hebreus 11:4 - 40

4

Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala. 


5 Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.


 6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.


 7 Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé. Os patriarcas 


8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. 


9 Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; 


10 porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador. 


11 Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa. 


12 Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar. 


13 Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.


 14 Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. 


15 E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.


 16 Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.


 17 Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, 


18 a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; 


19 porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou. 


20 Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam para vir. 


21 Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou. 


22 Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos. Moisés 


23 Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei. 


24 Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,


 25 preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; 


26 porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão. 


27 Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. 


28 Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas. 


29 Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca; tentando-o os egípcios, foram tragados de todo. Os israelitas em Canaã 


30 Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias. 


31 Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias. 


32 E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, 


33 os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, 


34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. 


35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; 


36 outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. 


37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados


 38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. 


39 Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, 


40 por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.


OS HERÓIS DA FÉ...


Nomes que serão lembrados enquanto existir Bíblias e muitos que ficaram no anonimato.


ABEL.

Abel ou Habel, é uma figura bíblica no Livro do Gênesis dentro das religiões abraâmicas. Ele era o irmão mais novo de Caim e o filho mais novo de Adão e Eva, o primeiro casal na história bíblica. Abel é denominado como «justo» na carta aos Hebreus 11:4-27.


ENOQUE.

Enoque ou Enoc O patriarca, é um personagem bíblico, pertencente, segundo os escritos judaicos, a sétima geração da família de Adão, sendo filho de Jarede, e pai de Metusalém. Enoque está presente em muitas tradições judaicas/cristãs. 


NOÉ.

Nas religiões abraâmicas, Noé ou Noach é o herói bíblico que recebeu ordens do Senhor para a construção de uma arca, para salvar a Criação do Dilúvio. 


ABRAÃO.

Abraão é um herói citada no Gênesis a partir do qual teriam se desenvolvido as religiões abraâmicas, as principais vertentes do monoteísmo: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. 


SARA.

Sara esposa de Abraão e mãe de Isaque como é descrito no Antigo Testamento e no Alcorão. Seu nome original era Sarai. De acordo com Gênesis 17:15, Deus mudou seu nome para Sara como parte de uma aliança com Javé após Agar dar a Abraão seu filho Ismael.


JACÓ

Jacó ou Jacob; posteriormente designado como Israel, foi o terceiro patriarca da bíblia, é filho de Isaac, e neto de Abraão. 


ISAQUE.

Isaac ou Isaque assim como descrito na Bíblia Hebraica, foi o único filho de Abraão com sua esposa Sara e foi o pai de Esaú e Jacó. Isaac foi um dos três patriarcas israelitas. Segundo o livro de Gênesis, Abraão tinha 100 anos quando Isaac nasceu e Sara já havia cessado o período fértil.


JOSÉ.

Filho preferido de Jacó, apesar de não ser o seu primogênito (mas o primeiro filho de Jacó com Raquel, a mulher que mais amou), José nunca escondeu a sua liderança. O favoritismo de que era alvo por parte do pai, valeu-lhe a malquerença dos irmãos. depois vendido como escravo depois levado a governador no Egito.


ESAÚ

Esaú ou Hesaú, é um do Antigo Testamento, era filho de Isaque e Rebeca e irmão gêmeo de Jacó, com quem se zangou por este lhe ter usurpado a bênção dada por seu pai, Isaque.


MOISÉS 

Moisés foi um líder religioso, juiz, legislador e profeta reconhecido no Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. A Moisés é atribuída a autoria da Torá, lider que tirou israel da escravidão no Egito, instituiu as leis mosaicas.


RAABE.

A história da prostituta Raab é contada no Antigo Testamento em Js 2,1-21; 6,22-25. Depois de acolher os espiões hebreus e escondê-los em sua casa, ela os envia em segurança de volta ao acampamento de Israel recebendo deles a promessa de que ela e sua família escapariam da matança quando Jericó fosse invadida.


GIDEÃO.

Gideão, também chamado de Jerub-Baal, é um juiz que aparece no livro da Bíblia, específicamente no Livro dos Juízes. Ele também é mencionado nas Epístola aos Hebreus como um exemplo de homem cheio de fé e do Espírito Santo. Ele é filho de Joás, abiezrita da tribo de Manassés.


BARAQUE.

Baraque foi um líder militar israelita escolhido por Deus para libertar o povo de Israel da opressão dos cananeus. Ele foi convocado por Débora, uma profetisa e juíza de Israel, para liderar o exército na batalha contra Sísera, o comandante cananeu.


SANSÃO.

Sansão, cujo nome significava "homem do sol", era um nazareno dotado de extraordinária força. Era um dos juízes bíblicos cuja história está descrita no Livro dos Juízes (13-16) e no Novo Testamento (Hebreus 11,32). Conta-se que Deus terá chamado Sansão para libertar o povo de Israel que vivia dominado pelo Filisteus.


JEFTÉ.

Jefté (em hebraico: יפתח, Yiftah) é um personagem do Antigo Testamento que foi o 8º juiz de Israel por um período de seis anos (Juízes 12:7) entre a conquista de Canaã e o primeiro rei. Jefté viveu em Gileade e foi um membro da Tribo de Gade (Josué 12:1,6 e 13:1).


DAVI.

Davi foi um guerreiro, profeta e rei do povo de Israel. Reinou durante quarenta anos, entre 1006 e 966 a. C., e conseguiu lançar as bases para a formação de um verdadeiro Estado hebraico. Na juventude, na guerra contra os filisteus, matou o gigante Golias.


SAMUEL

Samuel nasceu durante os últimos anos em que Israel foi governado pelos juízes e foi gerado por Ana, uma mulher que não podia ter filhos. Ele foi profeta e liderou Israel como sacerdote, chefe militar e político, sendo um grande exemplo de fidelidade e obediência a Deus


ANÔNIMOS.


Estes heróis não estão revelados na Coluna dos heróis da fé, nem por isso deixaram de serem heróis. 

Para ser herói basta ser fiel a Deus e fazer a sua vontade.


Veja esses versículos;


32 E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, 


33 os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, 


34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. 


35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; 


36 outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. 


37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados


 38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. 


Maravilhoso dizer que somos também heróis, aguardando a volta do Nosso Senhor Jesus Cristo.


Um comentário:

Tecnologia do Blogger.